quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Tempo, vida, morte e fotografia em diálogo e em livro




 

     Nesta quinta-feira, 10 de setembro, a fotógrafa Nina Mello promove o lançamento de seu fotolivro "Senescência".

     O lançamento ocorre às 19 h na CasaVinteum - Espaço Experimental, o melhor ambiente para fotografia da cidade. O fotolivro é uma edição bilíngue, impressa na gráfica paulista Ipsis, com patrocínio da lei de incentivo à cultura de Juiz de Fora – Lei Murilo Mendes.


     Nina Mello realizou, em 2014, um trabalho fotográfico que foi objeto de uma exposição em abril. E que continua agora, com o livro. São imagens belíssimas, ao mesmo tempo delicadas e de grande força! 


Veja notícias e imagens anteriores deste projeto no blog.


     O lançamento incluirá um debate, com a autora, o biólogo e escritor Felipe A. P. L. Costa e o filósofo e professor Dr. Wilmar Barbosa, abordando o tema da senescência.

     Alguns trechos da apresentação feita pela Casa Vinteum:

     Num paralelo com sua estreia artística, quando expôs “Flores”, no início dos anos 1990, Nina mantém o olhar para a estética de espécies como o Copo de Leite, mas, desta vez, insere cor, processo digital e um discurso que dialoga com o tempo.

      Amparada em conceitos biológicos sobre o processo senescente das flores, a fotógrafa registra imagens sensíveis e poéticas, com um olhar intimista e doloroso. “A força de um olho que captura histórias. ‘Senescência’ carrega consigo o que há de sobre-humano ao redor das gentes. Para falar da vida, recorre à ideia de trajetória e, assim, faz ficção”, aponta o coordenador editorial da obra Mauro Morais.

      Segundo a artista, não apenas a matéria fotolivro apresenta munições para o debate acerca da apresentação de trabalhos, como o próprio título oferece uma síntese de toda a sua trajetória, do analógico à introdução das cores. “Esse senescer do agora é, antes de tudo, uma conversa. Um longo diálogo com a morte, com o amadurecimento, com a perda, com a vida, com as possibilidades”, escreve em texto do livro. “Saber que morremos é saber que estamos vivos.”


-------------------------------------------------- 
Lançamento Livro "Senescência "
Na Casa Vinteum – Espaço Experimental
10 de setembro de 2015, 19 h
Rua 21 de Abril, 25
São Mateus
36025-090
3026-2655 / 9957- 4698






Nenhum comentário:

Postar um comentário