quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Funalfa convida fotógrafos para exposição de Natal

     Começou a temporada de Natal!

     Depois do sucesso do Foto 12 e as diversas atividades e ações em torno da fotografia, a Funalfa convoca artistas para enviar fotografias que poderão integrar uma exposição com o tema A Criança e o Natal, cuja mostra será de 3 de dezembro de 2012 a 06 de janeiro de 2013 na Galeria Narcisse Szymanowski, do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas - CCBM.

     Cada fotógrafo poderá mandar somente uma foto em tamanho máximo de 29,7 cm x 42 cm, em 240dpi. Elas serão impressas em PVC, tamanho A3. O arquivo deve ser enviado até o dia 19 de novembro, por e-mail, para o endereço 
funalfa.cultura@pjf.mg.gov.br

     O e-mail deve conter no título o tema da exposição, A Criança e o Natal, e no corpo, o nome do autor e da foto, cidade onde reside e link de site ou blog (opcional).

     Só serão aceitas as fotografias que não fujam ao tema estabelecido.

Editor de fotografia do LA Times abre a votação do Desafio Fotográfico


Caminho de Sarandira

Caminho de Sarandira, por W Gaspar

      Começou a votação no Quinto Desafio Fotográfico JF em Foco! Vai até o domingo, 4 de novembro. Vote aqui (veja as regras):

     O tema do mês de outubro foi "Água", com 27 fotos apresentadas pelo pessoal, que podem agora ser votadas, incluindo esta, de W Gaspar!

     Qualquer pessoa pode votar, bastando ser usuário do flickr! Então, estão TODOS convidados a dar seu palpite e indicar sua preferência entre as 27 fotos!

     E também como sempre, o autor da foto vencedora ganha o direito de indicar o tema para outubro!
     Desta vez, convidamos a participar, abrindo a votação, Mario de Aratanha e Ricardo de Aratanha, que estiveram em JF para palestra relacionada à exposição 6 x ALBANO (+3), nos Correios.

     Ricardo é editor de Fotografia no jornal Los Angeles Times. Então, quem terão sido os escolhidos por eles? É só ir ver lá no flickr!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

2 x Albano = 2 x Aratanha


                            Ricardo DeAratanha /  Los Angeles Times


      Pois é, hoje tem palestra com dois dos Albanos. Ou, mais precisamente, dois dos Aratanha.

     "Caminhos atuais para o fotojornalismo" é o título da palestra que Ricardo DeAratanha (staff do LA Times) e Mario de Aratanha (jornalista, ex - JB e Associated Press) irão ministrar no Espaço Cultural  Correios.

     Divulgamos algumas notícias abaixo. Havia necessidade de inscrição prévia, mas os lugares rapidamente se esgotaram. Segundo o blog 6x Albano, há mais de cem inscritos!

     Enquanto isso... Mais informações da curadora do evento sobre os Aratanha.


Ps: E o Barão?

     Barão de Aratanha. Muitos conhecem apenas como nome de uma rua famosa no centro de Fortaleza. Mas o homem de título nobre foi uma figura bastante importante na cidade no século XIX.  Passou a ser o “Barão de Aratanha” em 1887 por decreto imperial,  nome este que se refere à Serra de Aratanha (ara= jandaia; tanha= bico), da qual o barão era herdeiro de terras. Militar, cuja patente era de Coronel da Guarda Nacional, foi comerciante  rico. Tinha um armazém em Fortaleza, a “Loja do Povo” . Católico, deixou um legado de caridade. Foi considerado um dos mais zelosos protetores do tradicional Colégio da Imaculada Conceição e da Santa Casa de Misericórdia, ambos de Fortaleza.

     O Barão é onde tudo começou. Teve dois filhos, os quais, por sua vez, tiveram outros três, gerando entre eles os fotógrafos José Albano e Maurício Albano, bisnetos. Já da quarta geração, nasceram os trinetos e também fotógrafos Mario, Ricardo, Fernando de Aratanha e Ciro Albano. E por continuar a saga, as tetranetas Camilla Albano e Rita Albano também vivem da fotografia.

     Além de deixar fotógrafos de herança, pesquisadores relatam que um filho adotivo seu foi quem inventou a cajuína. Não se sabe ao certo se isso é verdade. O fato é que seu legado está mais presente do que nunca na exposição 6xALBANO, onde cada fotógrafo carrega na genética o amor pelo que faz e onde a natureza está sempre presente, como no modo de vida ecologicamente que o José Albano optou por levar, ou na contribuição inestimável dos registros e preservação de aves raras  através das lentes de Ciro Albano.



---------------------------------------------------------

6x ALBANO +3
No Espaço Cultural Correios Juiz de Fora
Agência Central dos Correios
27 de outubro a 8 de dezembro
Segunda a sexta-feira das 10 h às 18 h, sábados de 10 h às 14 h
R. Marechal Deodoro, 470 (Centro)
Visitas guiadas para grupos e escolas podem ser agendadas.
(32) 3690-5715 / 5736

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

N Albanos desembarcam em JF!



 --------------------------------
 Os Albanos presentes, durante a apresentação pela curadora Jeanne Duarte


     Aconteceu a esperada vernissage da exposição "6x ALBANO" no Espaço Cultural Correios

     A quantidade de Albanos expondo ou presentes já é uma parte divertida da coisa, quase uma incógnita (no sentido matemático). São seis, mas agora são nove, e de fato estiveram presentes sete... Então, resolvendo ou não a equação, vá visitar a exposição (ver a terceira e a quarta notícias abaixo, aqui no JF em Foco), que é o que interessa!

     O primeiro registro importante é sobre o formato da exposição. Todas as fotos são projetadas, o que vem sendo cada vez mais comum em mostras de fotografia, em oposição ao modelo antigo de fotos copiadas ou impressas em papel e penduradas na parede. Coisa dos tempos digitais... 

     Há três painéis principais, na maior parede do Espaço, em que as muitas imagens vão sendo projetadas em grande formato, algumas com vários metros de largura. Este é o conjunto principal da exposição, e apresenta imagens de todos os fotógrafos, misturadas e sem identificação. É uma apreciação da beleza, do impacto de cada imagem por suas qualidades próprias. Dica: é possível escolher alguns pontos de observação que permitem ver de não tão perto as três grandes telas principais ao mesmo tempo, sem interferência de algumas das colunas.

     A sucessão de imagens em substituição relativamente rápida em cada tela, e ainda mais se consideradas as três telas, é provocativa e desafiadora dos sentidos e da percepção. Mais um detalhe interessante: as fotos são intercaladas com pequenos vídeos, o que torna a sequência de exibição ainda mais dinâmica. Muito boa montagem, com efeito final atraente,  agradável e até divertido. Sobre as imagens... bem, é melhor não falar, vá ver (e veja por que não falar mais abaixo).

     Há ainda um canto com mais três telas projetadas, em pequeno formato, em que as imagens de cada fotógrafo são apresentadas agrupadamente, após o nome de cada um. Assim, é possível ver também o conjunto de cada obra e suas características individuais.


Fotos do blog 6x Albano, gentilmente cedidas por Jeanne Duarte

 --------------------------------
 José Albano falando
Ao fundo, da direita para a esquerda , o pessoal dos Correios 
(Sueli Navarro, Juarez Pinheiro e José Roberto Barbosa)

     Convidado para falar em nome dos expositores, o decano José Albano disparou: "Não sei se sou o mais indicado para falar de Fotografia, pois sou discípulo de Robert Doisneau, que dizia: 'Se você faz fotografias, não fale, não escreva, não se analise, não dê entrevistas e não responda perguntas. Mostre suas fotografias!' ".

    O blog da exposição também está com varias publicações a respeito, e com link para matéria no site do Los Angeles Times, com grande painel em que se pode ver uma boa amostra das imagens.


---------------------------------------------------------

No Espaço Cultural Correios Juiz de Fora
Agência Central dos Correios
27 de outubro a 8 de dezembro
Segunda a sexta-feira das 10 h às 18 h, sábados de 10 h às 14 h
R. Marechal Deodoro, 470 (Centro)
Visitas guiadas para grupos e escolas podem ser agendadas.
(32) 3690-5715 / 5736

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Concurso SESC Minas de Fotografia



     Mais um concurso fotográfico! Garimpagem do Flavio Motta, que viu o cartaz do SESC e nos enviou o link.

     As inscrições vão de 1° de outubro a 30 de novembro. O resultado será divulgado em 1° de fevereiro de 2013.

     O tema é futebol:

"O impacto sociocultural do futebol: 
o mundo da bola fora da órbita comum".

     Não que seja um tema propriamente dos mais originais... Mas as categorias foram organizadas em bases bem atuais e são atraentes: profissional, amador, lomografia e instagram. Ao todo, serão destinados às fotografias selecionadas 25 prêmios  que são bem interessantes, incluindo câmaras como Canon 60D e T3i.

     Além dos prêmios, haverá exposição no Sesc Centro Cultural JK, em Belo Horizonte, com abertura também em 1° de fevereiro. As imagens selecionadas também farão parte do circuito de exposições itinerantes de Artes Visuais da Gerência de Cultura do Sesc Minas, no biênio 2013/2014, e poderão passar por diversas cidades de Minas Gerais.

     Enfim, boa oportunidade: concurso bem organizado, de uma instituição respeitada, e com vários desdobramentos. Regulamento e mais detalhes no site do SESC  MG:





terça-feira, 23 de outubro de 2012

Quinto Desafio Fotográfico tem mais uma semana

_K209853-37

     Flavio Motta fez amizade com uns canoeiros que retiram areia no Paraibuna, embarcou com eles e fez fotos do rio e seus arredores de ângulos inéditos! Fotógrafo animado e ousado arranja dessas!

      O fato é que esta bela PB está participando do Quinto Desafio Fotográfico "JF em Foco", que neste mês de outubro tem o tema "Água"!

     Fotógrafos podem participar publicando fotos até o dia 31 / 10. A partir de 1/11, começa a votação. Veja informações e as fotos já participando aqui:

 

Dois Albanos em palestra




     O Espaço Cultural Correios Juiz de Fora apresenta, a partir desta semana, a excelente exposição fotográfica, "6 X ALBANO", conforme se pode ler na notícia logo a seguir.

     Na terça-feira, 30 de outubro, excelente oportunidade: dois dos expositores estarão apresentando palestra nos Correios, na Rua Marechal: "Caminhos Atuais para o Fotojornalismo".

     Notem que a entrada é franca, mas é necessário reserva, pois estarão disponíveis 50 lugares.


---------------------------------------------------------

No Espaço Cultural Correios Juiz de Fora

Agência Central dos Correios
30 de outubro, terça-feira, 20 h
R. Marechal Deodoro, 470 (Centro)
 
Inscrição prévia:
  • (32) 3690-5715 em Juiz de Fora, ou
  • mgascom.cultura@correios.com.br


Seis vezes A mais dois ou três = Albanos em Juiz de Fora






     Interessante projeto abre a exposição multimídia "6 X ALBANO", no Espaço Cultural Correios, nesta sexta-feira, 26 de outubro.

     Interessante, entre outros atributos, porque são seis fotógrafos da mesma família! Sendo que, na exposição de JF, parece que serão, na verdade, oito -  ou nove? - fotógrafos parentes! Muito bem, e que "fotofamília" é essa? Em textos a seguir, a produção do evento nos apresenta a eles!

     Além disso, o projeto dos Albanos fotógrafos tem um blog, onde se pode conhecer mais a família:


    
Segundo Sueli Navarro, gerente do Espaço Cultural Correios, seis fotógrafos que compõem a exposição estarão presentesJá segundo o blog, serão oito! É muito Albano, perdemos a conta! Mas uma coisa é certa: à medida que se informar sobre quem são e o que andam fotografando, vai ficar difícil não querer ir ver a mostra! Aguarde mais informações aqui no "JF em Foco" E ainda tem mais - mas, primeiro, vamos saber sobre os Albanos!



     A abertura da exposição multimídia 6x ALBANO, no Espaço Cultural dos Correios, traz de volta uma intrigante questão. É possível herdar no DNA o talento para as artes visuais? A julgar pelo  trabalho dos seis fotógrafos da “linhagem” de José Francisco da Silva Albano - o Barão de Aratanha, famoso no Ceará, a resposta é um sonoro sim.

     Talvez tenha sido a luz de Fortaleza, mesclada ao sol escaldante de Copacabana. Pode ter sido as velas do Mucuripe, da Caponga ou da Redonda. Ou as traineiras de Mangaratiba, Marambaia ou Ilha Grande. Mas o certo foi que o sangue de duas gerações do barão gerou um olhar telúrico e sofisticado, artístico e jornalístico, técnico e espontâneo da fotografia.

    6x ALBANO reúne seis premiados fotógrafos – os nascidos em Fortaleza, os irmãos José e Maurício, e seu filho Ciro; e os nascidos no Rio de Janeiro, o irmãos Mario, Ricardo e Fernando. Todos primos, uns Albano e outros Albano de Aratanha. Cada qual com sua visão do Brasil e do mundo. Todos viajados, olhos expostos a todas as luzes.

     Esse encontro de olhares passou pelo Ceará, chega a Minas Gerais e, no próximo ano, pousa em Miami. Um detalhe curioso: no decorrer entre uma exposição e outra, a curadora Jeanne Duarte esbarrou, por acaso, na quinta geração dos Albano, com mais fotógrafos: Rita Albano, diretora de fotografia em cinema, Leonardo Lepsch, que vive em Londres e é fotógrafo profissional na Europa e Africa,  e Camilla Albano, que vive em Goiás. Foi assim que, para Juiz de Fora, 6x ALBANO se transformou num “6 x Albano + 3.

     “Criei uma representação fotográfica do DNA dessa família e de sua cultura, mas com a minha leitura. Desloquei as fotos do significado original e busquei a ambiguidade que existe em cada uma delas. Quando agrupadas por temas, cores ou formas, as fotos contam uma nova história”, conta Jeanne.


     400 fotografias em loops sequenciais contam histórias

     6x ALBANO mescla o movimento do vídeo ao instante parado, eternizado, da fotografia. Um software utilizado por VJs possibilita a junção de fotos e microvídeos e em exposição simultânea. Mais de 400 imagens são projetadas em grande formato e alta definição, numa parede  que recebe os 3 “loops” sequenciais, com cerca de 9 minutos. Assim, todos os Albanos estarão juntos no mesmo ambiente e o público vai poder procurar, ele mesmo, o que une e o que diferencia os olhares de cada fotógrafo.

     Ao final das exibições contínuas, a curadora “devolve” aos fotógrafos suas autorias, e o público pode ver uma mostra também projetada de 60 fotos de cada artista, como numa concisa retrospectiva do trabalho.

     “Minha intenção é a de que o público faça a sua própria leitura, a partir de seus signos e símbolos, interagindo com as imagens”, conclui Jeanne Duarte.

---------------------------------------------------------

No Espaço Cultural Correios Juiz de Fora
Agência Central dos Correios
Abertura 26 de outubro, sexta-feira, 19 h
27 de outubro a 8 de dezembro
Segunda a sexta-feira das 10 h às 18 h, sábados de 10 h às 14 h
R. Marechal Deodoro, 470 (Centro)
Visitas guiadas para grupos e escolas podem ser agendadas.
(32) 3690-5715 / 5736

domingo, 7 de outubro de 2012

Quarto Desafio Fotográfico tem resultado

Clássica


     Márcia Valle é a  autora da foto mais votada (acima) no Quarto Desafio Fotográfico "JF em Foco", que terminou neste sábado, 6 de outubro!

     O tema do mês foi "A Chegada da Primavera", escolhido pelo vencedor do mês anterior. É um tema em que não fomos surpreendidos pela escolha de uma foto de Márcia, que é uma fotógrafa de natureza. pássaros, flores, fazendas e, com muito carinho e chão percorrido, dos arredores de Juiz de Fora!

     Pelo quarto mês consecutivo, os participantes do grupo do flickr fotografam um tema estabelecido, publicando no grupo e depois, na primeira semana do mês seguinte, escolhem a melhor foto! O vencedor ganha o direito de escolher o tema a ser fotografado a seguir!

     A seguir, a votação.


Foto no.
2
7
8
9
10
12
16
19
22
25
26
28













Jessica Seghatti
2
1










Flavio Motta (pentafla)


2

1







Marcia Valle



1







2
R.DeL






1

2



W Gaspar


2




1




Teca Miranda





2




1

Maria R Oliveira Botti







1
2



karl junior


2




1




Marcos Paulo


2



1





Aldrin Nunes





2

1




Ronie Peterson


2






1


Hilda Sathler


2



1


















Total
2
1
12
1
1
4
3
4
4
1
1
2



     Continuamos com a votação aberta a todos os interessados (bastando ter conta no flickr).

     Parabéns a todos os fotógrafos participantes pela qualidade das fotos concorrentes, e obrigado a todos os que prestigiaram o Desafio votando! 

     A partir desta semana, começa novo desafio, acompanhe!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Aelson forma mais uma turma


     Aelson Amaral terminou mais uma turma. Após a tradicional viagem a São José das Três Ilhas, aconteceu o encontro para entrega dos certificados e confraternização, e mais a exposição dos alunos.

     Tudo registrado pelo próprio Aelson.


 O encerramento


A turma na igreja de São José.