quarta-feira, 3 de outubro de 2012

“Arte em Movimento” - CCBM recebe mostra inclusiva

     Quase 50 pessoas com deficiência mental e cognitiva, além de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e cultural produziram os trabalhos da mostra Arte em Movimento”, que será aberta na quarta-feira, 3, às 18h. Os trabalhos foram desenvolvidos nas oficinas “Tertúlia” (literatura) e “Um olhar especial” (fotografia), realizadas pelo Instituto Médico Psicopedagógico (Imepp), com financiamento da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura.

     Até o dia 14 deste mês, a exposição vai apresentar textos, desenhos, pinturas, trabalho em tecido (estandarte de retalhos) e
cerca de 20 fotografias que revelam a cidade sob uma ótica diferenciada. Com idades entre 9 e 40 anos, os autores dos trabalhos têm diagnósticos de Síndrome de Down e autismo, entre outras enfermidades. Também foram inseridos  estudantes da rede pública de ensino.

     Conforme a coordenadora do projeto, Luciana Lucchesi, “a arte foi a ferramenta utilizada para que os participantes se percebessem como cidadãos capazes de reconhecer a si próprios, aos outros e a cidade, manifestando estas impressões. É uma forma de relacionamento com o mundo, de reconhecimento do coletivo e do pertencimento. Isso eleva a autoestima deles. A abertura da mostra será o clímax deste trabalho, desenvolvido em encontros semanais desde março passado”.
 
----------------------------------------------------------
 
No Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
3 a 14 de outubro
Terça a sexta-feira, de 9h às 21h. Sábados e domingos, de 10h às 16h
Av. Getúlio Vargas, 200 (Centro)
3690-7051 / 3690-7052

Nenhum comentário:

Postar um comentário