terça-feira, 31 de dezembro de 2013




Fotografia no processo de cianotipia, de Fábio Giorgi


     O trabalho apresentado acima é um dos que integra a exposição "Coletiva 307", no Manufato Galeria Café, já em dezembro e ainda até 29 de janeiro.

     Com nomes muito conhecidos e valores novos, a exposição tem obras de qualidade, estando todas disponíveis para aquisição. Excelente oportunidade para presentear com arte.

     Para saber mais sobre a exposição, veja outras notícias aqui no blog JF em Foco clicando no marcador "Manufato Galeria Café" ao final desta notícia.


--------------------------------------------


No Manufato Galeria Café 
De 7 de dezembro a 29 de janeiro 
Terça a sábado, 16 às 23 h 
Rua Moraes e Castro, 307 -  Passos
Em frente ao Shopping Alameda
Contatos: Renato Abud 8803-3396 / André Lopes 8803-9782 / Eridan Leão 8824-9391 

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Allan Elly em JF em janeiro






     Dica do Marco Almeida: "Atenção pessoal, o Allan Elly virá a Juiz de Fora em janeiro mas só se tiver procura para o curso"!

     A agenda de Allan Elly, incluindo JF em 23 e 24/1, pode ser vista aqui.

     E os detalhes do workshop "Uso Criativo da Luz", aqui.

     E para ver outras matérias do JF em Foco sobre passagens anteriores de Allan Elly por JF, incluindo este workshop previsto para janeiro, clique no marcador Allan Elly ao final desta notícia.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Nova Galeria: "Cachoeiras de JF"




     O JF em Foco no flickr está sempre criando novas galerias temáticas, e acaba de criar mais uma: "Cachoeiras de Juiz de Fora"!

     As galerias são criadas a partir de fotos já publicadas no grupo JF em Foco, de maneira a apresentá-las por tema.

     Portanto, se você tem fotos de cachoeiras em JF e gostaria de compartilhá-las, basta publicá-las no JF em Foco!

     A foto acima é de Márcia Valle, uma das maiores conhecedoras de cachoeiras da cidade, cujas fotos inspiraram a criação de mais esta galeria temática!

     Aqui mesmo, dentro desta página do blog, você pode ver mais fotos de Márcia, passe o mouse sobre a foto e veja como.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Verão no Desafio Fotográfico





   Começou em dezembro mais um, o 18º Desafio Fotográfico JF em Foco!

     O tema é "Juiz de Fora em tempos de verão", escolhido pelo vencedor do 16º Desafio, W Gaspar. Poderão participar fotos ao longo de dois meses, dezembro e janeiro. Participações até 31 de janeiro de 2014. Depois, haverá a tradicional votação, de 1 a 6 / 2 / 2014.

     A foto acima, de Márcia Valle, é uma das que já está participando. E como o flickr tem sempre apresentado novidades, agora fornece um processo de publicação em blogs ou sites que já adiciona, sobre a imagem, título, autor e sua logomarca, facilitando a creditação. 

     E ainda permite que se veja outras fotos do mesmo autor, aqui mesmo na página do blog, a partir de sua coleção no flickr! Ou seja, aqui mesmo, na página do JF em Foco, você poderá conhecer várias outras fotos da Márcia Valle! Passe o mouse sobre a foto e é só clicar na seta à esquerda ou direita! Boa novidade!

     No  JF em Foco sempre temos dois temas simultâneos. O outro Desafio Fotográfico em curso tem como tema "JF em Trânsito".

     Portanto, temos dois desafios em andamento:

 17º Desafio Fotográfico, que terminará em dezembro.

     Tema: JF em Trânsito

18º Desafio Fotográfico, que terminará em janeiro.

     Tema: JF em tempos de verão


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Dica para fotografar



Aelson Amaral (www.aelsonfoto.com.br)


     De vez em quando, lançamos uma dica para fotografar em uma das "discussões" do JF em Foco no flickr.

     A dica, agora, é a fachada recém inaugurada do Palacete Pinho, na Rua Halfeld com Batista de Oliveira. 

      O palacete está completando 100 anos, tendo sido contruído pela Cia. Industrial e Construtura Pantaleone Arcuri em 1913. E acaba de passar por uma reforma na fachada, que a deixou estalando de nova!

     É preciso parabenizar os proprietários do imóvel, responsáveis pela iniciativa da reforma, pela grande demonstração de cuidado com o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade.

     Mas para nós, fotógrafos que gostamos do tema "Juiz de Fora", é um prato cheio! E um dos primeiros a fazer um belo registro da nova fachada foi Aelson Amaral, ainda nos últimos dias da reforma!

     Também W Gaspar havia feito um ótimo registro antes do início da reforma (abaixo), o que permite uma excelente comparação.

  Esquina dos Aflitos

W Gaspar

domingo, 8 de dezembro de 2013

16° Desafio já tem resultado!


Street


     A foto acima foi a vencedora do 16° Desafio Fotográfico JF em Foco , realizado ao longo de outubro e novembro, cujo tema foi "JF em longa exposição". Como vencedor, W Gaspar indicará o tema do próximo desafio, para o período dezembro / janeiro.

     Foi uma votação apertada, que terminou em empate, resolvido com um segundo turno. A seguir, os votos.



Foto no.
1
3
5
6
8
10
11
14
15










Teca Miranda






1

2
Antonio Eduardo





2

1

W Gaspar


1





2
Luía Eduardo Sampaio

2




1


Flavio Motta (pentafla)
1



2




Marcos K X Bastos




1
2



Johnny Pio


1
2





Ronie Peterson



1
2




Hilda Sathler



2
1




Marcos Lamas



1

2



Marcelo Müller




2
1



karl Junior




1
2













Total
1
2
2
6
9
9
2
1
4


     No segundo turno, foram considerados inicialmente os votos dados em primeiro lugar no primeiro turno: quatro  para a foto 10 e três para a foto 8. E a foto 8 recebeu mais quatro votos no segundo turno, vencendo.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

04 é uma das 60 na 307





sombra 04, de Antonio Cuzzuol,
uma das fotografias na coletiva


     Noticiamos ontem à noite com uma menção à data desta quinta, mas aqui está a correção: será nesta sexta-feira, 6/12, às 20 h, a abertura da exposição “Coletiva 307”.

     Como o tempo é curto, apresentamos a seguir o ótimo texto da assessoria de imprensa do evento.

  A Manufato Galeria Café recebe a partir do próximo sábado, 7, a exposição “Coletiva 307”


A coletiva traz sessenta obras de artistas juizforanos, em cerâmica, gravuras, colagens e fotografias. Além dos próprios galeristas do espaço, André Lopes e Renato Abud, estarão expostas obras de Eliardo França, Frederico Merij, Kátia Lopes, Norma Marchetto, Wagner Fortes, Antonio Cuzzuol, Fábio Giorgi, Heitor Magaldi, Humberto Nicoline, Jober Brochado, Júlia Milward, Nina Mello, Roosevelt Nina, Paulo Bittar e Tonil Bráz. A exposição foi dedicada aos artistas locais, mas tem participação especial do fotógrafo carioca Fabiano Cafure, que possui relação artística com alguns produtores de Juiz de Fora.


Inaugurado há quatro meses, o Manufato Galeria Café foi idealizado pelos artistas André Lopes e Renato Abud como um novo espaço multicultural, que abriga gastronomia, galeria de arte, venda de produtos e promoção de cursos. Conhecidos na cidade por suas iniciativas irreverentes e criativas, os artistas trabalham juntos há 24 anos. São suas criações a Loja Manufato (1989/2007) e o ateliê do Espaço Manufato (desde 1997), onde puderam ampliar seus processos criativos para novas formas e estética diferenciadas, produzindo arte e incentivando o consumo de produtos culturais.


Destinada a receber apreciadores de arte em geral, na Manufato Galeria Café os galeristas se associaram à Chef Márcia Haddad para criar um espaço destinado ao encontro de amantes da boa mesa e, agora, firmam parceria com a gestora cultural e curadora Eridan Leão para a criação da agenda de cursos e exposições de obras de arte de qualidade.

amarrei as crianças, de Roosevelt Nina
 “Uma de nossas expectativas é investir no aquecimento do mercado das artes visuais em Juiz de Fora, em particular, oferecendo a fotografia como uma obra de arte que pode ser comprada para presentear, apreciar e/ou investir. A cidade já conta com um grande número de fotógrafos com imagens e ensaios de ótima qualidade e realiza eventos como o Foto 13, da Funalfa, e a semana de fotografia, do IAD/UFJF”, ressalta Eridan Leão, curadora da exposição, junto com Renato Abud e André Lopes. 

     “Para a agenda de 2014 estão previstas exposições, além de cursos variados, como elaboração de projetos culturais, conservação de obras de arte em papel, curadoria de exposições, o mercado e as artes, o design e a função, processo de cianotipias em suportes variados e outros temas ligados à história da arte, literatura, filosofia e gastronomia”, prometem Renato e André.





     Nossos agradecimentos a Eridan Leão e Carú Rezende pelo material para esta matéria.

---------------------------------------------


No Manufato Galeria Café

De 7 de dezembro a 29 de janeiro

Terça a sábado, 16 às 23 h

Rua Moraes e Castro, 307 -  Passos

Em frente ao Shopping Alameda
Contatos: Renato Abud 8803-3396 / André Lopes 8803-9782 / Eridan Leão 8824-9391




Fotografia em novo espaço: no Manufato




     Recebemos convite de Eridan Leão para a abertura da exposição "Coletiva 307", no Manufato Galeria e Café, nesta sexta-feira, 6/12, às 20h. 

     Serão 18 artistas e 13 fotógrafos!

------------------------------------------
No Manufato Galeria Café
Rua Moraes e Castro, 307
Em frente ao Shopping Alameda