domingo, 16 de agosto de 2015

"Olá, estranho!" é o tema de Passeio Fotográfico Mundial do flickr


Kate - Stranger #27/100
        
Foto de Will Lam de uma desconhecida em Hong Kong,
escolhida pelo flickr para ilustrar o tema "Olá, estranho!"


     Entre os temas muito conhecidos e praticados pelos fotógrafos no mundo todo está a street photography ou fotografia de rua. E há uma variante desta, em que os fotógrafos se especializam em fotografar pessoas desconhecidas.

     No flickr há fotógrafos e grupos que se dedicam a esta arte, vários projetos do tipo "100 desconhecidos", em que, originalmente, o fotógrafo se propunha a fotografar um certo número de pessoas desconhecidas.

     E agora, para o primeiro passeio fotográfico mundial do flickr em 2015, foi escolhido justamente este tema: "Howdy Stranger!" ou "Olá, estranho!".

     Como sempre, a ideia é que grupos no mundo todo façam o passeio ao mesmo tempo, e que depois, é claro, compartilhem suas fotos na enorme comunidade global de fotógrafos que é o flickr.

     E Juiz de Fora vai participar! Assim como participamos de passeios fotográficos mundiais anteriores, com o tema "Arte de rua", em agosto, e "Fotos noturnas", em setembro de 2014, obtendo destaque mundial no blog do flickr!


Informações e inscrições

     O passeio fotográfico mundial do flickr, portanto, acontecerá também em Juiz de Fora, no sábado, 22 de agosto.

     O passeio em JF está sendo organizado no JF em Foco no Meetup, nosso site de organização de eventos.  

     Veja lá detalhes, links, receba comunicados atualizados, e, se quiser, confirme também lá sua participação. Para ser informado de todas as últimas notícias e de futuros eventos, cadastre-se no Meetup. O programa final, o trajeto e outros detalhes serão informados apenas diretamente aos participantes inscritos. 

      Outra opção é o botão vermelho   RSVP   aí na coluna da direita, clique sobre ele e veja informações sobre o encontro na pequena janela que se abre. Também é possível confirmar a presença daqui mesmo (na mesma janela).

     Ao final do passeio fotográfico, haverá um outro evento, um encontro de conversa e confraternização, o "Boteco Fotográfico", por isso há dois botões vermelhos distintos. E claro, você tanto pode ir a ambos como a apenas um.


Sobre fotografar desconhecidos


     No tema "Olá, estranho!"  a motivação básica é fotografar pessoas que encontraremos ao logo do passeio. Claro que podemos fotografar outras coisas também, mas o objetivo de participar no evento global é fazer o tema e mostrar as fotos no flickr para o pessoal das outras cidades do planeta que participarão.

     No entanto, para fotografar pessoas, principalmente desconhecidos, são necessários certos cuidados, e principalmente o respeito ao direito de imagem. Detalharemos um pouco esta arte aqui no blog, com dicas, até o dia do evento. Acompanhe!

     Enquanto isso, algumas fontes, para leitura e inspiração.



     Vejam alguns projetos e grupos existentes no flickr sobre o tema. Vejam as regras, como cada grupo se organiza, como estabelecem que, além da foto, haja uma história da cada personagem, etc. Muito interessante.



       Um grupo com mais de 10 mil membros! A melhor referência para o tema.

          Para saber mais sobre este grupo e este tipo de projeto, vejam muito boa matéria do Flickr Blog de agosto de 2011:





Veja também e acompanhe o Calendário Fotográfico de JF!

Nenhum comentário:

Postar um comentário