sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Viagem fotográfica à Lituânia (e talvez à Finlândia)...






     Pois é, foi aberta ontem a exposição de Antanas Sutkus.

     Grande exposição! Não se pode senão recomendá-la a todos os apreciadores da fotografia a e das artes em geral, assim como aos interessados em saber mais sobre a vida na Lituânia do século XX e sobre como era viver sob a dominação do antigo bloco soviético.

     A nota quase triste (talvez em sintonia com um certo lado da mostra) foi o pequeníssimo público presente. Até cerca de 21:30 h, apenas 16 pessoas haviam assinado o livro de presença na noite de abertura. Fora aspectos organizacionais e de divulgação, permanece também subjacente o problema de formação de público na cidade (e não somente na cidade) para eventos artísticos,e, neste caso em especial, de Fotografia.

     Está bem, seria talvez demais esperar enorme comparecimento de público a uma exposição de um fotógrafo da Lituânia ("De onde?", talvez se indague o público), com 120 imagens em preto e branco, muitas remotas e rurais, de um século e um império soviético que já acabaram, em plena quinta à noite, e com chuvisco... Me lembrou de um Festival de Cinema Finlandês promovido pela Funalfa no antigo Cine Paraíso, nos anos 80.  Fui ver um filme que se passava na Lapônia, obviamente falado em Finlandês, legendado em Espanhol (!), em uma noite de terça-feira. Ao se acenderem as luzes ao final, só havia duas pessoas na sala...

     Vê-se que o problema não é novo... Ainda bem que havia pessoas promovendo o cinema finlandês então, e que há pessoas promovendo a fotografia lituana agora!

     Portanto, a nota contrastante e digna de ainda mais reconhecimento está na própria atividade do MAMM, ao conhecer, se interessar e entrar no circuito da exposição no Brasil, proporcionando assim ao público juizforano a oportunidade de visitar e conhecer uma exposição de alta qualidade.

     Tiramos o chapéu (e mais uns gorros lituanos, vejam nas fotos) para o MAMM. Que continue a trazer exposições do circuito nacional para JF!

     E para que o pessoal ainda se anime e vá visitar a exposição, aqui estão algumas fontes de informação sobre a exposição "Um Olhar Livre" e o fotógrafo Antanas Sutkus.


--------------------------

Site do fotógrafo
http://www.antanassutkus.com 

Wikipedia em Português
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antanas_Sutkus

Wikipedia em Inglês
http://en.wikipedia.org/wiki/Antanas_Sutkus

Revista Cult - UOL
http://revistacult.uol.com.br/home/2013/02/mostra-do-fotografo-antanas-sutkus-chega-a-sp/

O Globo - RioShow
http://rioshow.oglobo.globo.com/exposicoes/galerias/antanas-sutkus-0-nostalgia-dos-tempos-da-pureza-8761.aspx

Governo do RJ
http://www.cultura.rj.gov.br/evento/antanas-sutkus-nostalgia-dos-tempos-da-pureza

Agito Curitiba
http://www.agitocuritiba.com.br/eventos/antanas-sutkus-um-olhar-livre/9879




-----------------------------------------

Antanas Sutkus - Um olhar Livre
Na Galeria Convergência do MAM
3 de outubro a 3 de novembro
Segunda a sexta, 9 às 18 h. Sábados, domingos e feriados, 13 às 18 h
Rua Benjamin Constant, 790 - Centro
(32) 3229-7650

www.museudeartemurilomendes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário