quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Oficina de fotografia artesanal com Dirceu Maués




     Um grande programa a ser oferecido pelo Festival JF em Foco sem dúvida será a oficina de Dirceu Maués. A oficina começa com a própria construção da câmara, do tipo conhecido como pinhole, literalmente, “buraco de alfinete", também chamadas de “buraco de agulha". Cada participante irá montar a sua própria câmara com uma caixa de fósforos, colocar o filme (que depois será revelado) e fotografar. 

     As câmaras fotográficas artesanais feitas com caixas, latas, etc. (com um furo, claro) são, além de um clássico da fotografia, uma atividade muito interessante e divertida, comparável, por exemplo, à construção de um rádio de galena.

     Dirceu está apresentando no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas uma exposição de fotografias utilizando cãmaras similares às que serão montadas durante a oficina. Veja notícia imediatamente anterior.

Programa

      Metodologia:

      A oficina tem um caráter de experimentação prática a partir de orientações teóricas. Cada participante terá a oportunidade de construir uma sólida base de conhecimentos sobre o processo de construção da imagem a partir da experiência prática da construção de câmeras artesanais.

     Programa:
  • A câmera obscura e a formação da imagem
  • Construção de uma Câmera Fotográfica
     - Tamanho e formato
     - Transporte do filme
     - Distância focal
     - Utilização de Lentes, lupas, vidro, furinhos, fendas, etc...
     - Acabamento
     - Tempo de exposição
  • Noções de digitalização da imagem: escaneamento e tratamento básico.

Agenda

Sábado e domingo, 6 e 7/11. No CCBM.

  • Duas aulas práticas de 4 h no primeiro dia, sábado:
          manhã - montagem da camera
          tarde - fotografar com a camera
  • Uma aula de 4 h no segundo dia, domingo:
          análise do material produzido


Inscrições

      Interessados devem enviar e-mail ao organizador, Márcio RM ( mrmbr@yahoo.com.br ).


Outras informações

  • A oficina é gratuita e pode ser feita por quem não seja fotógrafo.
  • Vagas: 15
  • Carga Horária: 12hs (dois dias)

     Para outras informações, ligar para Márcio. (21) 9291-7616

     Entre os participantes das oficinas pelo menos uma pessoa será convidada para fazer uma exposição na edição do JF em Foco 2011. Neste ano a selecionada foi Sayonara Toledo, que está expondo na Casa de Cultura da UFJF.




Texto da organização do Festival sobre a 
Oficina de Construção de Câmeras Artesanais

       Depois do surgimento da tecnologia digital, a fotografia ficou cada vez mais acessível a todo mundo. Mas fotografar vai muito mais além que o simples ato de enquadrar e apertar um botão. Esta oficina propõe a seus participantes um exercício prático e divertido de desmonte da câmera e do processo fotográfico. Desmontar o aparelho para descobrir e dominar a forma mais básica e essencial de seu funcionamento e poder usar esse conhecimento de uma forma lúdica e criativa. 

     Dirceu Maués propõe aos participantes desta oficina que experimentem o processo fotográfico a partir da construção de câmeras artesanais e possam explorar as possibilidades criativas desse processo, seja para o desenvolvimento de um trabalho autoral dentro do campo da fotografia e das artes, seja como hobby ou simplesmente para descobrir como é viável, e muito divertido, fotografar utilizando uma câmera construída pelas próprias mãos.

----------------------------------------------------------

No Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
Sábado e domingo, 6 e 7 de novembro
Av. Getúlio Vargas, 200 (Centro)
3690-7051 / 3690-7052


Nenhum comentário:

Postar um comentário