Recebemos do Espaço Experimental Nina Mello ótimas notícias sobre novidades no campo da fotografia em JF! Atividades não faltarão ao longo de quase todo o segundo semestre!
As primeiras informações vão a seguir, em texto do Espaço, com destaques nossos. E a programação completa, com detalhes, está na notícia logo a seguir.
Aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura– Murilo Mendes, o projeto apresenta a interseção entre França e Brasil por meio da fotografia. Pelo rico e fértil cenário artístico francês, cada vez mais jovens têm recorrido ao país europeu a fim de realizar especializações ou desenvolver pesquisas. Inserido nessa realidade, o Brasil - e Juiz de Fora se inclui entre as cidades de emigração - contribui nesse intercâmbio.“Esse trânsito é bastante enriquecedor, e é importante lembrarmos que os dois países sempre estiveram relacionados quando o assunto é fotografia”, aponta a responsável pelo projeto e produtora do evento Nina Mello, referindo-se ao franceses Niépce e Florence – o último radicado no Brasil –, dois dos possíveis criadores da fotografia.
De agosto a novembro o Espaço Experimental Nina Mello traz exposições, palestras, debate e curso sob a temática da fotografia contemporânea. Abrindo o projeto, no dia 4, a fotágrafa Julia Milward apresenta a mostra inédita Como fazer parar a chuva. No dia seguinte, a artista participará de um bate-papo com o público e entre os dias 16 e 23 de agosto ministrará o curso Criação na fotografia contemporânea, no qual pretende discutir e produzir narrativas fotográficas.
No dia 8 de setembro a professora Cristina Villaça (Aliança Francesa/UFJF), o artista plástico Eduardo Borges e o fotógrafo Roosevelt Nina participam do debate "Influências e relações entre França e Brasil". Com a proposta de incentivar a produção local o projeto oferece, nos dias 23 e 24 do mesmo mês, uma Leitura de Portfólio a ser feita por Julia Milward e pela fotógrafa franco-brasileira Camille Entratice. Fechando setembro, no dia 29, o Espaço sediará a noite Interseções, com projeções fotográficas de jovens brasileiros que foram ou ainda estão na França.
De 6 de outubro a 24 de novembro, o projeto apresentará a exposição Longe de Rueil, da artista Camille Entratice, que no dia 7 de outubro conversará com o público. Abordando a fotografia contemporânea brasileira, o professor Afonso Rodrigues dará uma palestra no dia 10 de novembro.
“Nossa programação é extensa e movimentada. Queremos trazer o que há de mais novo nas reflexões sobre fotografia. Juiz de Fora é uma cidade de muitos talentos e dessa forma, podemos contribuir para um pensamento sobre nossa produção, na tentativa de formarmos ainda mais criadores”, afirma Nina, destacando a presença da arte-educação no projeto que levará oito escolas ao espaço expositivo.
O projeto é patrocinado pela Prefeitura de Juiz de Fora, Funalfa e Lei Murilo Mendes, além de ser apoiado pelo Laticínios Coalhadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário