Sobre o JF em Foco


        A fotografia é uma arte antiga na cidade, e com grandes expoentes. Também já transitamos um pouco neste terreno, amadoristicamente, há muitos anos. Assim como a fotografia deu um salto de uma era inteira de uma vez, rapidamente nos vimos saltando também para estes tempos digitais e da Internet. Como em 2007, quando começamos o Grupo "JF em Foco" no Flickr. Gostamos de inovação, e foi a partir desta experiência recente (o primeiro site de compartilhamento de fotos dedicado a JF), e de outras anteriores, pioneiras na cidade, (como o portal "Cidade Virtual JF"), que veio a ideia de um blog de fotografia em Juiz de Fora – outro pioneirismo!
        Além da extraordinária experiência de compartilhamento online de fotografia desenvolvida com o JF em Foco no flickr, com os recursos que o tornam um dos melhores sites para esta atividade, vínhamos também divulgando eventos e dando notícias sobre fotografia na cidade. Mas já para isto, o espaço e os recursos do flickr se mostravam limitados. Veio, então, a necessidade de expandi-los, e o blog era a ferramenta ideal. Um blog associado ao grupo no flickr, então, pareceu ser uma combinação bastante forte e interessante. Nascia em outubro de 2009 o blog “JF em Foco”!

        O blog, naturalmente, está associado ao grupo "JF em Foco", servindo como elemento adicional para divulgação das suas atividades. Mas tem um escopo bem mais amplo, buscando abordar:
·      o grupo "JF em Foco" no flickr
·      atividades fotográficas na cidade, divulgando exposições, cursos e concursos, por exemplo
·      registros fotográficos de JF
·      fotografia em geral
·      fotógrafos, com perfis e entrevistas
         
        Até aqui já fomos. Mas ainda está em nossos planos também tratar de:

·      história da fotografia em JF
·      acervos, pesquisas
·      e o que mais se pensar...
        Sem dúvida, como sugere esta lista ambiciosíssima (!!), este pretende ser um "veículo" da fotografia na cidade. Mas continuará sendo produzido, até segunda ordem, tão amadoristicamente quanto nossas fotografias. Agradecemos, portanto, pelos devidos descontos...
Marcos Kopschitz
Leandro Ciuffo
-------------------------------------------

Cronologia

abril 2007 -  lançado o JF em Foco no Flickr
outubro 2009 -  lançado o blog
agosto 2010 – renovação gráfica
fevereiro 2014 -  lançado o site do JF em Foco no Meetup
fevereiro 2016 -  a publicação do blog é interrompida
fevereiro 2023 -  a publicação do blog é retomada