sábado, 3 de julho de 2010

Curso de Fotografia em tempos digitais

Aelson Amaral acaba de concluir neste sábado, 3 de julho, a realização de um Curso de Fotografia (veja as três notícias a seguir). Entre as caracaterísticas mais interessantes do curso estão a organização do conteúdo, toda a cargo de Aelson, o encerramento com o workshop dado por Roberto Gomes e a interação entre os alunos e outros fotógrafos possibilitada pela era da fotografia digital e online.

O curso se estendeu por dois meses, com saídas aos sábados com os alunos. A própria duração do curso passou a ser uma outra característica de interesse, por permitir que, nos intervalos, a interação e a troca de ideias fosse bastante intensa. É claro que nada disso é propriamente uma novidade absoluta, mas a foto digital para valer, e altamente disseminada, ainda é relativamente recente, os sites de compartilhamento de fotografia online também, inclusive o JF em Foco, no flickr, criado em 2007. Tudo somado, uma experiência com certo grau de ineditismo em Juiz de Fora.

À medida que o curso prosseguia, foi criado pela aluna Bárbara Moreira um grupo no Flickr, Alunos do curso de Fotografia , dedicado às fotos dos alunos, que assim podiam acompanhar  e comentar o trabalho dos colegas. O próprio professor, o fotógrafo profissional Aelson Amaral, acompanhava também com comentários, além de criar um Photostream (Galeria) específico no Flickr, em que publicava fotos suas dos alunos em pleno trabaho de campo! Veja em Prof. Aelson Amaral.

E como em toda experiência online, os limites quase não existem e os contatos se multiplicam. Os alunos rapidamente chegaram ao nosso grupo JF em Foco no Flickr e vários deles passaram a participar com suas fotos, apresentando-as e recebendo comentários, ampliando também seu contato com outros fotógrafos de JF.

Uma boa experiência, novos conhecidos, novos fotógrafos surgindo. Em homenagem a todos eles, e usando um recurso do Flickr, criamos uma Galeria Alunos de Aelson Amaral no JF em Foco, com uma seleção dentre as fotos de alguns dos alunos que aderiram ao grupo JF em Foco no Flickr.

4 comentários:

  1. Muito bacana!Fui da turma e gostei bastante!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Johnny! Acho que todos aproveitaram bastante! Obrigado pela visita aqui!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria muito de fazer um curso de fotografia, pois gosto muito desta área, sabem me indicar algum que vai começar agora em 2011?

    ResponderExcluir
  4. Oi! O Aelson tem pelo menos três cursos programados ao longo de 2011. O primeiro deve ser logo no primeiro trimestre, talvez em março. divulgaremos aqui, mas a programação exata ainda não foi divulgada. Por enquanto , só mesmo verificando com ele. Pode achá-lo via Flickr ou Facebook

    http://www.facebook.com/profile.php?id=100000372898021

    ou aqui:

    aelsonfotografia@hotmail.com

    Agradeço se disser a ele que foi indicação nossa.

    ResponderExcluir