
Na foto oficial de Flávio Motta, um primeiro registro da turma que participou do passeio fotográfico e workshop "Miksang - A fotografia contemplativa", em Chiador - MG, no sábado, 25 de abril. Grande programa, opinião unânime!
"Miksang é uma palavra tibetana que quer dizer "bom olho". Representa uma forma de fotografia contemplativa na qual o olho está em sincronismo com a mente contemplativa."
"Miksang é uma forma de fotografia contemplativa que nos pede que vejamos nosso mundo de uma nova maneira. Se pudermos por a atenção de nossa mente no nosso sentido de visão, veremos percepções vívidas completamente, sem distrações. E quando isto acontece, podemos nos conectar com o que vemos profundamente."
"Isto requer paciência e o desejo de realmente ver o que está lá, de modo que possamos entender como expressar o que estamos vendo com nossa câmara.
"Miksang é fotografia na qual usamos a câmara para expressar nossa percepção visual exatamente como a experimentamos."
"O que define uma foto Miksang não é a composição, etc., e sim o estado de espírito do fotógrafo. Posso dizer que foi nesta série [do Rio Paraibuna, foto acima] que deu o estalo.Eu já havia lido a respeito do Miksang, mas não conseguia ver o local com outros olhos. Para mim era sempre um rio feio e poluído. Até que, um dia..."
![]() |
Rua Faisão, 75 – Vila Madalena
São Paulo – SP 05433-030 BRASIL 11 3473.5412 |
Ana Rodrigues, Anderson Astor, Andre Feltes, Anna Khan, Anna Fischer, Alexandro Auler, Daniel Gutierrez, Dorival Moreira, Eliane Heuser, Eneida Serrano, Ivan Padovani, Fernando Schmitt, Cristiano Sant'Anna, Evando Teixeira, Tom Lisboa, Gilberto Tadday, Gilvan Barreto, Hans Georg, Juan Esteves, Ju Bezerra, Saulo Haruo Ohara, Fernando Lessa, Luiza Prado, Marco A. F., Henrique Manreza, Marcelo Curia, Marcio Lana, Claudio Versiani, Raquel Moliterno, Raul Krebs, Gustavo Diehl, Rique Froes, Rodrigo Braga, Rogério Reis, Alejandro Zambrana, Tadeu Vilani, Tiago Coelho, Alexandre Urch, Marcus Laranjeira, Walter Firmo, Walter Ney, Fernanda Chemale