sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Olhando a liberdade com Antanas Sutkus


"Maratona na rua da universidade" (1959)

      A extraordinária foto acima é destaque da exposição no MAMM, recebe os visitantes logo na entrada, em ampliação em grande escala. Depois se verifica que há uma outra, tomada no mesmo dia, mas ligeiramente diferente. E fica-se sabendo ainda que acontecia uma maratona de rua, que é o que a moça olha. Isto, assistindo ao vídeo que também está na exposição, excelente fonte de informações adicionais sobre a mostra e o autor e, portanto, muito recomendável.


      Uma das características interessantes da exposição já vem em seu título, “Um Olhar Livre”. Antanas Sutkus nasceu na Lituânia em 1939 e fotografou durante algum tempo sob o regime comunista da antiga União Soviética. Como ele diz em seu depoimento no vídeo, era uma resistência. Não aberta, declarada, não uma oposição. Mas certamente "a sociedade de arte era resistente". "Durante algum tempo, o regime não prestava atenção em fotografia”, assim ele e outros puderam fotografar o que queriam. Evidentemente, não iam a lugares potencialmente problemáticos, como instalações militares. “Sabia onde era permitido e fotografava ali.”

      A exposição começou sua turnê brasileira pelo Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, em cuja abertura o próprio fotógrafo esteve presente. Da cobertura do MON (aqui) pode-se destacar o seguinte:

      O curador da mostra, Luiz Gustavo Carvalho, afirma que Sutkus descreve a vida cotidiana de maneira justa. “Às vezes irônica, mas sempre por meio de uma linha forte e resistente ao sistema e às influências”, diz Carvalho.

       O público terá a oportunidade de conhecer a cultura do leste europeu pelo olhar daquele que é considerado por críticos e jornalistas como “o poeta entre os soviéticos”. “As imagens não evocam memórias, e sim um presente contínuo que apresenta um povo com seus mistérios e idiossincrasias”, diz a diretora do Museu Oscar Niemeyer, Estela Sandrini.

-----------------------------------------
Antanas Sutkus - Um olhar Livre
Na Galeria Convergência do MAM
3 de outubro a 3 de novembro
Rua Benjamin Constant, 790 - Centro
(32) 3229-7650

www.museudeartemurilomendes.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário