sábado, 11 de fevereiro de 2023

Viagem à Amazônia

 

    Em janeiro, uma expedição de fotógrafos de Juiz de Fora se dirigiu à Amazônia e fez contato com Yanomamis, Ashaninkas, Suruwahás, vários outros povos indígenas, sobrevoou montanhas, incluindo o Monte Roraima, percorreu vários rios em época de cheia e voltou maravilhada.




    E nem foi muito longe, foi até o Rio de Janeiro, ao Museu do Amanhã, onde a exposição Amazônia, do fotógrafo Sebastião Salgado, esteve em cartaz de julho até este domingo, 12 de fevereiro!



     

Com quase 200 imagens em preto e branco, em grandes ampliações, a exposição já esteve em vários países, como França, Itália e Inglaterra e, no Brasil, esteve em São Paulo. Dá uma boa noção da Amazônia, de seu meio ambiente e de seus povos nativos, permitindo conhecer mais sobre a região e suas questões, além de apreciar a arte de um grande fotógrafo brasileiro.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     É claro que a "expedição" rendeu muita conversa sobre fotografia, um almoço no excelente restaurante de cozinha paraense no próprio museu, o Casa de Saulo,  e ainda deu pra se divertir com algumas brincadeiras fotográficas:

 

 


 

 

 

 

5 comentários:

  1. A minha primeira visita foi mais reflexiva, estudiosa, contemplativa. A segunda foi na companhia de amigos, bastante comentada, criticada e portanto mais interessante e divertida. Um imersão na arte fotográfica!

    ResponderExcluir
  2. Rever Sebastião Salgado, ao lado de dois caras com Marcos Kopschitz e Jober Costa, é um privilégio. Foi tudo de bom, boa companhia, boa conversa, boa comida, tudo perfeito. E como não podia faltar, um lindo exemplar autografado pelo Sebastião Salgado ganha destaque na coleção.

    ResponderExcluir
  3. Jober e Sérgio, foi uma excelente "expedição" à Amazônia do Sebastião Salgado. Obrigado pela viagem, pela companhia e pelos comentários aqui!

    ResponderExcluir