domingo, 4 de julho de 2010

O workshop de Roberto Gomes

Roberto Gomes esteve em Juiz de Fora para um workshop sobre Fine Art Photography em 3 de julho (ver três notícias anteriores).

Durante o workshop, Roberto apresentou várias de suas fotografias e falou sobre o conceito, as possibilidades e o mundo da Fine Art.


Com muito bom humor, falou de sua carreira e experiência, contando bastidores de trabalhos e concursos internacionais de que participou pelo mundo, comparando visões de americanos e europeus com a de brasileiros. Um aspecto muito interessante foram as dicas que deu aos fotógrafos mais novos sobre como participar de concursos maximizando as chances de ter uma foto selecionda.

fotos Aelson F. Amaral

A cada imagem, uma história, sobre a dificuldade das condições, sobre as exigências, ou sobre como situações inesperadas possibilitaram o surgimento de grandes fotos. Roberto abordou também aspectos de seu trabalho, no estágio atual, em que busca formas e cores de certo modo diáfanas, bem refletido na foto premiada no Hahnemühle Anniversary Photo Award (ver duas notícias abaixo). Sobre esta, contou que ao serem preparadas as fotos para a exposição, os organizadores várias vezes fizeram contato com ele achando que havia algum problema no arquivo digital, pois estavam tendo dificuldades para imprimir a foto, achando-a distorcida, ao que ele teve de explicar que era justamente este o seu estado-da-arte! 

Roberto fez também uma defesa da adesão total ao digital e aos programas de edição de imagem, dizendo dos recursos extraordinários postos à disposição dos fotógrafos na era digital, possibilitando resultados que seriam inatingíveis ainda no tempo do filme.




Roberto conversou com os alunos, e ao final alguns ainda foram "premiados" com uma análise individual de suas fotos, como o Paulo Martins aí! Enfim, o workshop foi um grande programa fotográfico, sem a menor sombra de dúvida! Paulo disse, depois, no Flickr: "Argentina e Alemanha jogando e eu, em sala de aula, plenamente satisfeito, feliz! Quem diria... Descobri uma nova paixão!"



Agradecemos ao Aelson pelo convite para participar e pelas fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário