sábado, 26 de dezembro de 2015

Exposição nos Correios valoriza identidade negra



          Ramsés Albertoni




     Está em cartaz no Espaço Cultural Correios Juiz de Fora a mostra “Qual é o pente que te penteia?”.

     É uma exposição fotográfica, com fotos de autoria de Marcos Ferrarezzi e Fernando Raine. No entanto, o projeto, com curadoria de Ramsés Albertoni, vai além das imagens expostas. Como diz o texto de apresentação, de que reproduzimos trecho a seguir.

“A exposição …. valoriza a identidade negra por meio de fotografias das mulheres do grupo Candaces, cujo objetivo é discutir o racismo brasileiro e suas configurações sócio-econômico-culturais pautadas pelo olhar das mulheres negras juiz-foranas. Como se pode verificar pelo material imagético exposto, as ativistas negras se utilizam de uma estética que realça os seus penteados de origem africana, questionando os valores da colonização europeia internalizados em nosso cotidiano.”

           Ramsés Albertoni

  
     A exposição está muito bem realizada e pode ser apreciada por seu valor estético. Mas há projetos que, de maneira rápida, cativam não só o olhar, mas sobretudo a mente e este foi o caso aqui. Há um conceito, que presidiu todo o trabalho, do qual já falamos um pouco em matéria anterior, aqui no blog.

  Paula Duarte
O maracatu no dia da abertura
     E além das fotografias há outros detalhes, objetos, a inserção de textos da literatura africana contemporânea (de Moçambique e Angola, por exemplo), a realização de oficinas de Abayomi (bonecas de pano africanas). Um cuidado que permeou a elaboração, a montagem, a divulgação. Sem falar no dia da concorrida abertura, que contou também com uma apresentação do Maracatu Estrela da Mata. E o bom trabalho chega também aos complementos, como o convite e o folheto, com muito bom projeto gráfico.

     Não é fácil pensar, propor, realizar e apresentar um projeto desta dimensão, portanto, nossos cumprimentos aos realizadores.

     As fotos principais foram copiadas em tamanho bem grande, 80 x 120 cm, em linho e também em canvas, com uma grande imagem de cada pessoa, mas há ambientes destacados na exposição que apresentam variações, como imagens em preto e branco, e que também ficaram muito bons.

     Enfim, excelente realização, e uma exposição que vale visitar.
         
      Mas atenção, fica somente até 16 de janeiro, portanto, está nas últimas semanas! 




 
  Ramsés Albertoni


-----------------------------------------------

Exposição “Qual é o pente que te penteia?”
No Espaço Cultural Correios Juiz de Fora 
De 19 de novembro de 2015 a 16 de janeiro de 2016
Segunda a sexta, 10 às 18 h. Sábado, 10 às 14 h.
Rua Marechal Deodoro, 470 - Centro
36002-900
(32) 3690-5715 / 3211 - 9660



  • promosonhos Comunicação e Eventos: (32) 9125-5649/ (32) 9976-5154

  • wiliancproducoes@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário