domingo, 8 de novembro de 2015

Exposição “Qual é o pente que te penteia?” abre propondo reflexão sobre cabelo afro



           Imagens da Candaces no dia da sessão fotográfica


      Com curadoria de Ramsés Albertoni e fotografias de Marcos Ferrarezzi e Fernando Raine, abre na quarta-feira, 18 de novembro, no Espaço Cultural Correios Juiz de Fora a exposição “Qual é o pente que te penteia?”.




     Valorizar a identidade negra e questionar a imposição de padrões de beleza é o principal objetivo da exposição, com 28 fotografias das integrantes do grupo Candaces, composto por mulheres negras juiz-foranas e criado com a finalidade de discutir o racismo brasileiro e suas configurações sócio-econômico-culturais. Estas mulheres foram fotografadas em penteados que mantêm os cabelos crespos em sua forma natural, livre de intervenções químicas e demais técnicas de alisamento, e utilizando a estética Afro. Black power, dreads, tranças e turbantes marcam o estilo das mulheres.

     A exposição fotográfica tem o intuito de aprofundar a discussão a respeito da luta das afrodescendentes pela aceitação de sua imagem junto à sociedade, utilizando-se, para tanto, da exibição de objetos e produtos como “alisantes”, “pente quente”, “chapinha” ou “ferro Marcel”, que, ao longo de diferentes épocas foram utilizados para aproximar o cabelo Afro do padrão europeu, estabelecido como esteticamente satisfatório. Dessa forma, a exposição é uma excelente oportunidade para fomentar discussões em relação aos penteados Afros, fator constante de discriminação e preconceito em diferentes ambientes sociais e culturais. 

     O projeto “Qual é o pente que te penteia?” é organizado pela Promosonhos Comunicação, com produção de Ariane Miranda, com patrocínio cultural dos Correios através de incentivos do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
 








-----------------------------------------------

Exposição “Qual é o pente que te penteia?”
No Espaço Cultural Correios Juiz de Fora 
Abertura: 18 de novembro, quarta-feira, 19:30 h
De 19 de novembro de 2015 a 6 de janeiro de 2016
Segunda a sexta, 10 às 18 h. Sábado, 10 às 14 h.
Rua Marechal Deodoro, 470 - Centro
36002-900
(32) 3690-5715 / 3211 - 9660



  • Promosonhos Comunicação e Eventos: (32) 9125-5649/ (32) 9976-5154
  • wiliancproducoes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário