sábado, 31 de outubro de 2015

Desafio com o tema "bokeh" vai até 2/11



JF em bokeh


     Esta foto de Marcelo Costa é uma das que está participando do 37º Desafio Fotográfico JF em Foco, com o tema  "Fundos fora de foco e bokeh".
     
     O desafio foi estendido para o período do feriadão, então podem ser apresentadas fotos até a segunda-feira, 2 de novembro.



sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Exposição e evento fotográfico no aniversário da Embrapa - 2



-------------------------
Fotógrafos participantes da exposição,
convidados e diretores da Embrapa


     Falamos ainda sobre o evento fotográfico realizado pela Embrapa em 26 de outubro, que o blog noticiou.

     Além da abertura da exposição fotográfica dos funcionários da empresa, o evento contou com uma mesa-redonda com quatro convidados, Humberto Nicoline, Angelo Savastano, Marcos Kopschitz e Aelson Amaral.

     Foram propostos alguns temas que foram abordados por cada um dos presentes, como “Como aprimorar o olhar fotográfico?” ou “Como vocês, enquanto profissionais, avaliam uma fotografia?” Os temas eram amplos e aí, quando se começa a falar de fotografia sem muito limite, a conversa, claro, não terminaria se não fosse um evento com bons organizadores!

     Nicoline, um fotojornalista de profissão, tocou no importante ponto da conservação, ao perguntar: “Como vocês estão guardando suas fotos digitais?” e discutir alternativas. Contou histórias interessantes, incluindo a de como foi construindo seu olhar antes mesmo de se tornar fotógrafo, ao admirar fotografias que pendurava em sua parede.

     Aelson falou de sua experiência e doou à bibilioteca da Embrapa três de seus livros, entre eles, “Juiz de Fora Ontem e Hoje”.

     Savastano, um profissional da área financeira que depois passou à fotografia, falou de seus projetos atuais no campo do Turismo Rural, em que pretende lançar um livro em 2016, e doou à Embrapa uma cópia de uma imagem de sua autoria.

     E Marcos preferiu os temas mais ligados à tecnologia, falando de compartilhamento online de fotografia e, claro, fazendo um convite aos fotógrafos da Embrapa para também participar do JF em Foco e seus eventos.

     Veja mais informações sobre o evento na cobertura do JF em Foco.

        Fotos Marcos La Falce

-------------------------
Os fotógrafos convidados e os diretores da Embrapa
Paulo do Carmo Martins,  Pedro Braga Arcuri


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Juizforanos fotografando em Niterói


 

     Realizado em 12 de outubro, o safári fotográfico de Aelson Amaral foi sem dúvida um dos mais interessantes em termos de atratividade do roteiro.

     O pessoal fotografou em Niterói (Fortaleza de Santa Cruz, Parque da Cidade e MAC, entre outros pontos de onde se obtém espetaculares vistas do Rio de Janeiro e da Baía de Guanabara.

     Alguns dos registros do dia, do próprio Aelson, que já está com inscrições abertas para nova incursão a Ibitipoca - detalhes em breve aqui no blog.



















terça-feira, 27 de outubro de 2015

Museu abre mostra sobre a Exposição Universal de 1900 em Paris



Acervo do Museu Mariano Procópio



     O Museu Mariano Procópio abriu na terça-feira, 27, a exposição “Arte e Modernidade em Paris: Exposição Universal de 1900”, com fotografias que formam um álbum composto por 50 imagens.

     As fotografias retratam Paris na virada do século 19 para o 20, e mostram o espírito festivo de união das nações – daí o termo universal – em torno do progresso, da arte, da ciência e da modernidade, bem como os cenários da exposição e o público que circulava pelo evento, sob o olhar dos irmãos Neurdein, os fotógrafos franceses que atuaram na produção de retratos e “vistas”.

     O Museu tem realizado diversas exposições fotográficas ao longo de anos recentes, o que é um indicador da riqueza de seu acervo neste campo. Assim, nada melhor que aproveitar estas iniciativas para não apenas conhecer o museu maior da nossa cidade, como também para aprender sobre muitos assuntos, incluindo a história da fotografia.

     Nesta matéria, utilizamos texto de Allison Ferrarezi, fornecido pelo Museu e pela PJF.

A Exposição Universal de 1900

     As exposições universais foram eventos muito celebrados no século 19, com o objetivo de reunir o progresso técnico, científico e artístico das nações envolvidas, acontecendo em grande parte na Europa (principalmente na Inglaterra e na França) e nos Estados Unidos.
     Marcando o final das exposições universais como forma de promoção da ciência e técnica, a edição de 1900 apresentou uma síntese retrospectiva das novidades tecnológicas do período. No entanto, inovou, com a criação de atrações teatrais, como o Grande Globo Celeste e a maior roda gigante construída até então, atraindo assim o público, como é possível perceber nas imagens, transformando-se num parque de diversões de grande escala.

No Parque do Museu Mariano Procópio
De 27 de outubro de 2015 a 8 de janeiro de 2016
Terça-feira a domingo, 8 às 18 h
Rua Mariano Procópio, 1100
Bairro Mariano Procópio
36035-780
(32) 3690-2211





segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Exposição e evento fotográfico no aniversário da Embrapa




------------------------
Girassol, de Eronildo José da Silva
 
 
     A Embrapa Gado de Leite, sediada em Juiz de Fora, promove uma semana de comemoração de seu aniversário de 39 anos. Entre outras atividades, promove uma mostra de fotografia de seus funcionários.
 
     A exposição será aberta na segunda-feira, 26 de outubro, na própria Embrapa, com um evento interno que será uma mesa-redonda com fotógrafos convidados.
 
 
 


---------------------------
Tucanuçu, de Marcelo Müller




 
--------------------------------
Inspiração, de Adriana Guimarães
 

 

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Scott Kelby's 8th Annual Worldwide Photo Walk (2015) em Juiz de Fora - 15




     A etapa local do concurso após o Passeio Fotográfico Mundial acaba de terminar. 

     E a foto vencedora em Juiz de Fora foi esta acima, de Carlos André Viana, fotógrafo português que nos visitou, participando do passeio na cidade.

     Agora, segue a etapa internacional, em que Scott Kelby vai escolher as dez fotos finalistas e a vencedora do grande prêmio.


Veja todas as notícias sobre o

 Veja também e acompanhe o Calendário Fotográfico de JF!

 

 


segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Exposição "Simetria e Permanência" agora em São Paulo





     A exposição “Simetria e Permanência: A Arte na Fotografia de Alfredo Ferreira Lage”, do Museu Mariano Procópio, com fotografias de Alfredo Ferreira Lage, fundador do Museu, que esteve recentemente em Ouro Preto, no Museu da Inconfidência, agora, a partir de 15 de outubro, estará em São Paulo, no Salão Expositivo da Biblioteca Mário de Andrade.

     E em um momento interessante, porque ficará até 15 de dezembro e, neste período, a Biblioteca pretende passar a abrir durante 24 horas! Veja notícia da Folha de São Paulo,  "Biblioteca Mário de Andrade testa funcionamento 24 horas".

     A seguir, transcrevemos material do Museu e da Secretaria de Comunicação Social da PJF.

     Às 19 horas, antecedendo a abertura, será realizada uma mesa redonda sobre o “Fotoclubismo no Brasil”, com o curador da exposição, Pedro Vasquez, e a professora Helouise Costa, da Divisão de Pesquisa, Teoria e Crítica do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP).

      As imagens revelam o interesse do fotógrafo amador, especialmente pelo registro das paisagens, como composições bucólicas e cenas rurais, aspectos da fauna e flora mineira, a curva do Rio Paraibuna, vistas dos arredores de Juiz de Fora, de Poços de Caldas, Caxambu, Lambari e Belo Horizonte. Um exemplo da valorização da arte fotográfica é a imagem alegórica “Nouvelles de l’Absent”, mostrando uma jovem, de costas, lendo uma carta, segundo o gosto romântico da época. Como fotógrafo, obteve reconhecimento no seu tempo, com vários trabalhos premiados com medalha de ouro, como na Exposição Nacional de 1908, no Rio de Janeiro, e na Exposição Internacional de Turim, em 1911.

Educado na arte pictorialista, Alfredo Ferreira Lage atuou na difusão e valorização da fotografia, sendo considerado precursor do fotoclubismo no Brasil. Em 1903 fundou e presidiu o Photo Club do Rio de Janeiro, junto com Sylvio Bevilacqua, Barroso Neto e Guerra Duval, instituição que tinha, entre seus objetivos, a criação de um Museu de Documentos Fotográficos. A exposição, coordenada pela Expomus, tem o patrocínio da Petrobras e é promovida pela Fundação Museu Mariano Procópio, em parceria com a Biblioteca Mário de Andrade.


Alfredo Ferreira Lage

Nascido em 1865, em Juiz de Fora, Alfredo Ferreira Lage é filho do comendador Mariano Procópio Ferreira Lage (1821-1872), importante político e empreendedor do Império, que idealizou e construiu, por concessão, a “União e Indústria”, primeira rodovia macadamizada da América Latina. Alfredo foi educado na Europa e retornou ao Brasil para estudar Direito, pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, formando-se na turma de 1890.
 
Começou a fotografar no final do século 19, durante viagem à cidade mineira de Lambari. Foi sócio de empreendimentos comerciais, agrícolas, industriais e educativos, alem de ter sido vereador na cidade onde nasceu e onde fundou o Teatro Juiz de Fora e dirigiu o jornal “O Pharol”.

Em 1915 abriu à visitação sua coleção como museu particular, fundando, oficialmente, em 1921, o Museu Mariano Procópio. No ano seguinte inaugurou um anexo, especialmente construído para ser a Galeria de Belas Artes, com apoio institucional do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do qual se tornou membro, posteriormente. Em 1936, Alfredo fez a doação do Museu Mariano Procópio para o município de Juiz de Fora e, para zelar pela instituição, criou o Conselho de Amigos do Museu. Morreu no Rio de Janeiro, aos 79 anos de idade.

Serviço
“Simetria e Permanência: A Arte na Fotografia de Alfredo Ferreira Lage”
Data: de 16 de outubro a 15 de dezembro de 2015
Segunda a sexta-feira: de 9 às 19 horas
Sábados: de 9 às 17 horas
Entrada gratuita.

Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94 – Centro – São Paulo/SP
Salão Expositivo – 3º andar
Tel: (11) 3775-0002

Ficha técnica
Realização e produção: Fundação Museu Mariano Procópio
Coordenação: Expomus – Exposições, Museus, Projetos Culturais
Coordenação de conteúdo: Douglas Fasolato
Curadoria: Pedro Afonso Vasquez
Expografia e comunicação visual: BUMMUB

domingo, 11 de outubro de 2015

Termina mais um Desafio Fotográfico!








--------------------------------------------------
A foto vencedora,
com janelas da Câmara Municipal


          A foto acima, de Letícia Zambrano, foi a vencedora do 36º Desafio Fotográfico JF em Foco, cujo tema era "Janelas e portas de JF".

     Letícia ficou, como sempre acontece nos desafios, com a prerrogativa de escolher o tema do desafio seguinte, para os meses de outubro e novembro. Sua escolha foi fotografarmos Contrastes.

      A cada mês, temos um novo tema, que um grupo de fotógrafos parte para explorar! Depois, escolhemos uma foto vencedora por votação (sempre de 1 a 6 de cada mês).

     São sempre dois temas desafiando os fotógrafos! Assim, já é possível participar de dois desafios:


    •  Até 31 de outubro



    •  Até 30 de novembro



     E veja aqui:
  • Regras
  • Como publicar fotos no Desafio
  • Critérios para Votação
  • Galeria de Vencedores


     A seguir, os votos do 36º Desafio.



Foto no.
2
3
7
8
9
10
11
12









Márcia Valle


2




1
W Gaspar





1
2

Flavio Motta





1
2

Teca Miranda



2
1



Maga Bastos

2




1

CA Romanelli

2





1
Ana Caprini
2




1


Letícia Zambrano
2

1





João Brando

1



2


Luiza Maria Silva



2


1

Marcos K X Bastos





2

1


















Total
4
5
3
4
1
7
6
3

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Scott Kelby's 8th Annual Worldwide Photo Walk (2015) em Juiz de Fora - 14





     Official group photo just before Scott Kelby's 8th Annual Worldwide Photo Walk at Juiz de Fora, Brazil, by visiting Portuguese photographer Carlos André Viana. 

     Very good composition job, highlighting Church of Our Lady of Glory, one of the most beautiful in town and a landmark, rather than the walkers. The church is a local favourite and very often photographed, but a visitor's eye finds new ways to see what we've been seeing for a long time.


-------------------------

    A foto oficial do grupo antes do início do Passeio Fotográfico Mundial de Scott Kelby em Juiz de Fora, Brazil, de autoria de nosso visitante, o fotógrafo português Carlos André Viana.

     Muito boa composição, privilegiando a Igreja da Glória, uma das mais bonitas e um marco da cidade, em relação aos participantes do passeio. A igreja é muito fotografada na cidade, mas o olhar de um visitante sempre encontra novas maneiras de ver o que estamos vendo há muito tempo.



Veja todas as notícias sobre o

 Veja também e acompanhe o Calendário Fotográfico de JF!

 

domingo, 4 de outubro de 2015

Scott Kelby's 8th Annual Worldwide Photo Walk (2015) em Juiz de Fora - 13



     Scott Kelby's Worldwide Photo Walk on October 3 was a success!

     Here at Juiz de Fora, Brazil, 24 photographers joined the walk. In the world, over twenty one thousand!

     See below some group photos from around the world.


-----------------------------------

     Foi um sucesso o Passeio Fotográfico Mundial de Scott Kelby 2014 no sábado, 3 de outubro!

     Aqui em Juiz de Fora, 24 fotógrafos participaram! No mundo, mais de vinte e um mil!

     A seguir, algumas fotos de grupos participantes pelo mundo.



 
Sydney, Australia
  The group led by Scott Kelby at Sydney Opera House,
one of the world's famous landmarks



 
Braunschweig, Germany / Alemanha, by Markus Hörster
  I like these guys at Braunschweig!
Modern architechture last year, old buildings this year.


 
 
Athens, Greece / Atenas, Grécia, by Thomas Mulchi
  The group wit the most classical environment!



 
Davenport, Iowa, USA, by Clint Balsar
  Outstanding  group photo!



 
Nova Scotia, Canada, by Paul Viennau
  No group is too small!




Prague, Czech Republic / Praga, República Tcheca, by Clint Balsar
  As I just said above...


 

London, England / Londres, Inglaterra, by Dave Williams
 Some group photos really show well the photographers! Everyone here looks so happy!




Milan, Italy / Milão, Itália, by Matteo Fini
  Great photo background!



 
Singapore / Cingapura, by Che Lian
  Another outstanding location for a group photo!





Paris, France / França, by DinosaursAreNotDead
  Of course, Paris, one of the most interesting and attractive places, groups
(with people from USA, Northern Ireland, Sweden, Germany, Yemen and Iran)
and... walk leaders, Dhwee!


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Scott Kelby's 8th Annual Worldwide Photo Walk (2015) em Juiz de Fora - 12





     É amanhã!

     O próprio Scott Kelby vai liderar um dos mil passeios no mundo em Sydney, na Austrália

     E nós estaremos aqui em JF, fotografando juntamente com todos os vinte mil fotógrafos participantes!

     Estamos a um dia do Passeio Fotográfico Mundial! Últimas providências em andamento, e continuamos com as informações aqui no blog!

     Abaixo, dois selos de participante. Cada um pode copiar livremente e usar em seu site, blog, facebook, etc. Desde, naturalmente, que esteja participando e inscrito!





     E agora um resumo de tudo o que é  necessário fazer (parte obrigatória) e de tudo o que é possível fazer, a gosto de cada um!


Para participar do passeio

     O que é obrigatório:
 
  • Inscrição (todos os inscritos já fizeram)


  • Preencher formulário e devolver por e-mail


     O que é facultativo
  • Doar um dólar para um orfanato no Quênia


Depois do passeio

      É tudo facultativo:

  • Participar do concurso (leia no blog)
    • Publicar suas fotos no JF em Foco no flickr
  • Participar do concurso




Veja todas as notícias sobre o
Passeio Fotográfico Mundial de Scott Kelby em JF em 2015.

Com muitas informações sobre como participar
e como se inscrever.
Todos os fotógrafos são bem vindos!

 Veja também e acompanhe o Calendário Fotográfico de JF!