quinta-feira, 16 de junho de 2011

Começa em 18/6 curso com Nina Mello

    O Espaço Experimental Nina Mello oferece seu curso, "Do analógico ao digital: uma passagem". Único ambiente artístico da cidade voltado exclusivamente à fotografia, o Espaço tem mantido excelente programação. E Nina é uma profissional experiente, inclusive com passagem pela imprensa juizforana, então o curso promete.

     Previsto para maio, obstáculos impediram sua realização naquele mês, de modo que começa agora, no próximo sábado, 18 de junho, uma série de quatro "encontros com a história e a técnica da fotografia", como Nina descreve a abordagem do curso, que pretende discutir e apresentar a história da fotografia e seus princípios básicos.

     Com duração de quatro semanas, chama a atenção neste curso o enfoque técnico e conceitual. Particularmente atraiu a atençao do JF em Foco o item "Leitura Técnica de Imagens", conteúdo atraente e nem sempre fácil de realizar com qualidade. Mas o curso tem como alvo um público composto por profissionais e entusiastas, amantes da fotografia, para o qual "o momento mágico da captura é fruto da reflexão e do conhecimento".
 

     “Para se expressar através das lentes de uma câmera é preciso conhecer todo o funcionamento. A técnica é artigo dos mais importantes na fotografia, e até para rejeitá-la, é preciso conhecê-la”, defende Nina Mello. E, na apresentação do curso, diz o Espaço Experimental: "Retomando o funcionamento do equipamento analógico, Nina busca questionar a urgência, a facilidade, o acesso, o baixo custo, o clique infinito, o distanciamento do erro e a mudança do tempo do ato fotográfico, características do advento do digital e que, segundo ela, modificam a relação emissor-receptor no ato fotográfico'. “Essas questões surgem como forma de repensar a fotografia. O processo digital não é maior nem menor que o analógico, mas diferente. E isso deve ser considerado na prática fotográfica”, afirma ainda Nina, explicando que não há a ‘fotografia digital’ ou a ‘fotografia analógica’, mas processos distintos, isto é, meios que se diferem na produção fotográfica.
     O curso também irá abordar aspectos composicionais, além de tratar da linguagem fotográfica e desenvolver leitura técnica de imagens. Man Ray, Stieglitz, Nick Lee, Nan Goldin e Jeff Wall são alguns dos artistas que contam, em fotografias, a história de uma arte que se adaptou aos diversos momentos.

     Programa
  • Principais conceitos da técnica fotográfica
  • Composição e perpectiva
  • Leitura técnica de imagens
  • Abordagem sobre e linguagem fotográfica


--------------------------------------------------


Curso fotográfico "Do analógico ao digital: uma passagem"
No Espaço Experimental Nina Mello

Sábados, 14 h às 17
Carga horária: 12 horas
Informações e inscrições: 
  • no local ou pelo telefone     8864-4698
Professora - Nina Mello
Valor: R$ 380,00


Espaço Experimental Nina Mello
Centro Comercial São Pedro
Rua José Lourenço Kelmer 1330, sala 103 A - Cidade Universitária
36036-330
8864-4698 

Nenhum comentário:

Postar um comentário