sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Últimos dias do Quarto Desafio Fotográfico JF em Foco


amarelo

"Amarelo", de Marcos Paulo Fam

     O  Quarto Desafio Fotográfico JF em Foco está terminando. O tema escolhido para setembro foi "A Chegada da Primavera", e uma das fotos participantes é "Amarelo", de Marcos Paulo Fam, acima.
 
     As fotos podem ser publicadas até o domingo, dia 30 de setembro.

     E há uma oportunidade boa, já que o Museu Mariano Procópio promove uma Expedição Fotográfica (ver primeira e terceira notícias a seguir) no sábado!

     Para participar:



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dica para fotografar dura pouco!


DSCF4961, originally uploaded by Marcos K X Bastos


    O ipê branco da prefeitura floriu hoje!

     Infelizmente, no mesmo dia, a seca resolve terminar e caem dois temporais... Só vendo se as flores resistiram. De todo modo, duram poucos dias.

     Veja Dicas para Fotografar no "JF em Foco" no flickr.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Museu Mariano Procópio promove concurso

DSCN0167
Fachada lateral, foto de Marcos Kopschitz

     Estão abertas as inscrições para a “Expedição Fotográfica do Museu Mariano Procópio”, que acontecerá no próximo dia 29, das 8h às 18h. Os participantes vão explorar o tema “Arte, Flora e Fauna do Parque do Museu Mariano Procópio”, inclusive em áreas atualmente fechadas ao público. As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, até o próximo dia 28.


     O evento integra a programação da 6ª Primavera dos Museus, do Instituto Nacional de Museus (Ibram). O projeto tem por objetivo estimular olhares de fotógrafos para um dos mais belos pontos turísticos da região.

      Os participantes da Expedição poderão inscrever até três fotografias, coloridas ou em preto e branco, para a seleção que irá escolher 14 fotos para mostra pública, que ficará aberta à visitação, no parque do Museu, de 27 de novembro de 2012 a 8 de janeiro de 2013. As imagens deverão, obrigatoriamente, ter sido produzidas no dia 29 de setembro, durante o evento. (Veja edital completo no site da Prefeitura - www.pjf.mg.gov.br).

      As fotografias serão avaliadas por uma comissão, formada por pessoas representativas da área de patrimônio e fotografia, que avaliará a originalidade, a adequação ao tema e o cuidado com a técnica utilizada. As três melhores fotografias serão classificadas e premiadas com uma edição dos livros Mapro - Museu Mariano Procópio; uma edição do catálogo da Exposição D. João - O contexto do período Joanino no acervo do Museu Mariano Procópio; e uma edição do catálogo da Exposição Doce França - Recortes da vida privada na coleção do Museu Mariano Procópio. Todas as imagens selecionadas receberão certificado de participação na exposição.

      A Primavera dos Museus acontece anualmente na primavera e tem o objetivo de sensibilizar para o debate sobre temas da atualidade. Em 2012, o evento do Ibram tratará “A Função Social dos Museus”, com a participação de mais de 800 museus e outras instituições culturais, com mais de 2.400 eventos, em 364 municípios.


------------------------------
  • Expedição Fotográfica: 29 de setembro, sábado, de 8h às 18h
  • Inscrições para fotografar: até 28 / 9, pelo telefone 3690-2027

  • Podem participar fotógrafos profissionais e amadores, maiores de 18 anos de idade ou, se menores, devidamente autorizados.

  • Depois, entre os dias 1º e 22 de outubro, a inscrição para a seleção será efetuada, individualmente, através do preenchimento de ficha e do Termo de Autorização de Uso da Obra, Imagem e Nome do Autor, disponíveis no site da Prefeitura de Juiz de Fora (anexos do documento do link acima). Os documentos deverão ser entregues em envelope juntamente com a(s) fotografias(s) na sede administrativa do Museu (Rua Dom Pedro II 350, Bairro Mariano Procópio), 

 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

FOTO 12 - Últimas chances

     Aqui vai uma super dica, de insider: a desmontagem das exposições do FOTO 12 no CCBM começa nesta quinta-feira, 13, mas pelas galerias. 

     Parte das exposições (as dos corredores) ainda deve estar lá nesta quinta - talvez até na sexta. 

     Retardatários, portanto, ainda haverá um choro!! Quem não viu, corra para lá agora!

     E já noticiamos: a exposição "Fotografia oitocentista" no Parque do Museu fica até 23 de setembro!






Ou, na coluna da direita, em Marcadores, clique em FOTO 12
para ver juntas todas as matérias do JF em Foco sobre o evento


FOTO 12 acaba e JF em Foco publica 100!



Afonso Rodrigues autografa o livro para Letícia Vitral


     Este é o centésimo "post" do blog no ano!

     Além da conta redonda, já batemos um recorde anual, que era de 61 posts em 2010. Isso, só na seção principal, sem contar as de cursos, entrevistas e outras.

    Para comemorar, noticiamos o encerramento do FOTO 12, ocorrido ontem, no CCBM, com o lançamento da nova edição do livro “A fotografia no Museu Mariano Procópio”, organizado pelo professor Afonso Rodrigues. Bom fecho para o evento!

     Entre várias conversas, soubemos da responsável pela editoração da nova edição, Ligia Lacerda, que as imagens foram todas digitalizadas novamente, em maior resolução. Todo o livro foi objeto de nova editoração, com nova escolha de papel, enfim, resultando em uma edição ainda mais bem acabada.



--------------------------------
Entre as presenças, Francisca Szymanowski, viúva do homenageado principal de todo o evento, Narcisse Szymanowski, aqui ao receber o primeiro autógrafo da noite.







fotos de Fernando Barbosa











  ------------------------
Nesta outra foto, o Superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, e o Diretor do Museu Mariano Procópio, Douglas Fasolato




     Para terminar, mais uma foto de Fernando Barbosa, que cobriu o evento e a quem agradecemos pelos registros.
 




quarta-feira, 12 de setembro de 2012

FOTO 12 - Uma Juiz de Fora antiga volta em exposição que a Funalfa recupera e reapresenta trinta anos depois


 foto CCBM
 Visitantes na exposição "Casarões", no dia da abertura do FOTO 12, 12/9/2012


     Vamos fechar a cobertura das exposições do FOTO 12 (durante o período de duração do evento, depois tem mais) pela mais antiga, e com as fotos de motivos mais antigos!  

     Trata-se da exposição "Projeto Casarões", reedição de exposição realizada pela própria Funalfa há exatos 30 anos, em 1982, resultante do "Concurso de Fotografias de Edificações Antigas da Cidade", também realizado naquele ano, com participação de 22 fotógrafos. A exposição original, que foi no saguão da Câmara Municipal, era uma parte do concurso.

     A atual, uma das doze exposições integrantes do FOTO 12, está no CCBM (mas somente até hoje, quarta-feira, 12/9!!). 

     É a "mais antiga" porque, como se viu, é o resgate de fotos de uma exposição realizada trinta anos atrás, em que a temática já era "edificações antigas", então, haja antigudade aí!

    Mas há uma outra razão, afetiva, para "puxar a brasa para a sardinha" desta exposição, que é o fato de ter participado! Entre as imagens que integraram a exposição original, três fotos eram aqui do redator do blog!

Fernando Barbosa



     Foram ao todo 22 fotógrafos com 55 imagens, todas em formato padrão: preto e branco (ainda amplamente usado, na época) e em 30 x 40 cm. As fotos, ao final do concurso, passariam ao patrimônio da Funalfa.

     Pois a Funalfa guardou e manteve em perfeito estado este acervo da cidade, por todos esses anos! Em um país com problemas de memória, fato muito meritório! Nossos maiores elogios ao pessoal do Setor de Memória da Funalfa (incluindo os amigos Nilo e Hilda), a cargo de quem ficou também a curadoria da atual exposição.

     A exposição ficou muito bem resolvida, com as fotos afixadas em grandes painéis pretos com "cantoneiras", transmitindo a ideia de páginas de antigos álbuns.




Ou, na coluna da direita, em Marcadores, clique em FOTO 12
para ver juntas todas as matérias do JF em Foco sobre o evento





Começou o "Quarto Desafio Fotográfico JF em Foco"

Mulungu

"Mulungu", foto de Márcia Valle


     Com esta foto de Márcia Valle, começou o "Quarto Desafio Fotográfico JF em Foco"!

     O desafio é apresentado no Grupo "JF em Foco" do flickr, com um tema sendo proposto a cada mês, pelo vencedor do Desafio do mês anterior.

     Para setembro, após a votação mais apertada desde o começo dos desafios, o vencedor, Flavio Motta, propôs o tema "A Chegada da Primavera"

     Então, devemos ter um mês com muitas fotos de flores, pássaros e por aí vai! E é desafio mesmo, porque a primavera ainda não chegou (a não ser pelo sinal do calor desses dias), a vegetação ainda está seca, queimadas no Morro do Cristo, etc.

    E aproveitamos para sempre convidar mais fotógrafos a participar do JF em Foco, assim como dos desafios e da diversão toda!


Veja outras notícias sobre o Desafio no blog, 
clicando em "Desafio", em Marcadores, na coluna da direita



FOTO 12 - Último evento






Ou, na coluna da direita, em Marcadores, clique em FOTO 12
para ver juntas todas as matérias do JF em Foco sobre o evento


terça-feira, 11 de setembro de 2012

FOTO 12 - Balanço da festa fotográfica

        Divulgação                                 

As enormes ampliações da mostra "Moradores na fachada do CCBM


 

     Pois é, ao final, amanhã, terão sido 30 dias de festa fotográfica! Nas 12 exposições, aproximadamente 6 mil pessoas passaram pelos corredores do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) e pelo parque do Museu Mariano Procópio.

     O FOTO 12 reuniu, em ambientes fechados e abertos, 1.215 imagens, produzidas por mais de 160 fotógrafos da cidade e de fora dela, além de inovadoras intervenções urbanas, filmes, oficinas e palestras. Tudo muito bom, profissional e... divertido! Arte da melhor qualidade!



Ou, na coluna da direita, em Marcadores, clique em FOTO 12
para ver juntas todas as matérias do JF em Foco sobre o evento



     Termina amanhã!

     Para marcar o encerramento do FOTO 12, será relançado o livro “A fotografia no Museu Mariano Procópio”, organizado pelo artista plástico Afonso Rodrigues (veja detalhes três notícias abaixo). O evento será na Galeria Narcisse Szymanowski - homenageado da mostra - do CCBM, às 20h.


FOTO 12 - Tesouros fotográficos do Museu

     O FOTO 12 termina oficialmente nesta quarta, mas ainda continua mais um pouco.

     A exposição "Retratos oitocentistas no Museu Mariano Procópio", que integra a programação do projeto, que, assim, também contempla a fotografia histórica, pode ser visitada até o dia 23 de setembro, no parque do Museu Mariano Procópio.
     Mais de 1.300 visitantes já assinaram espontaneamente o livro de presenças. Entre os autores das imagens, fotógrafos consagrados como Marc Ferrez e Juan Gutierrez.

     O público vai ver, entre outras, nove fotos de negros que foram exibidas na Europalia, além de sete índios de um dos álbuns da Viscondessa de Cavalcanti.

 
----------------------
Uma das fotos: Baronesa do Retiro







Ou, na coluna da direita, em Marcadores, clique em FOTO 12
para ver juntas todas as matérias do JF em Foco sobre o evento




     A seguir, o texto de apresentação da exposição, pelo Diretor do Museu, Douglas Fasolato.

Retratos oitocentistas no acervo do Museu Mariano Procópio

     O acervo do Museu Mariano Procópio permite apresentar a evolução da fotografia no Brasil e no mundo, através dos mais diversos processos e técnicas, algumas delas pioneiras, como daguerreotipia, ambrotipia e ferrotipia. Essa abrangência reafirma-se nos formatos e suportes, como carte-de-visite e cabinet-size, chegando aos que a popularizaram ao longo do tempo, a partir da segunda metade do século XIX. Nas coleções, destacam-se obras de nomes consagrados da fotografia nacional e estrangeira.

     Toda essa relevância, que insere o acervo entre os mais importantes do Brasil, reflete o interesse e gosto do patrono da instituição, o comendador Mariano Procópio Ferreira Lage, e de seu cunhado, o fotógrafo amador Manoel Machado Coelho Júnior, cujo aparato para produzir fotografias impressionou Luiz Agassiz, em 1865, como registra em seu livro Viagem ao Brasil.

     O fundador do Museu Mariano Procópio, o advogado e colecionador Alfredo Ferreira Lage, filho de Mariano Procópio, era fotógrafo amador premiado, assim como seu irmão Frederico Ferreira Lage. Eles eram primos-irmãos da Viscondessa de Cavalcanti, cuja coleção se destaca no acervo tanto pela qualidade como quantidade.

     Com quase 35 mil itens reunidos, não é tarefa fácil a escolha de uma temática entre tantas possibilidades a serem exploradas. Optou-se pelos retratos oitocentistas, priorizando-se os inéditos, os raros e os que se destacam pela beleza e conservação, mas mostrando a diversidade étnica e de estratos sociais. A elite local está representada pelos Barões do Retiro e pela Baronesa de Santana, assim como personagens da vida cotidiana da cidade, como o historiador Albino Esteves, os jornalistas Heitor de Alencar e Francisco Lins, somados aos artistas que estiveram de passagem, além de autores e retratados ainda não identificados.

     Na seleção figuram fotografias etnográficas, como as de negros (oito das quais de Alberto Henschel) e de índios, entre os quais retratos produzidos pelo fotógrafo Joaquim Ayres, reunidos em um dos álbuns da Viscondessa de Cavalcanti. Não eram imagens contratadas pelos retratados, mas despertavam interesse na comercialização como souvenirs e eram objeto de interesse dos colecionadores, turistas e cientistas.

     Em poses tradicionais ou irreverentes, trata-se de cenas de estúdio, preparadas para registrar a representação que desejavam os personagens ou os fotógrafos, mas que, mesmo assim, permitem revelar os hábitos e os costumes de uma época.

---------------------------------------------------------

Na entrada do Parque do Museu Mariano Procópio
FOTO 12 - 12 de agosto a 12 de setembro
Terça a domingo, de 8 h às 18 h
Rua Mariano Procópio, 1100
3690-2200 / 3690-2211


FOTO 12 - Nós mesmos em preto e branco





    O FOTO 12 está acabando, é só até amanhã, quarta, 12 de setembro! 

     Mas ainda é tempo de chamar a atenção para uma excelente exposição, certamente entre as mais interessantes de todo o conjunto do evento fotográfico: "Insular", de Renata Meffe.




Ou, na coluna da direita, em Marcadores, clique em FOTO 12
para ver juntas todas as matérias do JF em Foco sobre o evento



     A exposição apresenta 20 imagens em preto e branco. É uma das duas únicas, entre as 12 do projeto, composta inteiramente de fotos em PB, e a outra é a retomada de uma exposição de trinta anos atrás, então, é a única mostra atual do FOTO 12 integralmente em PB. Só até aí já mereceria um bom destaque.







     Renata é jornalista e em seu blog ( renatameffe.wordpress.com ) há mais informações sobre a exposição (também resultante do I Prêmio Funalfa de Fotografia), o catálogo, outras fotos e referências bem interessantes, como quadros do filme citado abaixo. Os textos de Renata agradam por sua clareza, objetividade e relação direta com as imagens - além de uma certa beleza. Bom projeto, boa realização.

     Vejam um trecho da apresentação:
     "Insular é um ensaio fotográfico que aborda questões de natureza emocional e universal, como a passagem do tempo, o esquecimento, a alegria melancólica e o isolamento. A série é composta por fotografias analógicas, realizadas em filmes preto e branco de 35 mm. Optou-se por filmes de sensibilidade elevada, para a obtenção de imagens com aspecto granulado. São fotos inspiradas na estética do neorrealismo no cinema italiano, mais especificamente no filme Umberto D, de Vittorio de Sica, em sua Roma do pós-guerra e no drama de abandono narrado na história."


     Mas a exposição é uma beleza. Esteticamente, culturalmente, para apreciadores de temas e formatos como os explorados, e para o olhar apenas interessado em boa fotografia também.





     E ao JF em Foco, Renata ainda conta mais um pouco.
     "Cursei jornalismo e comecei a mexer com fotografia ainda na época da faculdade. Os temas que particularmente me interessam e dentro dos quais venho realizando meu trabalho estão geralmente relacionados ao cotidiano, às áreas urbanas, aos objetos de uso diário e à relação das pessoas com estes espaços e objetos. O trabalho do Foto 12 insere-se neste contexto, ao trabalhar esteticamente espaços públicos da Ilha de Moçambique.


     A série pretende destacar a beleza e singularidade da Ilha. Somos de certa maneira um pouco primos dos moçambicanos, devido às ancestralidades comuns, portuguesa e africana, e exercemos imensa influência cultural no país (além também da cada vez mais intensa influência econômica). Estamos presentes com nossas músicas, telenovelas e igrejas evangélicas. No Brasil, em contrapartida, pouco sabemos sobre Moçambique e sobre o continente africano como um todo. Ainda prevalece uma visão simplista que enxerga uma série de países como massa homogênea, pontuada por estereótipos. A opção por representar exclusivamente a Ilha de Moçambique, se deu justamente devido à intenção de evidenciar as diferenças, já que se trata de território tão pequeno como diverso. Nele convivem diferentes etnias africanas, influências cristãs e islâmicas, costumes provenientes da Índia, por causa da conexão portuguesa com Goa, etc. Escolhi trabalhar com filmes preto e branco, entre outras razões, também para evitar o clichê da África de tintas fortes e sarongues coloridos."













     Bons motivos, belas fotografias. Quem já viajou pelo interior do Brasil, pelo Nordeste, por exemplo, não deixa de reconhecer a si mesmo nestas fotos, como nas muralhas do forte, na arquitetura, no patrimônio em deterioração, nos umbrais e janelas.



----------------------------------------------------------

No Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
FOTO 12 - 12 de agosto a 12 de setembro
Terça a sexta-feira, de 9h às 21h. Sábados e domingos, de 10h às 16h
Av. Getúlio Vargas, 200 (Centro)
3690-7051 / 3690-7052


  • 20 imagens em preto e branco
  • Impressão no formato 29,7 x 42 cm, em papel Baryta Photographique 310 gsm
  • renatameffe.wordpress.com 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

FOTO 12 - está acabando, mas ainda tem!

     O FOTO 12 está no final, pois termina em 12 de setembro, quarta-feira!

     Como última atividade, haverá neste dia, às 20h, o relançamento do livro "A fotografia no Museu Mariano Procópio", organizado pelo artista plástico Afonso Rodrigues.

     O Foto 12 homenageia Narcisse Szymanowski, que durante anos foi o responsável pelo acervo fotográfico do Museu Mariano Procópio. A primeira edição do livro (de 2001, pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura), foi em homenagem ao fotógrafo, sendo esse o motivo do seu relançamento.

      Para Afonso Rodrigues, o Foto 12 colocou em questão as formas de registro fotográfico, sem hierarquias. "O evento contribuiu muito com a abertura do espaço artístico para a fotografia na cidade. Juiz de Fora sempre contou com fotógrafos importantes, com trabalhos que tornaram consistente o campo para os atuais fotógrafos. A abertura das galerias para a fotografia consolida um espaço específico para exibir seus portfólios, potencializando o diálogo entre diferentes pontos de vista".




----------------------------------------------------------
Lançamento de livro
Na Galeria Narcisse Szymanowski, do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
Quarta-feira, 12 de setembro, às 20h 
FOTO 12 - 12 de agosto a 12 de setembro
Av. Getúlio Vargas, 200 (Centro)
3690-7051 / 3690-7052 

  • O livro será vendido no local

  • 164 páginas, R$ 30

Alunos enquadrados





     Como noticiamos aqui no blog, o Espaço Experimental Nina Mello realizou em agosto a segunda turma do curso Do analógico ao digital .

     Aí está um registro da turma, em ótima imagem cedida por Nina, de autoria de Bruno Fernandes, participante do curso, em primeiro plano, na foto.


domingo, 9 de setembro de 2012

Artistas de JF vão a SP e acabam na Folha!


     Dois  conhecidos nossos e participantes do "JF em Foco" no flickr, Letícia Vitral e Fernando Braida, saíram na Folha de São Paulo enquanto estavam fazendo "artes" em Sampa!

     Bom, mas afinal, o que eles estavam fazendo lá, exatamente, em uma fila, no sol, por mais de quatro horas? Para saber, leia a matéria da Folha:

Mostra sem curador reúne iniciantes e nomes consagrados


     O fato é que foram parar na exposição "Artes e Ofícios¹ - Para Todos", em que Letícia apresentou uma foto do Portão de Brandenburgo, já mostrada aqui no JF em Foco.


     E Fernando entrou com uma aquarela:



-----------------------
Olha os dois aí -  e o sol rachando! :-)

     É bom ver a animação do pessoal! Parabéns!

Contos, crônicas e fotos do complexo cotidiano agora em livro


     Paula Jenevain Grazinoli lança seu livro de contos e crônicas, com fotos de Bruno Moraes. 

     "Quem nunca teve um medo? Quem nunca estranhou as mudanças no decorrer dos anos? Quem nunca sentiu saudades? Quem nunca errou?" As reflexões da escritora juizorana Paula Jenevain Grazinoli estão em "Feio, Belo, Complexo Cotidiano", que "fala de situações e rflexões comuns entre as pessoas, fazendo com que o leitor se identifique  com os textos", explica a autora. Este é o primeiro livro de Paula.
 

     A exposição "Complexo Cotidiano", realizada um ano atrás, (ver a cobertura em Complexo Cotidiano), em que Bruno Moraes e Paula Jenevain já trabalharam em parceria, está na origem deste trabalho atual. 

     Nos conta Paula:
"Fotografias de conterrâneos foram expostas com textos de minha autoria. A exposição mostrou que as as pessoas realmente se identificavam com os textos e, além disso, gostaram muito da relação texto-foto. Resolvi então tentar publicar os textos pela Lei Murilo Mendes e o Bruno entrou como proponente. Felizmente o projeto foi aprovado e lançaremos o livro agora dia 13, às 19:30, no CCBM. O livro está bem legal!

       Em março de 2012, Paula integrou a campanha do Dia da Poesia no Hemominas com o texto "Doce Ilusão" e, em julho, teve publicado "Simples Felicidade" na série Contos Urbanos, da Tribuna de Minas.

O JF em Foco fez também um registro sobre o trabalho de Bruno, na série de micro entrevistas na seção Fotógrafos, que pode ser vista aqui:  




Dica para fotografar: pequenos cisnes no Museu Mariano Procópio



Fernando Barbosa

     Há cerca de uma semana nasceram filhotes de cisne negro no Parque do Museu Mariano Procópio. 

     Visitando a exposição "Fotografia Oitocentista", integrante do Foto 12, tivemos a oportunidade de ver também o quadro da maternidade na natureza, logo nos primeiros dias. Os cisnes fizeram um ninho sobre uma das rampas de acesso ao lago, onde a mãe ainda fica aninhanda com os filhotes, embora estes sejam espertos e já estejam nadando.

     Na hora, sem câmara que não fosse a de um celular e já com muito pouca luz, não foi possível fazer um bom registro, então, recorremos ao fotógrafo Fernando Barbosa, que já havia feito uma imagem quase imbatível da família de cisnes, e que a cedeu gentilmente ao JF em Foco.

     Aproveitamos para dar a dica de uma excelente oportunidade para fotos, para quem gosta dos temas natureza, animais, filhotes. 

     Esta e outras dicas estão sendo anotadas em uma seção do JF em Foco no flickr:



     Convidamos todos os fotografos a contribuir também com suas dicas, publicando lá quando virem "aquela" cena que merece ser fotografada!

Turma de Oswaldo Calzavara em ação






     Oswaldo Calzavara está com a 25a. turma de seu curso de fotografia em pleno andamento. Aqui, em imagens do próprio Oswaldo, a segunda aula prática, quando Oswaldo levou a turma ao Restaurante Tradição Mineira, no sábado, 1 de setembro, e no domingo, 2/9, a Cabangu.







    E onde fica o Tradição Mineira? Dica de Oswaldo: "Na BR 040, saindo para BH, depois do Carretão pegue o primeiro retorno, logo à frente tem uma placa com uma estradinha de terra, fica meio escondida, tem que prestar atenção."

Mais um vencedor no Desafio Fotográfico


Praça Antonio Carlos

     Flavio Motta foi o autor da foto mais votada (acima) no terceiro Desafio Fotográfico "JF em Foco", que terminou neste sábado, 8 de setembro!

     Já é o terceiro mês consecutivo em que os participantes do grupo do flickr  se divertem fotografando um tema estabelecido, publicando no grupo e depois, na primeira semana do mês seguinte, escolhendo a melhor foto! O vencedor ganha o direito de escolher o tema a ser fotografado a seguir!

     Passamos a publicar também um quadro com a votação.



Foto no.
1
2
3
5
7
11
15
17
18
19
20
26
29
31















Márcia Evaristo




2



1





R.DeL
1








2




Ana Rodrigues







2

1




W Gaspar






1


2




Ronie Peterson



1






2



Flavio Motta
2













Teca Miranda





1







2
Aldrin Nunes


2


1








Hilda Sathler


2





1





Helena Marias








2




1
Marcia Valle








2




1
Marcos Paulo








1




2
karl junior











1
2

Jessica Seghatti







1





2















Total
3
0
4
1
2
2
1
3
7
5
2
1
2
8

     Foi o desafio com a maior quantidade de fotos inscritas, trinta e uma, e o de votação mais apertada!

     Também introduzimos duas novidades: a votação está aberta a todos os interessados (bastando ter conta no flickr), e convidamos um fotógrafo para votar. Desta vez, a convidada foi Ana Rodrigues, de O Estendal, do Rio de Janeiro!

     Parabéns a todos os fotógrafos participantes pela qualidade das fotos concorrentes, e obrigado a todos os que prestigiaram o Desafio votando!