terça-feira, 28 de agosto de 2012

FOTO 12 - "Olha o sol, pessoal, põe as fotos no varal!"


 fotos Daniel Chiacos

     Grande agitação fotográfica no fim de semana na Praça Antônio Carlos, junto ao CCBM, onde estão 11 das 12 mostras do FOTO 12!

     Uma das atividades (falamos das outras depois) realizadas no sábado foi a exposição Pé na Jaca, do pessoal de O Estendal, do Rio de Janeiro. 

     Trata-se de uma ideia tão simples quanto bem bolada e realizada: pendurar grandes ampliações em um varal (ou estendal), em uma área pública. Depois, é só esperar os visitantes e suas reações...

     Mas afinal, quem são esses caras? Eles mesmos respondem: 
     O Estendal é uma ação cultural promovida por um grupo de fazedores de imagens, mais convidados e agregados, que visa levar para as ruas e praças públicas imagens pensantes ou pensamentos imagéticos. Como que brincando de fazer arte, o grupo parte de uma expressão da língua portuguesa para fotografar, ou rebuscar em arquivos, imagens que traduzam o tema de alguma maneira bastante própria e individual.
     As ideias são literalmente penduradas em varais esticados em espaços de convivência, expostos ao sabor do vento e da degustação dos olhares curiosos de transeuntes afoitos, como um descanso na loucura estressante diária das ruas de grandes cidades.

     Dentre os participantes de O Estendal estiveram presentes em JF Daniel Chiacos, ("o americano mais brasileiro que existe", segundo o site de O Estendal), Ana Rodrigues, ainda segundo o site, "nossa produtora mor" e Juscelino Santos. Pessoal animado e que põe mesmo a mão na massa! O sábado ficou muito animado e divertido!

     Tá bom, mas cadê o Daniel? Estava atrás da câmara em todas as fotos, gentilmente cedidas por ele e pelo Estendal ao blog! Nossos agradecimentos!


---------------------------
Ana Rodrigues e duas das intervenções na praça. A última foto à direita no varal é do Daniel Chiacos.



     Esse negócio parece uma grande brincadeira, e até pode ser, também, mas é sério! Vai chegando devagarinho e aí, você lê que a curadoria da mostra "Pé na Jaca" é de ninguém menos que Walter Firmo! E, nas duas fotos a seguir, é justamente uma foto dele, também participante, que aparece em destaque. Pois é, essa turma do Estendal não está pra brincadeira!


------------------
Ana Kemper montando o varal. Observe nas fotos como o material é ao mesmo tempo simples, bem concebido e visualmente agradável.



----------------------------------
Várias tomadas de vistantes na Exposição "Pé na Jaca", sempre em fotos de Daniel Chiacos





Ou, na coluna da direita, em Marcadores, clique em FOTO 12
para ver juntas todas as matérias do JF em Foco sobre o evento





     Para fechar, outro grande momento registrado pelo Daniel!



-----------------------------------
"O sol está forte, mas essas fotos são legais!"



---------------------------------------------------



 Exposição "Pé na Jaca"

  • Fotógrafos:  Ana Rodrigues, Bel Junqueira, Dalton Valério, Daniel Chiacos, Fred Pacífico, Guito Moreto, Henrique Andrade, Karin Lerner, Kelly Lima, Maya Zalt, Phillip Machado, Silvio Moreia, Stella Mello, Walter Firmo
  • Curadoria: Walter Firmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário