sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Os carnavais de Carriço


     Outra mostra montada com a temática do carnaval que ainda é possível visitar é a exposição "Antigos Carnavais pelas Lentes de Carriço".

     A mostra foi organizada pelo Museu Mariano Procópio a partir de seu próprio acervo fotográfico.  Reúne fotografias de ranchos e corsos registrados nas décadas de 30 e 40, da Carriço Film, que integram o acervo com 3.100 fotografias da empresa cinematográfica de João Gonçalves Carriço, pioneiro do cinejornalismo brasileiro, que registrou a vida social, cultural e política de Juiz de Fora. Nas imagens, registros curiosos de um tempo e de um estilo diferente de festa. Algumas delas foram colorizadas através de pintura manual com tinta Ecoline.


----------------------------------------------------

Na entrada do Parque do Museu Mariano Procópio
Até 25 de março
Terça a domingo, de 8 h às 18 h
Rua Mariano Procópio, 1100
3690-2200 / 3690-2211


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Do fundo do baú

divulgação



     Ainda no rescaldo do carnaval, notícias sobre exposições fotográficas sobre a folia que não foi possível dar ANTES do tríduo momesco -  mas que ainda podem ser visitadas! 

     “No baú da folia” é a exposição apresentada pelo Forum da Cultura que reúne fotografias antigas de famílias, de blocos carnavalescos e escolas de samba de Juiz de Fora.

     A mostra foi montada com material cedido de acervos particulares, com fotos de foliões e pessoas fantasiadas, principalmente crianças. Assim, há registros de personagens populares recorrentes, como baianas, holandesas, aviador e cowboy. A maioria das imagens está situada nas décadas de 1930 a 1950.

     Também completam a mostra fotos cedidas pelo Museu Mariano Procópio que fazem parte do acervo da produtora Carriço Film, com imagens de antigos blocos carnavalescos e escolas de samba, e de concursos e bailes nos clubes da cidade.


----------------------------------------------------

Na Galeria de Arte do Forum da Cultura
Até 2 de março
Segunda a sexta-feira, de 14 h às 18 h
Rua Santo Antônio, 1112
3215-3850

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mais seis perguntas sobre fotografia

foto Bárbara Moreira
Gerações - Generations

     Lançamos há um mês uma série chamada "Meia dúzia de perguntas para ..... ", começando com uma entrevista com Letícia Vitral.

     Na série de micro-entrevistas, cada fotógrafo responde a seis perguntas sobre fotografia, com um certo foco em JF (afinal, somos o JF em Foco) e, ao final, indica o próximo entrevistado. Assim, acompanhando o blog também se poderá conhecer mais sobre os fotógrafos da cidade.

     Agora, na segunda entrevista da série, conversamos com a indicada por Letícia, a fotógrafa Bárbara Moreira.

     ATENÇÂO: Estas entrevistas poderão ser encontradas na seção "Fotógrafos" do JF em Foco -  no início da página, abaixo da barra preta.

     Portanto, vamos à segunda "Meia dúzia de perguntas para Bárbara Moreira!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Viagem ao Nepal na UFJF




     Uma das mais idealizadas viagens pelo mundo é visitar a belíssima região da Cordilheira do Himalaia, que atravessa países e regiões como o Tibete, o Nepal, o Sikkim (na Índia) e o Butão. Muito procurada por montanhistas e exploradores, inclusive para as famosas escaladas do Monte Everest, o ponto culminante do planeta, também gostam de ir para lá pessoas interessadas nos aspectos da cultura e religiões locais, assim como turistas ecológicos ou de aventura de modo geral (natureza, trekking, etc.).

     A região já foi cantada e apresentada em muitos meios, como livros, documentários, quadrinhos, etc., como o livro do austríaco Heinrich Harrer, depois transformado em filme de Jean-Jacques Annaud com Brad Pitt, "Sete anos no Tibet", ou o álbum "Tintim no Tibet", uma das aventuras de Tintim (na qual comparece, inclusive, o Yeti), quadrinhos do belga Hergé, agora em filme de Steven Spielberg.

Os tais dos Yaks
     Deu água na boca, mas não está sendo possível fazer esta viagem agora? OK, a alternativa mais próxima disso, aqui em Juiz de Fora mesmo, é visitar a exposição “Entre Yaks e Yetis”, em cartaz na Reitoria da Universidade.

     O professor José Murillo B. Netto, do Departamento Materno Infantil da Faculdade de Medicina da UFJF, fez a grande viagem ao Nepal em março e abril de 2011, e a UFJF oferece, agora, uma exposição fotográfica muito interessante com seus registros.






     O total de 23 dias de viagem, em um roteiro organizado por uma agência americana, incluiu 12 dias de caminhada (cerca de 150 km) até o acampamento base do Everest, a mais de 5000 m de altitude, e visitas a outros lugares, como Kathmandu, a capital do Nepal.



-----------------------------
Espetáculo para poucos na vida:
a primeira visão do Everest!



     José Murillo fez mais de mil fotos usando sua Nikon D5000. Como muitos viajantes fotógrafos, ficando sempre para trás - para fotografar! E juntando boas histórias, como aquela de quando foi fotografar uma tumba e levou uma corrida de um macaco!


-----------------------------
Andando de requichá pelas ruas de Kathmandu. Detalhe: o formato único da bandeira do Nepal




     Agora, algumas dezenas destas fotos compõem a exposição - muito bem apresentada, por sinal -, com produção do fotógrafo da UFJF Alexandre Dornelas, com blocos temáticos (montanhas, pessoas, Kathmandu, etc.) e painéis com grandes ampliações. Resultado bem interessante, merecendo elogio a iniciativa da UFJF. Dentre tantas, apresentamos uma pequena amostra - ou uma verdadeira degustação - a seguir.

Pequeno Buda



Bebendo da fonte



A Benção




Blog


      Viajante do século XXI é outro departamento. José Murillo escreveu um blog durante a viagem, "Zeca no Everest", como muita gente faz atualmente. O interessante é que mesmo no topo do mundo havia conexão. "Em certos casos, péssima, mas tinha!" Como, José Murillo não sabe, imaginamos que talvez fosse por satélite, fornecida pela própria organização da expedição. No início, era para dar notícias para a família e os amigos. De volta, Zeca incluiu suas fotos, então a leitura atual do blog é muito atraente. Na verdade, quase qualquer coisa que se pense em perguntar sobre a viagem está respondida ali! Tem casos, observações locais, mapa, etc. E muitas fotos, naturalmente!


Recebendo a benção de Cerinr Lama para a viagem


Dicas de José Murillo:

 “A região das montanhas é fantástica, surpreende pela grandiosidade e beleza. Já a capital é caótica, é uma mistura de tudo o que se pode imaginar. Mas o mais marcante nesses dois locais é a diversidade cultural e, principalmente, religiosa. As presenças do hinduísmo e do budismo são fortes por lá.”

"A época ideal para a viagem é a primavera (lá), depois vem o período de monções. Em outubro há uma segunda janela de oportunidade. "



      A exposição? Recomendada! Visitá-la já é quase uma viagem! OK, OK, mas e o tal do Yeti? Bom, que tal ir ver a exposição e saber? :-)



----------------------------------------------------------

No Saguão da Reitoria da UFJF
No Campus da UFJF
Abertura em 21 de dezembro, reabertura em 3 de janeiro e sem previsão de término
Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h
R. José Lourenço Kelmer, s/n (Martelos)




segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

40 anos de carnaval em fotos



     Nesta terça-feira, 7 / 2, às 20h, será aberta no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas - CCBM a mostra "40 anos da Banda Daki", organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora, através Funalfa.

      Além de bandeiras, camisas e recortes de jornais, a mostra apresenta cerca de 200 fotografias selecionadas dentre o acervo pessoal de Zé Kodak, o "general" da Banda. No tamanho 20 x 15, em cores e em preto e branco, as imagens foram produzidas por fotógrafos profissionais e amadores e aparecem agrupadas por temas, como drag queens, crianças, terror, blocos e homens vestidos de mulher.



fotos: divulgação
     A exposição tem como objetivos homenagear e reconstituir parte da trajetória de uma das agremiações carnavalescas mais tradicionais da cidade, que, desde 1972, desfila nos sábados de carnaval, abrindo a programação oficial da folia.

----------------------------------------------------------

No Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
Nas galerias Celina Bracher e Heitor de Alencar
Abertura: 7 de fevereiro, 20h
Até 26 de fevereiro
Terça a sexta-feira, de 9h às 21h. Sábados e domingos, de 10h às 16h
Av. Getúlio Vargas, 200 (Centro)
3690-7051 / 3690-7052