quarta-feira, 28 de março de 2012

Fotos da Catedral no flickr


Sempre um Carro Atrapalhando a Vista.
          Foto João Ramalho

     Pessoal, uma das finalidades do criação do blog era também dar notícias das atividades do Grupo JF em Foco no flickr, como está bem anotado aí na coluna da direita.

     Mas não temos feito muito isto, então, vamos tirar um pouco do atraso!

      A notícia da vez é que acabamos de criar mais uma Galeria Temática, a 11a., desta vez dedicada a fotos da Catedral. Para visitá-la, basta clicar no link à direita, aqui no blog, no final da lista de Galerias Temáticas, ou aqui:



     Já estão participando fotos de Ronie Peterson, Jonas de Carvalho, João Ramalho, karl junior, Rico Frota, Marco Almeida e Márcia Valle.

     Escolhemos para a matéria aqui uma das fotos de João Ramalho, também um dos mais recentes participante do JF em Foco, com ótimas imagens.

    Que tal participar também e mostrar suas fotos da Catedral? 

     Fácil:

1. Entrar no flickr
2. Sendo já usuário, é só ir ao grupo JF em foco
3. Fazer uma solicitação para participar
4. Aí recebemos e autorizamos
5. Daí para a frente é só publicar suas fotos no flickr e depois adicioná-las ao JF em Foco

     Todas as fotos das galerias devem ser publicadas antes no JF em Foco. A participação nas galerias se dá somente por convite. Na página da Galeria Catedral, já existem mais informações. Outras, ainda, nas regras do JF em Foco.

terça-feira, 27 de março de 2012

Nova turma de Aelson fotografando na praça



     Prossegue o curso de Aelson Amaral, de que ele nos dá notícias, assim como nos envia algumas fotos da turma em ação. Alguns deles já estão participando do JF em Foco, no flickr.

     Bom trabalho, pessoal!







quarta-feira, 21 de março de 2012

Rizza apresenta “Peso fugaz”


     Mais informações sobre a exposição "Peso fugaz", que abre nesta quinta, 22/3, no Espaço Experimental Nina Mello. Para o público interessado em fotografia, é uma pena que coincidirá exatamente com outro evento no Espaço Cultural Correios (vejam matéria abaixo).

     Porém, no momento focalizamos a exposição de Rizza, apresentando texto da Assessoria de Imprensa do Espaço Nina Mello.


A arte numa balança poética

     Em dois movimentos distintos a fotografia captura sentimentos antagônicos: girando-se para o alto registra o céu de diversas cidades – lembranças de momentos de intensa euforia –, e volvendo-se para baixo registra a agonia em cenas montadas no interior de uma piscina. Subvertendo as posições naturais, em “Peso fugaz”, que o Espaço Experimental Nina Mello inaugura no próximo dia 22, às 20h, as nuvens apresentam-se no chão e a água flutua no espaço, na tentativa de se alcançar o equilíbrio. Sob curadoria da antropóloga e pesquisadora Ana Emília Costa e Silva, que assina Um Ml, a exposição é a primeira individual da artista Rizza, que além de apresentar seus trabalhos, propõe ao espectador uma experiência artística.
     Presas em um espesso fio metálico, as fotografias são impressas em tecido e dispostas de forma a sugerir um percurso de leitura, na qual o espectador é levado a caminhar sobre o céu. “A exposição foi pensada como um ambiente não convencional. O espectador não sai ileso e o trabalho também não”, reflete a curadora, mestranda em Crítica e História da Arte pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). “Eu quero que as pessoas se posicionem. Por isso, o espaço serve ao trabalho, complementando o discurso”, defende Rizza.

A medida das tensões
     Numa poética própria da artista, as obras de “Peso fugaz” versam sobre a vida e as relações humanas por meio de metáforas. Realizadas com uma câmera analógica, as fotografias são resultado de uma sessão em que a artista reuniu três amigas, alguns vestidos e acessórios femininos no interior de uma piscina. Abstratos e particularmente plásticos, os trabalhos servem-se da distorção das águas para indicar pistas do discurso. “A mulher é um elemento que a gente consegue identificar a partir das formas, dos gestos, de uma sugestão de dança, de uma feminilidade”, aponta Ana Emília. “Porém, a questão do gênero é, sobretudo, um condicionante. Daí, a exposição assinala a pulsão entre o instinto e a razão, o equilíbrio entre o que te condiciona e o seu próprio desejo”, analisa, referindo-se a temática do feminino como impulso da artista e não como princípio norteador da obra.
     Segundo Rizza, a escolha da água como elemento cenográfico se deu pela ausência de domínio que ela impõe, e pelos muitos desenhos que a luz faz ao percorrê-la. “Quando coloquei as mulheres dentro d’água tinha a intenção de falar sobre o universo feminino nesse sentido angustiante. Nós temos muitos hormônios, vivemos em ciclos. A gente não consegue viver uma normalidade durante todo o mês”, destaca. “Não pensei na agonia, mas na comunicação”, conclui, apontando a série de fotografias como exploração de uma voz própria.
 
O jogo de densidades
     Diferentes texturas e cores corroboram o desejo de provocar sensações a partir de aventuras estéticas. A densidade da água se contrapõe à leveza das roupas e, na mesma medida, ao peso dos corpos mergulhados. Transpondo esses registros ao espaço expositivo, a mostra reúne diferentes texturas e sugere muitas outras, como a própria sensação de andar nas nuvens. “A textura, os materiais, os formatos, os suportes, é toda uma poética. A fotografia não é só imagem”, enfatiza a artista, que ao longo de sua curta trajetória, explorou diferentes materiais para impressão de suas obras.
     Na articulação entre o campo imagético e as possibilidades de interação com o leitor, o trabalho artístico de Rizza valoriza a fotografia enquanto processo criativo, capaz de revelar procedimentos anteriores ao clique e o clima que regia o momento do registro. “Mais do que o suporte, o mais interessante da relação com a fotografia é o processo. A partir do momento que se teve uma série de fotografias, foi surgindo a poética”, diagnostica a curadora. “A pintura é uma memória incerta, a fotografia não. É uma relação física”, aposta Ana Emília.
     Figura presente na história da galeria, Rizza mostra em “Peso fugaz” sua intimidade com o espaço que recebe suas fotos, reorganizando o ambiente e revelando a si mesma por meio de pistas subjetivas. “Essa exposição confirma o nosso trabalho em articular e divulgar a arte fotográfica em Juiz de Fora. A Rizza é uma artista prolífica, contemporânea e sensível. É uma grande alegria ver o Espaço reorganizado por uma artista nossa”, afirma Nina Mello, fotógrafa e coordenadora do Espaço Experimental.
     No dia seguinte à abertura, 23 de março, às 20h, artista e curadora se encontram com o púbico para um bate-papo sobre a produção da exposição e sobre a trajetória artística de Rizza. A mostra, que induz a uma estreita relação entre espectador e objeto de arte, também impulsiona a aproximação entre artista e espectador. Segundo a curadora, dando as dicas do que irá abordar durante o encontro, a montagem da mostra sugere a leveza da escrita da arte, mesmo que diante de pesadas questões e sentimentos. “Tratamos esse trabalho como um peso que deve ser transitório. Afinal, ponderar isso é a grande questão da vivência”, finaliza.


---------------------------------------------------------

No Espaço Experimental Nina Mello
Abertura 22 de março às 20 h
Bate-papo com a artista: 23 de março às 20 h
De 23 de março a 12 de maio. De segunda a sexta-feira, de 14 h às 18 h.
Agendamento pelo telefone 8864-4698
Centro Comercial São Pedro
Rua José Lourenço Kelmer 1330, sala 103 A - Cidade Universitária
36036-330
(32) 8864-4698
www.espacoexperimental.com.br

terça-feira, 20 de março de 2012

O Brasil em Campo


     Os Correios inauguram na próxima quinta-feira, 22/3, às 20hsem seu Espaço Cultural, a exposição sobre futebol "O Brasil em Campo".

     A mostra, pretendendo mostrar que o poder da bola transcende uma partida de futebol, revelando vontades, habilidades e sonhos de crianças e adultos, reúne o trabalho de cinco fotógrafos mineiros em 30 painéis de imagens documentais.

     Infelizmente para os fotógrafos e o público, a abertura coincidirá exatamente com outro evento fotográfico no Espaço Cultural Nina Mello (vejam matérias sobre ambas as exposições mais abaixo). Dúvida cruel: a qual comparecer?

     Mas, por ora, vamos focalizar na mostra futebolística, sobre a qual nos informa a Assessoria de Comunicação dos Correios em Minas Gerais:


Instantes captados do esporte mais popular do mundo, momentos que representam o Brasil na construção da sua identidade com o futebol, em flagrantes pitorescos, em campos de várzea, na plateia e no campo. Associados a uma programação multimídia de imagens em movimento, vão emocionar, compartilhar, envolver e aproximar o visitante. Os responsáveis por essa magia são os fotógrafos Leonardo Lara, Marcílio Gazinelli, Miguel Aun, Daniel Mansur e Marco Mendes, que estarão presentes no dia da abertura.

     De acordo com o curador da exposição, Leonardo Lara, o conceito da mostra é a paixão do brasileiro pelo futebol. O trabalho dos cinco fotógrafos foi  o  de capturar formas peculiares de como lidamos com a bola.

-----------------------------------------


No Espaço Cultural Correios
Agência Central dos Correios
Abertura 22 de março, 20 h
23 de março a 5 de maio
Segunda a sexta-feira das 10 h às 18 h, sábados de 10 h às 14 h
R. Marechal Deodoro, 470 (Centro)
Visitas guiadas para grupos e escolas podem ser agendadas.
(32) 3690-5715 /  5736



domingo, 18 de março de 2012

Peso Fugaz no Espaço Nina Mello


Workshop de iluminação

DSC_1938
fotos Oswaldo Calzavara, no flickr


     No domingo, 11 de março, Oswaldo Calzavara deu um Workshop de Iluminaçãorealizado no Museu de Cabangu, em Santos Dumont - MG, com um grupo de fotógrafos de Juiz de Fora.

     Workshop atual é outro departamento: todo combinado (oferta de vagas, confirmações, orientações, etc.) via Facebook! Oswaldo até reforçava o básico - que é sempre melhor lembrar, como "Levar o cabo para descarregar as fotos no computador. Verifiquem se a bateria da câmera está carregada."



DSC_1845pb     A atividade contou com a presença de Lara Ferreira, modelo e professora de dança em Santos Dumont, e Oswaldo teve como assistente Hélio Júnior. O pessoal se reuniu em JF e partiu às 7 h para a cidade vizinha, onde havia um encontro marcado às 8 h e passou o dia por lá, retornando à tarde.














     Veja fotos do workshop em álbuns de Oswaldo e de participantes no Facebook e no F8imagem no flickr.








foto Vinicius Xavier, no flickr
vinicius_1
---------------
A turma em ação: Savastano ilumina, 
Johnny estuda,
Oswaldo fotografa!


















DSC_1985

----------------------------------

     "Bem, e como foram a inscrição e as condições para este workshop?", alguém perguntará. E o JF em Foco informa: fantasticamente, este workshop foi gratuito! É isso mesmo!! Esta foi a boa notícia, a nem tão boa é que os próximos... bem, já serão cobrados, segundo Oswaldo. Foi uma experiência, certamente bem sucedida. Parabéns ao pessoal que teve e aproveitou a excelente oportunidade!

Mais gente entrando no mundo da fotografia!


Alunos do Curso Fotografia edição 2012

foto Aelson Amaral


     Começou, como previsto, no dia 10/3, nova turma do curso de fotografia de Aelson Amaral (à direita, na foto). Teremos novos fotógrafos por aí, e mais registros da cidade! Tem sido interessante poder registrar aqui no JF em Foco, os cursos e os primeiros passos, para alguns, os passos adiante, para outros! Para quem ainda não viu, aqui vai uma matéria com links para outras:


     Bom trabalho e diversão a todos!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Mais fotografias nos Correios




-----------------------------------------


No Espaço Cultural Correios
Agência Central dos Correios
Abertura 22 de março, 20 h
23 de março a 5 de maio
Segunda a sexta-feira das 10 h às 18 h, sábados de 10 h às 14 h
R. Marechal Deodoro, 470 (Centro)
Visitas guiadas para grupos e escolas podem ser agendadas.
(32) 3690-5715 /  5736

quarta-feira, 14 de março de 2012

Fernando Priamo expõe fotos da Itália




Verona



     Treze cidades italianas (Roma, Milão, Pompéia, Capri, Assis, Veneza, Padova, Desenzano, Verona, San Giminiano, Siena, Pisa, e Cidade do Vaticano) estarão nas 50 imagens, em cores e preto e branco, da mostraItália de corpo e alma, que abre no dia 16 de março, sexta-feira.

      Fernando Priamo, conhecido por seu trabalho no jornal Tribuna de Minas desde 1999, apresenta, em sua segunda mostra individual no CCBM, fotografias de belezas naturais, aspectos da cultura e da arquitetura da Itália, país de origem de seus avós, que visitou em 2010.
     “Nesta mostra, quero mostrar um pouco da arte e do cotidiano da Itália. A ideia é que seja uma homenagem aos imigrantes italianos em Juiz de Fora, muitos dos quais nunca tiveram oportunidade de voltar ao seu país de origem, e também funcione como uma aula de história por meio de fotos.” 
     O fotógrafo já participou de quatro exposições coletivas, incluindo o projeto Foto 11, desenvolvido pela Funalfa em 2011.  Já trabalhou também com fotografia de moda. Recebeu quatro premiações nacionais, além de menções honrosas.


Siena






----------------------------------------------------------


Na Galeria Arlindo Daibert do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
Abertura em 16 de março, às 20h
De 16 de março até 8 de abril
Terça a sexta-feira, de 9 às 21h. Sábados e domingos de 10 às 16h.
Avenida Getúlio Vargas, 200 - Centro

  • imagens impressas em papel metalizado, apresentadas sem moldura, com suportes próprios: placas Foam board, com cantoneiras de poliometano
  • tamanhos de 30cm x 40cm até 60cm x 1,20m