segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Klink na Antártica - mas é outra





     Desde a abertura em 23 de outubro, está sendo realizada a Exposição “Antártica – a última fronteira”, no hall da Biblioteca Central, na Reitoria da UFJF.

     Trata-se de fotos de Marina Klink, esposa do economista, navegador e escritor Amyr Klink. Feitas em 15 anos de viagens pela Península Antártica, a Geórgia do Sul e as Ilhas Falkland (Malvinas).

     As fotos estão também em um livro com o mesmo título, em formato grande (38 x 29,7 cm), bilíngue, com 200 páginas e 180 fotos, pela Editora Brasileira.

     Da apresentação no site de Marina, por Silvia Meira, curadora de arte contemporânea: 
Através de suas lentes Marina torna pública uma região remota do globo. Sua coleção de imagens, extraídas numa terra improvável ao ser humano apresenta a natureza de maneira genuína e nos transporta, silenciosamente, pela sedutora imensidão desértica. Suas fotografias cruzam um repertório geográfico pouco conhecido e revelam fragmentos esparsos indicativos de uma humanidade ausente.
     Mais informações sobre a fotógrafa e o livro podem ser encontradas em seu site.

----------------------------------------------------------


No Saguão da Reitoria da UFJF 
No Campus da UFJF
De 23 de outubro  a 
Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h 
R. José Lourenço Kelmer, s/n (Martelos)
3229-3965

domingo, 27 de outubro de 2013

Antanas Sutkus - últimos dias



--------------------------------
O povo lituano é muito presente na obra de Sutkus, e o banho de sol 
parece ser um importante momento em uma terra de muito frio.


     Temos apenas cerca de uma semana para visitar a excelente exposição de Antanas Sutkus no MAMM.

     São 120 imagens do renomado fotógrafo lituano, seleciondas de seu acervo de cerca de um millhão de negativos, na mostra "Um Olhar Livre", sobre a qual podem ser vistas mais informações em outras matérias do JF em Foco, aqui.

    As imagens retratam tanto uma Lituânia profunda, ainda atrasada nos anos 50 e mesmo depois, por ter ficado afundada no bloco soviético, quanto mudanças e dramas sofridos pela nação (como na foto abaixo). Situações rurais, como carroções, muitas cenas musicais, acordeons, cenas urbanas, e sempre o povo lituano.




Adeus aos camaradas do partido, 1991


     O próprio fotógrafo é uma personalidade interessante, vale assistir o vídeo que integra a exposição.

     "Na América do Sul há coisas que se vê que é um mundo novo. Coisas que no mundo velho já foram desperdiçadas: fé, respeito a crianças, mulheres, família. Coisas da nossa juventude que existem aqui e que podemos vir aprender".

     “O meu credo é de amar o homem. Há muito tempo eu aprendi que para fotografar é necessário amar as pessoas e a vida”.


-----------------------------------------
Antanas Sutkus - Um olhar Livre
Na Galeria Convergência do MAM
3 de outubro a 3 de novembro
Rua Benjamin Constant, 790 - Centro
(32) 3229-7650

  • www.museudeartemurilomendes.com.br

sábado, 26 de outubro de 2013

Boas vindas a Santos Dumont, Piau, Coronel Pacheco, Belmiro Braga, Sta. Bárbara do Monte Verde, Bicas...


Shadow and Light

-------------------------------
Sobrevoando o Rio em Santos Dumont, mas poderia ser em Juiz de Fora
foto de Marcos Lamas


     Há pouco tempo tivemos a adesão ao "JF em Foco" de um excelente participante, o fotógrafo Marcos Lamas.

     Com um "defeito", digamos assim: o Marcos é de Santos Dumont e praticamente não tem fotos tomadas em JF! Epa! Como resolver isto?

     Se o grupo se dedica a fotos de Juiz de Fora, não vale uma de Santos Dumont? (cenário restritivo). Ou vamos abrir a participação também para fotógrafos de cidades vizinhas? (cenário amplo).

     Começamos esta discussão aqui , mas já acolhendo o Marcos e suas fotos "estrangeiras". Uma de nossas participantes mais ativas, a Marcia Valle, pondera que, em suas saídas para fotografar, frequentemente ultrapassa os limites de JF. 

     Depois de várias outras considerações, decidiu-se por ampliar a abrangência do JF em Foco. Muita coisa em Juiz de Fora é regionalizada, por que não sermos também um grupo regional?

     Então, a partir de agora, o JF em Foco passa a aceitar também fotos das cidades vizinhas de Juiz de Fora! Boas vindas a todos os fotógrafos da região!

     Como vai funcionar? Atenção para as famosas regras!

     O espírito do grupo é o de registrar a cidade, isto está muito bem explicado em sua apresentação (veja na página "Sobre" /  About", clicando o botão com este nome no topo da página do JF em Foco no flickr).

     Portanto, todas as regras continuarão valendo para as fotos dos psrticipantes de cidades vizinhas. Elas estão na mesma página "Sobre" /  About". É ir até lá e se inteirar.


Tiê Sangue


---------------------------
Espetacular Tiê Sangue em Santos Dumont - 
mas quem diz que ele já não voou para JF?

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Belos PB de Roberto Gomes em mais um concurso




Sandfall, de Roberto Gomes


     O fotógrafo Roberto Soares Gomes, natural de JF e há muito no Rio de Janeiro, atingiu a etapa de finalista em mais um concurso internacional, o 8th Black & White Spider Awards, com três fotos, incluindo a foto "Sandfall", acima.

     Parabéns ao Roberto por mais uma conquista!


 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Novas galerias temáticas


Getúlio

O Museu do Crédito Real na esquina de Halfeld com Getúlio Vargas, de W Gaspar,
foto que está na Galeria "Juiz de Fora em Preto e Branco"


     Entre as galeria temáticas mais recentemente criadas no grupo JF em Foco no flickr, estão


    Estas duas foram criadas a partir de temas escolhidos para o "Desafio Fotográfico JF em Foco".

      As Galerias Temáticas reúnem fotos já publicadas no "JF em Foco", de modo a organizá-las por temas. Afinal, achar alguma foto entre as mais de quatro mil já existentes não é fácil! Organizadas por tema, fica possível pesquisar melhor,e permite também que visitantes vejam fotos mais de acordo com seu interesse. Os amantes das fotos de aves, por exemplo, vão gostar da Galeria Aves de Juiz de Fora, e assim por diante.

      Veja na coluna da direita um lista completa e atualizada das Galerias Temáticas, com links para cada uma, que está sempre disponível no blog.


JF Ferrovias

A estação ferroviária, de Teca Miranda,
foto que está na Galeria "JF e a Ferrovia"
.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Arquiteto e fotógrafo paulista mostra a JF de trinta anos atrás

 JUIZ DE FORA - MG - MEMÓRIAS -  (14)


Passarelas sobre a linha do trem em Juiz de Fora, de Alexandre Sampaio
 

     "O mundo gira e 'A Lusitana' roda", dizia antiga propaganda de uma transportadora, que depois caiu no uso popular para ser aplicada em situações  próximas a "o mundo dá voltas".

     Pois dá mesmo, e aqui está mais uma. Há cerca de trinta anos, em 1985, Alexandre Sampaio esteve em Juiz de Fora para um casamento e fez vários registros da cidade em preto e branco, com uma Leica.

     Agora, digitalizou os negativos e publicou no flickr. Naturalmente, acabamos por encontrar as fotos. Conversa daqui, conversa dali, descobrimos algumas proximidades. Mas o mais interessante foi a descoberta deste tesouro fotográfico, que Alexandre gentilmente está publicando no grupo JF em Foco no flickr.

     Alexandre é arquiteto e atualmente reside em Franca, onde é professor. É um excelente fotógrafo, como se pode conferir facilmente no flickr. Visitando sua página de Perfil encontra-se vários links interessantes, inclusive para seus livros disponíveis online no Blurb. Suas fotografias mais recentes são experimentações com imagens em formato de caleidoscópio, uma vertente de muitas outras experiências em que explora muito bem tanto a cor intensa quanto motivos geométricos. Mas o clássico e o preto e branco não ficam de fora de seu campo de interesse - muito pelo contrário.

     Entre as imagens de Juiz de Fora, foram objeto do interesse de Alexandre a estação ferroviária e seu entorno e a antiga Fábrica Mascarenhas. Com um precioso detalhe: antes da restauração pelo município e transformação no atual CCBM - Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. As imagens mostram, portanto, um prédio fechado, em abandono e em deterioração. O conjunto de 26 belíssimas imagens em P & B é um grande registro de época e pode ser encontrado aqui: Juiz de Fora - Memórias Visuais.

      Curiosamente, duas das imagens que estavam no mesmo filme não foram ainda identificadas, e Alexandre não se lembra se foram tomadas em JF. Parecem ser de uma casa de fazenda. Portanto, ficam convocados os foto-arqueólogos juiz-foranos para eventual identificação.



JUIZ DE FORA - MG - MEMÓRIAS -  (26) 


A Mascarenhas em 1985, antes da restauração, de Alexandre Sampaio


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

15º Desafio Fotográfico vai até sexta!


JF Indoor

     Somente até a próxima sexta-feira, 25 de outubro, poderão ser apresentadas fotos para o 15º Desafio Fotográfico JF em Foco, com o tema "Juiz de Fora Indoor".

     Depois, virá a votação, entre 26 e 31/10.

     A foto acima, de Teca Miranda, é um bom exemplo de como é possível encontrar bons motivos e conseguir ótimas fotos nos ambientes fechados da cidade!


terça-feira, 15 de outubro de 2013

Resultado do 14º Desafio Fotográfico

Untitled


     Ao final da votação do 14º Desafio Fotográfico "JF em Foco"., no início de outubro, tivemos um novo empate! 

     Desta vez, Entre Flávio Motta e Marcelo Müller, com a foto acima, no tema do mês, que foi "JF e a Ferrovia".

     O título ficou com ambos e a escolha do tema seguinte foi cedida a Marcelo. Assim, o tema para os meses de  outubro e novembro será "JF em longa exposição" será o tema do 16º Desafio Fotográfico "JF em Foco", já em pleno andamento!

     A seguir, os votos do 14º.



Foto no.
1
12
13
15
17
19
21
24
29
31

















Marcia Valle




1




2



Ana Maria


1




2





Hilda Sathler
2






1



marcelo nick
2



1





Teca Miranda






2 1




Flavio Motta (pentafla)






2 1




W Gaspar


2




1



Antonio Eduardo


2



1



Maria Ribeiro O Botti
1

2







karl Junior


2

1












































































Total
2
3
5
2
3
1
5
4
3
2






sábado, 12 de outubro de 2013

Aelson em São José




     Aelson Amaral esteve com sua turma de alunos de Fotografia em São José das Três Ilhas e Paraibuna, onde fez algumas belíssimas fotos que nos enviou e publicamos aqui como um pequeno ensaio.











fotos Aelson Amaral

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

"Indoor" e "Longa Exposição", dois temas desafiantes



Marechal Center6

Marechal Center, de Luís Eduardo Sampaio
é uma das fotos que participa do 15º Desafio

     Prosseguem simultaneamente dois Desafios Fotográficos JF em Foco!

     O 15º Desafio , com o tema "JF Indoor", vai até o final de outubro, enquanto o 16º Desafio, com o tema "Juiz de Fora em longa exposição", acaba de começar e irá até o final do mês de novembro.

     Saiba como participar e veja as fotos que já toparam o desafio nos links.


Olhando a liberdade com Antanas Sutkus


"Maratona na rua da universidade" (1959)

      A extraordinária foto acima é destaque da exposição no MAMM, recebe os visitantes logo na entrada, em ampliação em grande escala. Depois se verifica que há uma outra, tomada no mesmo dia, mas ligeiramente diferente. E fica-se sabendo ainda que acontecia uma maratona de rua, que é o que a moça olha. Isto, assistindo ao vídeo que também está na exposição, excelente fonte de informações adicionais sobre a mostra e o autor e, portanto, muito recomendável.


      Uma das características interessantes da exposição já vem em seu título, “Um Olhar Livre”. Antanas Sutkus nasceu na Lituânia em 1939 e fotografou durante algum tempo sob o regime comunista da antiga União Soviética. Como ele diz em seu depoimento no vídeo, era uma resistência. Não aberta, declarada, não uma oposição. Mas certamente "a sociedade de arte era resistente". "Durante algum tempo, o regime não prestava atenção em fotografia”, assim ele e outros puderam fotografar o que queriam. Evidentemente, não iam a lugares potencialmente problemáticos, como instalações militares. “Sabia onde era permitido e fotografava ali.”

      A exposição começou sua turnê brasileira pelo Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, em cuja abertura o próprio fotógrafo esteve presente. Da cobertura do MON (aqui) pode-se destacar o seguinte:

      O curador da mostra, Luiz Gustavo Carvalho, afirma que Sutkus descreve a vida cotidiana de maneira justa. “Às vezes irônica, mas sempre por meio de uma linha forte e resistente ao sistema e às influências”, diz Carvalho.

       O público terá a oportunidade de conhecer a cultura do leste europeu pelo olhar daquele que é considerado por críticos e jornalistas como “o poeta entre os soviéticos”. “As imagens não evocam memórias, e sim um presente contínuo que apresenta um povo com seus mistérios e idiossincrasias”, diz a diretora do Museu Oscar Niemeyer, Estela Sandrini.

-----------------------------------------
Antanas Sutkus - Um olhar Livre
Na Galeria Convergência do MAM
3 de outubro a 3 de novembro
Rua Benjamin Constant, 790 - Centro
(32) 3229-7650

www.museudeartemurilomendes.com.br