terça-feira, 3 de abril de 2012

Luzes russas sobre JF







     Não apenas estamos tendo um bom movimento fotográfico agora em março / abril, como também algumas exposições bem fora do comum. Continuando nessa frequência, o CCBM abre, além da mostra de Gustavo Machado (ver notícia a seguir), no mesmo dia e horário (esta quinta, 5 de abril, às 20 h), exposição de Yulia Gorodetskaya.

     Com cerca de 40 imagens, a exposição "Face à Luz", é de uma artista - se alguém ainda não percebeu pelo nome - russa, natural de Moscou, e há um ano residindo em juiz de Fora.

     Designer e fotógrafa, Yulia apresenta, em sua primeira individual, imagens capturadas nos últimos quatro anos, em Moscou, São Petersburgo e região de Krasnodar, na Rússia, em Baikonur, no Cazaquistão, e no Brasil. A mostra tem apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa.

          Segundo a fotógrafa, "Face à Luz" explora imagens nas quais a iluminação se origina ao fundo do assunto capturado. Fotografar face à luz permite efeitos que, às vezes, desafiam nossas noções cotidianas de imagem. Assim, o conceito da exposição (a investigação da luz em fotografia) se interliga com a linguagem pesquisada (face à luz, ou backlight). A exposição reúne gêneros como retratos, paisagens, fotografia documentária e macrofotografia.
        O ator russo Dmitri Vozdvyzhensky apresenta a exposição: "As obras foram selecionadas a partir de diferentes fases da carreira de Yulia Gorodetskaya. Algumas foram feitas no Cazaquistão, no início de seu caminho, algumas já no Brasil, mas a maioria na Rússia. As imagens são unidas pela tentativa de ver uma beleza inacessível ao olho nu humano, pelo brilho com que atinge nosso rosto: a beleza da silhueta, que é uma imagem poética de uma pessoa ou coisa, a luz do sol tocando a grama ou o cabelo, as contradições de luz e sombra, que se manifestam com maior gravidade. As fotos nos dão a oportunidade, por assim dizer, de espionar um mundo que não faz ideia que o observamos. Espionar, ficar com espanto e descobrir outra pequena faceta de uma realidade infinita."


        fotos Yulia Gorodetskaya



         Entre 2006 e 2010, Yulia Gorodetskaya fotografou montagens de espetáculos na Academia Russa de Artes de Teatro de Moscou e elaborou também portfólios para atores. Como designer e fotógrafa, elaborou a identidade visual de duas companhias têxteis e restaurantes internacionais de Moscou.

     Em 2011, participou do projeto Foto11, promovido pela Funalfa.

--------------------------------------

Na Galeria Celina Bracher do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
Abertura quinta-feira, 5 de abril, às 20h
De 5 a 29 de abril
Terça a sexta-feira, de 9 às 21h. Sábados e domingos de 10 às 16h.
Avenida Getúlio Vargas, 200 - Centro
  •  40 imagens em dois tamanhos: 1 m x 60 cm e 60 x 40 cm

Um comentário:

  1. sou fã da fotógrafa yulia, ela fotografou os 15 anos de minha filha Caroline Eulália. As fotos pareciam poesia viva.luciene Eulália.

    ResponderExcluir