sexta-feira, 2 de julho de 2010

Curso de Aelson movimenta fotógrafos

Aelson Amaral ministrou,  em promoção do tradicional estabelecimento fotográfico de JF, o Foto Ferreira, um Curso de Fotografia com 24 horas-aula, realizado sempre aos sábados, ao longo de dois meses, com participação de cerca de 40 alunos.

Na organização do curso, Aelson dedicou as primeiras horas a conceitos teóricos, mas a partir daí o curso foi muito prático, com saídas sempre aos sábados com os alunos divididos em duas turmas, uma pela manhã e uma à tarde.
  


---------------------------------------------------
Aulas em sala e no campo
Alunos fotografam em sala de aula e em pleno calçadão da Rua Halfeld

Muito sinteticamente, o programa foi organizado em itens como Desbloqueio do Olhar, Composição, Criatividade, A Câmara, Pensando em Termos de Cor, Grandes Temas (gente, paisagem arquitetura, natureza, esportes, técnicas especiais, fotojornalismo e foto aérea). 

O curso incluiu também um workshop com o fotógrafo de Fine Art Roberto Gomes, juizforano radicado no Rio com mais de 140 prêmios de fotografia no Brasil e no exterior. Entre os prêmios recentes, Roberto ficou em primeiro lugar no Hahnemühle Anniversary Photo Award (veja notícia adiante). Grande tacada de Aelson que, além de enriquecer em muito o curso, criou uma excelente oportunidade para muita gente mais nova conhecer o trabalho de Roberto.

Outra característica muito interessante do curso, a nosso ver, foi a intensa movimentação online dos alunos/fotógrafos. mas isso virá em outra matéria, adiante.

O curso termina com a exposição realizada no Alameda a partir de 3 de julho (ver notícia anterior), mas novo curso já está programado para se iniciar em 4 de setembro, e  já estão abertas as inscrições no Foto Ferreira.


fotos Aelson F. Amaral
---------------------------------------------------  
Aprendizado  e diversão, movimento pela cidade
Prática no Parque do Museu Mariano Procópio, alunos fazendo tomadas na Av. Francisco Bernardino e, de volta ao calçadão, o tema "Gente" em pleno exercício com foco em conhecido artista popular da Rua Halfeld