segunda-feira, 3 de julho de 2023

 

Mais uma excelente Feira de Fotografia

 

 

---------------------------------------

A partir da esquerda, Thiago Wierman, Erik Weitzel, Christian Weitzel, Julia Ciampi, Jober Costa, Ricardo Malta e outros participantes da roda  do "Papo analógico", em foto de Sergio Neumann


    Pois tivemos a Feira no sábado, 1º de julho, pela sétima vez, e esta foi muito especial!

    O Papo analógico, uma conversa sobre o processo fotográfico antes do digital, foi excelente! Além do mediador, Sergio Neumann, e dos convidados iniciais, tivemos convidados extra! Ao fim, uma excelente e animada conversa sobre o antigo, o novo, e ainda sobre transitar entre os dois!

    Também foi um dia em que tivemos a satisfação de receber pela primeira vez na Feira vários fotógrafos novos, ou novos na cidade, o que é ótimo, não apenas pela inserção de fotógrafos jovens nas atividades, como pela oportunidade de conhecer outros, experientes, e ouvir seus pontos de vista.

    Entre os mais jovens, tivemos a Júlia Monteiro Ciampi, que já estava programada para o Papo analógico, porque é uma fotógrafa que tem feito muito de seu trabalho em filme. Júlia abordou sua experiência, suas motivações para a escolha do filme, assim como a dificuldade atual de obtenção de materiais, bastante caros. Outro jovem que participou e só fotografa em filme foi o Thales de Oliveira.

    Ainda tivemos as novas presenças do cubano, residente em JF, Carlos Hernandez Guell, e do muito conhecido fotógrafo Ricardo Malta, agora também um morador das margens do Paraibuna.

    Como se vê, excelentes aquisições para o conjunto de fotógrafos da cidade!

 Vinicius Gomes      

-------------------------------------

 Durante o "Papo analógico", destaque para a mesa de

Eric e Christian Weitzel, expondo cianotipias

 

    E ainda no Papo analógico, participaram dois baluartes da fotografia juizforana, Humberto Nicoline, que abordou experiências específicas  do fotojornalismo, para o qual destacou as incomparáveis vantagens da era digital, e Jober Costa, que como muitos dos mais antigos, viveu e vive ativamente os dois mundos.

    Sem contar, naturalmente, as fotografias de excelente qualidade dos expositores, como as da Ciceia Almeida, em foto dela mesma.





4 comentários:

  1. Não foi só uma feira, e sim a materialização de mais uma ideia que era criar um espaço democrático para discutir a fotografia na cidade. Parabéns ao grupo que vem se unindo e trabalhando em busca de um novo caminho para a fotografia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário saiu anônimo mas é do Sergio Neumann.
      Sergio, sim, concordo, foi uma concretização importante, em um pequeno evento, do esforço que vem sendo feito. Não por acaso, foi excelente! Parabéns!

      Excluir
  2. Excelente registro do evento! Sem as imagens e a resenha, com o tempo, ficaria perdido em vagas lembranças ou acabaria por esquecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Jober! Uma parte da tarefa do blog é fazer este registro. Uma consulta a todas as matérias (ou àquelas de algum tópico específico) durante os anos em que o blog esteve muito ativo dá também um registro histórico das atividades fotográficas na cidade naquele tempo.

      Excluir