segunda-feira, 3 de junho de 2024

Fotógrafos mostram Juiz de Fora



                                 Humberto Nicoline


    Nesta sexta-feira, 7 de junho, às 19 h, será aberta a exposição "Minha Juiz de Fora", em comemoração ao aniversário da cidade.

    JF faz 174 anos e a exposição, idealizada e organizada por Sérgio Neumann, reúne cinco fotógrafos que capturam aspectos do "primeiro sorriso de Minas Gerais", da "Princesa de Minas" ou da "Manchester Mineira", conforme o olhar de cada um.

    Ver a cidade no dia a dia, incorporar seus aspectos mais icônicos ou significativos - instituições, prédios, obras de arte, ruas, esquinas etc. - ao espírito, à memória e ao coração, o fazemos todos, juizforanos. Alguns de nós procuram fixar estas impressões, referências, paixões, lembranças em imagens concretas, que tentam perpetuar o que a cidade foi em momentos anteriores, como é agora, e como a veem. Atividade que muita gente fez e faz, desde a invenção da fotografia, que beira os duzentos anos.

    Amor à cidade e paixão pela fotografia são os ingredientes destes que produzem tais registros. E tudo isto está concentrado na exposição.

 

    Humberto Nicoline é o nome mais conhecido na cidade, por seu trabalho de várias décadas como fotojornalista. Acumula um impressionante acervo, de registros de eventos históricos aos mais variados acontecimento e cenas urbanas, em parte já mostrado em exposições individuais e publicado em livro. Apresenta agora três fotografias em preto e branco com verdadeiros landmarks da cidade, o Cine-Theatro Central (na imagem que abre esta matéria), o Museu Mariano Procópio e a Praça da Estação.


     Jober Costa, possuidor de apurada técnica, está seguramente entre os melhores fotógrafos amadores da cidade. Seus trabalhos nunca deixaram de ser muito atraentes, em qualquer tema que explore. Nesta exposição, comparece com intrincada composição, uma brilhante construção geométrica, quase um mosaico, que remete ao processo de verticalização.














 

 

    Carlos Güell é cubano, natural de Havana, e mudou-se para o Brasil em 2014. Após uma passagem pelo Rio de Janeiro, veio residir em Juiz de Fora, onde rapidamente passou a frequentar o meio fotográfico e participar de eventos. Suas três imagens tanto a cores como em preto e branco nos trazem sua maneira de alguém de fora de ver a cidade, em uma série que busca captar detalhes que podem escapar a um olhar apressado e convidam à reflexão.


 

    Sérgio Neumann, idealizador, organizador e também um dos expositores, atua profissionalmente em vários campos na fotografia, incluindo conservação, pesquisa e cursos, acumula larga experiência em festivais, feiras e exposições e atualmente mantém um ateliê de impressão  fineart. Tem um olhar sensível ao cotidiano. Traz uma composição  em P&B com uma das antigas estações ferroviárias e uma leitura com intervenções do painel "As quatro estações", de Portinari.

 

 

 

    Marcos Kopschitz mantém este blog e já promoveu várias atividades fotográficas como Passeios Fotográficos e o Foto Escambo. Entre seus temas está o patrimônio histórico, artístico e arquitetônico da cidade. Nesta oportunidade, apresenta detalhes de edificações clássicas, com predomínio do período do art deco na cidade - o entorno do Central e o campanário do Cenáculo de São João Evangelista - e ainda o prédio da antiga Cia. Dias Cardoso, que compõe o cenário da parte baixa da Rua Halfeld.






    São ao todo onze fotografias, em tamanhos de 30 x 45 cm a 50 x 70 cm, emolduradas. Todas impressas profissionalmente no Ateliê Sergio Neumann em papéis fotográficos Canson e Hahnemühle, de alta qualidade e durabilidade.

    Estarão disponíveis para aquisição.

 

    A Galeria Irineu Lomar, que fica no Filezinho Grill, é um espaço recente na cidade, está recebendo uma exposição nova por mês, desde que começou, e tem curadoria de Eridan Leão. O bar é muito acolhedor, com bom público e a galeria tem grande apoio de seu proprietário, Edinho.

    A abertura, portanto, será também um oportunidade para encontros, reencontros e momentos muito agradáveis.


Exposição fotográfica "Minha Juiz de Fora"

-----------------------------------------------

 Abertura: 7 de junho, sexta-feira, 19 h

Exposição; 7 a 30 de junho de 2024

Galeria Irineu Lomar

Bar Filezinho Grill

Praça Menelick de Carvalho, 146

Centro -  Juiz de Fora  -  MG

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário