segunda-feira, 23 de junho de 2014

"Alto Retrato" tem votação popular online até 26 de junho


Foto de W Gaspar que está no JF em Foco no flickr
e também participa do "Alto Retrato"

     Começou na sexta, 20, e vai até a quinta-feira, 26 de junho,  a votação para o Prêmio de Fotografia “Alto Retrato”, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora.

      Há uma importante discussão sobre problemas que estão ocorrendo
 na votação do concurso. Veja no link "comentários" abaixo.

     As 30 melhores fotos estão disponíveis para votação popular aqui: www.pjf.mg.gov.br/altoretrato.

      A escolha das 30 fotografias foi realizada por uma comissão julgadora formada por profissionais das áreas de cultura, comunicação e fotografia. As duas imagens mais votadas receberão prêmio em dinheiro, sendo R$ 1 mil reais para primeira e R$ 500,00 para a segunda. 


     Uma exposição com as 20 mais bem colocadas será realizada na segunda quinzena de julho, no Morro do Cristo.

     Já tivemos oportunidade de observar, sobre votações populares online, que podem se tornar mais um evento de mídia que um evento fotográfico. Certamente não é uma votação técnica, é popular, o que não é problema, definidas as regras previamente, como neste caso. O defeito do processo de votação popular é pode resultar não na escolha da melhor fotografia, mas naquela cujo autor consegue mobilizar mais parentes, amigos e conhecidos para votar.

     Ainda assim, há ótimas fotos concorrendo e, entre elas, estão a de vários fotógrafos participantes de JF em Foco, como Bruno MeneghittiWander Gaspar, Carlos Alberto Romanelli e Flávio Motta Rodrigues, bem como de outros fotógrafos conhecidos.

     Pontos positivos do site do concurso:
  • as imagens são apresentadas em ordens diferentes  a cada acesso (supostamente de modo aleatório), não privilegiando uma ou outra

  • após votar uma vez, não se registra um segundo voto da mesma origem (processo com limitações mas essencial para evitar distorções muito grandes, como a mesma pessoa votar muitas vezes)

     As favoritas do blog (atenção, julgamento não válido e não solicitado :-): Bruno Meneghitti, Luiz Augusto Knop de Mendonça, Wander Gaspar, Humberto Ribeiro Fontes, Regis Falcao, Bernardo Traad, Flavio Motta Rodrigues, Adriano Braz Falco Genovez, Leonardo de Souza Amorim, Aelson Amaral. 

     O JF em Foco no flickr mantém há bastante tempo algumas galerias temáticas sobre Juiz de Fora, entre elas, "Morro do Cristo", "Mirante do Morro do Cristo", "Monumento ao Cristo Redentor", que podem ser acessadas pelos links na coluna da direita.

     Passando o mouse na foto acima, de W Gaspar, é possível navegar pelas fotos aqui mesmo na página do blog.

Há uma importante discussão sobre problemas que estão ocorrendo
 na votação do concurso. Veja no link "comentários" abaixo.