quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Novas exposições e leitura de portfólio!

     
                    Orlando Azevedo

     Mais duas exposições do Festival JF em Foco terão sua abertura nesta sexta-feira, 29 de outubro,com destaque para a leitura de portfólio por Orlando Azevedo neste sábado. E veja aqui a


     Programação completa do festival, com 16 exposições previstas


     "Olho no Olho" é a exposição de Orlando Azevedo, açoriano residente em Curitiba. 

     Orlando foi diretor de Artes Visuais da Fundação Cultural de Curitiba, quando criou a Bienal Internacional de Fotografia e o Museu de Fotografia Cidade de Curitiba.

     Com dezenas de curadorias no currículo, destacamse a I, II e III Bienal Cidade de Curitiba.Tem integrado júris e comissões de análise de portfólios, proferido palestras e elaborado textos críticos de artistas no Brasil e no exterior.

     Publicou os livros "Fitas e Bandeiras Venske", "Foz de Iguaçu – Nossa Terra", "Jardim de Anões", "Sudarium", "Brennand" e a coleção "Coração do Brasil", em três volumes: "Homem", "Terra" e "Mito".

     O projeto Coração do Brasil foi exposto no Palácio Itamaraty
(Brasília), no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo) e no Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro).

     Uma seleção de imagens deste projeto será mostrada na exposição "Olho no Olho", que será a sua primeira individual em Juiz de Fora.

     Na noite de inauguração Orlando fará uma palestra, apresentando outros trabalhos além dos que estão na exposição.

     Como ocorre com outros expositores de renome, na manhã de sábado Orlando fará leitura de portfólio, que pode ser digital ou impresso.


Leitura de portfólio

     Sábado, 30/10.

     Interessados devem enviar e-mail ao organizador do Festival, Márcio RM ( mrmbr@yahoo.com.br ).
 
     Para outras informações, ligar para Márcio. (21) 9291-7616 ou (21) 2224-6585.

     Entre os participantes das oficinas pelo menos uma pessoa será convidada para fazer uma exposição na edição do JF em Foco 2011. Neste ano a selecionada foi Sayonara Toledo, que está expondo na Casa de Cultura da UFJF.



-------------------------------------------

No Hiato Ambiente de Arte
Abertura 29 de outubro, sexta-feira, 19 h
De 29 de outubro a 13 de novembro
Segunda a sexta-feira das 9 h às 19 h, sábado das 14 h às 18 h
Rua Coronel Barros, 38 (São Mateus)
3216-4727






     "Circo Español" é a mostra do gaúcho Daniel Marenco, atualmente atuando como repórter fotográfico da Folha de São Paulo, com passagens antes pelos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho.

     Seu ensaio "Circo Español", que mostra o dia a dia de um circo, foi premiado na categoria Ensaio do Concurso Leica Fotografe 2009.




-------------------------------------------


Na Biblioteca Municipal Murilo Mendes
Abertura 29 de outubro, sexta-feira, 19 h
De 29 de outubro a 20 de dezembro
Segunda a sexta-feira das 9 h às 20 h, sábado de 8 h às 14 h
Av. Getúlio Vargas, s/n, na Praça Antonio Carlos (Centro)
3690-7048



.

domingo, 24 de outubro de 2010

Alunos de Aelson Amaral expõem no Spazio Design

      fotos Aelson Amaral 

     O fotógrafo juizforano Aelson Amaral terminou mais uma turma de seu curso de fotografia. O curso, promoção de Foto Ferreira,  foi organizado e ministrado por Aelson, conhecido profissional da cidade.

      No sábado, 23/10, para marcar o encerramento, foi feita entrega de certificados e aberta uma exposição no Spazio Design, com apoio de
Spazio Dell'Arte  e Galeria Regina Tortoriello,com uma imagem da escolha de cada aluno, dentre as produzidas durante o curso. 

      O curso foi realizado aos sábados, ao longo de oito semanas, com muitas saídas, incluindo o safari a São José das Três Ilhas (veja aqui: Safari em São José das Três Ilhas). A seguir, mais imagens do evento e da exposição.













 



--------------------------------------------------- 
Spazio Design
Até 28 de outubro
Ladeira Alexandre Leonel, 221
(32) 3314-0585
Próximo ao Independência Shopping
Terça a sábado das 10h às 20h , domingos e segundas das 14h às 20h
 

sábado, 23 de outubro de 2010

150 anos de Fotografia na exposição "Doce França"

     Em grande iniciativa da Fundação Museu Mariano Procópio, está sendo realizada a marcante exposição “Doce França”, em parceria com e nas dependências do Museu de Arte Murilo Mendes. Concebida a partir do acervo francês do Museu Mariano Procópio, a exposição é primorosa, organizada com alto apuro museológico e ainda a primeira promovida pelo museu fora de sua sede.

     A temática é ampla e a exposição apresenta documentos, esculturas, óleos, aquarelas, móveis, porcelanas, cristais, etc. Mesmo não estando estritamente no escopo do blog, o JF em Foco faz um registro não apenas pela sua importância para a cidade, mas principalmente pela seção fotográfica da exposição. Esta parte do trabalho constitui uma exposição de fotografia histórica que, sozinha, já representaria um destacado evento fotográfico.

     Estão em exposição cerca de quinze fotografias antigas. Algumas em álbuns, dos quais pode-se ver apenas as páginas abertas, como um álbum com figuras da realeza e celebridades e álbuns de fotografias da Exposição de 1889 e da Exposição Universal de 1900, ambas em Paris. Uma foto da exposição é algo interessantíssimo, como registro de época – pessoas, trajes, a arquitetura dos pavilhões, etc.

     As fotografias, sendo em sua maioria muito antigas, são também um registro dos processos fotográficos então em uso. Destacam-se alguns tipos de apresentação frequentes em seu tempo, como o chamado “carte de visite”, literalmente uma foto sobre cartão, do tamanho de um cartão de visita da época. Depois, veio um formato maior, chamado “cabinet card”. O auge deste tipo de fotografia se deu entre 1860 e o final do século 19. Estas fotografias se tornaram muito populares e eram  colecionadas ou postas em álbuns – justamente como no álbum citado. Mais ou menos como ainda hoje se coleciona postais.

     Aliás, há também um exemplar do formato de foto-cartão postal, com uma foto bem conhecida de Santos-Dumont junto ao monumento que foi erguido em sua homenagem em Saint-Cloud.

     Entre as fotos de personalidades, estão as da atriz Sarah Bernhardt e dos escritores Alphonse de Lamartine e Théophile Gautier. Estas três, em particular, são de especial interesse por serem de autoria de  Nadar, célebre fotógrafo da época.

     Vale a pena também prestar atenção a uma fotografia que serve de fundo a um painel iluminado por trás com texto sobre a exposição, quase ao final do circuito. É uma das ótimas fotos dos primeiros tempos (1867) da propriedade de Mariano Procópio Ferreira Lage, depois a sede do Museu. Não aparece inteira, mas é ótima ainda assim.

 Enfim, uma ótima oportunidade, proporcionada pela exposição do Museu Mariano Procópio, de se fazer uma  visita à História da  Fotografia. Esta parte do acervo não é exposta  permanentemente, então não é sempre que está disponível para visitação. Mas atenção, a exposição termina em uma semana!
 
 
------------------------------------------
No Museu de Arte Murilo Mendes
de 15 de setembro a 30 de outubro - última semana!
Terça a sexta-feira, de 10 h às 18 h. Sábados e domingos, 13 h às 18 h
Rua Benjamin Constant, 790 (Centro)
(32) 3229-9070 / 3229-7650

 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Oficina de Zeka Araújo

     Interessante informação sobre a oficina dada por Zeka Araújo, infelizmente só hoje nos chegou da organização do Festival, tarde demais, e não a tempo de permitir sua publicação aqui com a devida antecedência. Em todo caso, lá vai, talvez alguém ainda possa se interessar! Todas as atividades são gratuitas.

     Palestra sobre Fotoarte

     Hoje, 22/10, 19 h, no anfiteatro João Carriço
     Pensar, produzir, mostrar são as idéias que Zeka Araújo apresentará, com imagens de      diversos artistas, incluindo fotos como Air Traping ,que está na sua exposição "Balangandãs" no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.

     Oficina de fotografia

     Sábado e domingo, 23 e 24/10. No CCBM.
     Início no sábado às 10 h.

     Interessados devem enviar e-mail ao organizador, Márcio RM ( mrmbr@yahoo.com.br ), com 5 linhas, dizendo por que gostaria de fazer a oficina.
     Para outras informações, ainda mais levando-se em conta que estamos na última hora, ligar para Márcio. (21) 9291-7616

     Entre os participantes das oficinas pelo menos uma pessoa será convidada para fazer uma exposição na edição do JF em Foco 2011. Neste ano a selecionada foi Sayonara Toledo, que está expondo na Casa de Cultura da UFJF.


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Nova Galeria do blog revela valores

     Mais uma turma do curso de Fotografia de Aelson Amaral chegou ao final. O movimento fotográfico está bom em 2010, em boa parte graças aos cursos. 

     Uma turma anterior manteve, além do curso, intensa atividade de compartilhamento online de fotografias. Para esta turma, que acompanhamos mais de perto, já que muitos de seus integrantes passaram a participar do Grupo JF em Foco no Flickr, o blog ofereceu uma Galeria especial, escolhida como uma seleção nossa dentre fotos dos alunos.

     Agora, fazemos o mesmo para a turma que acaba de terminar o curso de Aelson. Usando o recurso “Galerias” do Flickr, que permite montar rapidamente uma exposição online, escolhemos 18 fotografias dentre as dos alunos que participam do “JF em Foco”.

     A nova Galeria, com trabalhos de Teca Miranda, Carol Koplin, Luis. S. Ribeiro, Nylcemára Brandão, Magno Mattos, Eduardo Caneo e Danilane Pacheco pode ser visitada aqui:


      E para referência futura, as galerias ficam em destaque na barra lateral direita do blog.


domingo, 17 de outubro de 2010

Safari em São José das Três Ilhas



     Como  atividade de encerramento de seu curso mais recente, o fotógrafo Aelson Amaral levou a turma de 36 alunos no sábado, 16/10, a um safari fotográfico em São José das Três Ilhas e Paraibuna.

     Além da atividade fotográfica, também um bom passeio, com paradas na Pedra do Paraibuna e no Museu Rodoviário.

     Com destaque, claro, para o casario típico e a conhecida igreja, de 1870.

     As imagens cedidas por Aelson registram a turma mandando ver! Depois publicaremos mais umas boas fotos de lá.

















Zeka Araújo mostra seus balangandãs e ainda dá oficina

Programação completa do festival, com 16 exposições previstas

     Estivemos com Zeka Araújo no dia da abertura de sua exposição no CCBM (dentro da programação do Festival JF em Foco), e ele, em seguida,  muito gentilmente nos enviou material e informações. Um desses bons encontros, em se tratando de um grande profissional. O currículo de Zeka gastaria algumas páginas do blog, então vai na notícia a seguir um resumo sucinto para dizer logo com quem estamos falando, e remeter logo o pessoal para a exposição!

     Em "Balangandãs", Zeka já não é um fotojornalista, é um artista, levando a fotografia a terrenos muito interessantes.

     Melhor deixar que ele mesmo fale do trabalho: "Fotografar é sair de si, faço desses passos uma ponte, com muito prazer no meio. Faz agora mais de quarenta anos de profissão. ... Minha proposta nessa exposição é um dialogo malicioso de linguagens. Não quero o rigor de um relatório. Logo, deixar correr livre a imaginação."

     Zeka usa elementos fotografados e edição, criando assim vários resultados. Algumas imagens originais são bem identificáveis, como é o caso dos bilhetes de loteria. Em outras, perde-se totalmente para o espectador. Há imagens que utilizam muita simetria, e outras quase completamente abstratas.

     Novamente Zeka: "Procurar uma visibilidade própria, autoral, poética. Tornar visíveis temas fora dos grandes acontecimentos. Um deslocamento de ordens na direção de uma foto expressiva."

     A exposição será apresentada em várias cidades, mas estreou aqui em JF. Zeka dará ainda uma oficina, da qual ainda não temos dados exatos, mas começa na próxima quinta, 21 de outubro.

      E ele diz como será: "Pretendo na sexta fazer uma palestra sobre FOTO-ARTE. No sábado, para quinze alunos inscritos, trabalho de campo, e no domingo comentar os portifólios. PENSAR - PRODUZIR - MOSTRA, esse é o espirito do encontro."




--------------------------------
Somewhwre -  no alto

Todo mar é um  -  acima

----------------------------------------------------------

No Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
De 14 de outubro a 7 de novembro
Terça a sexta-feira, de 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, de 10h às 16h
Av. Getúlio Vargas, 200 (Centro)
3690-7051 / 3690-7052

Zeka Araújo


     Zeka Araújo começou sua carreira como fotojornalista no jornal carioca Diário de Notícias, em 1967, passando depois pela revista O Cruzeiro, pelo jornal O Globo, e pela Placar. Depois, foi correspondente da Editora Abril em Londres, período em que produziu reportagens em cerca de quinze países.

     Zeka criou e dirigiu o Núcleo de Fotografias da Funarte. Fundou ou foi sócio de agências como Casa da Foto e F-4 e foi curador de fotografias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM.

Mais alguns marcos da carreira de Zeka:

1988 - livro “Meu querido Jardim Botânico do Rio de Janeiro”, em parceria com Tom Jobim

1990 - editor de fotografias do Jornal do Brasil

1991 / 1994 - colaborador do jornal inglês The Observer e da agência francesa Magnum

1994 - professor de fotografia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage

1996  - prêmios Marc Chagall e Marc Ferrez

1998 - Prêmio Nacional da Fotografia pelo conjunto de sua obra e valiosa contribuição ao desenvolvimento da fotografia no Brasil

2001 - expõe no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires. Seminário Conversa do Olhar, no CCBB-Rio. Citado pela Enciclopédia de Artes Visuais do projeto Itaú Cultural

2002 - apresenta quatro programas sobre fotojornalismo no canal GNT

2006 - exposição Plano Infinito no Centro Cultural Telemar.

2008 - ensaio fotográfico para o livro sobre os 70 anos da Rádio MEC e outro para o livro que comemora os 40 anos da TVE.

2008 - palestra na Biblioteca Nacional, seminário sobre a chegada da família real portuguesa ao BRASIL.

2009 - Participa da exposição 4/QUATRO no SESC Copacabana com Walter Firmo, Walter Carvalho e Levindo Carneiro

Exposições no Rio de Janeiro: MUTAÇÕES, na Casa do Saber. OS AMIGOS, no Museu da República. FOME, no Centro Cultural Banco do Brasil.

sábado, 16 de outubro de 2010

As últimas do Festival JF em Foco

A próxima exposição com abertura prevista é a de Luís Alvarenga, do jornal "Extra", que mostrará fotos de Folia de Reis em São Gonçalo. No Forum da Cultura, nesta terça-feira, 19. Na abertura, o fotógrafo pretende promover uma visita guiada à exposição.

As duas exposições adiadas no CCBM realmente foram abertas na última sexta-feira à noite. Um dos expositores, Zeka Araújo, que tem oficina prevista -  ainda a ser agendada -, também pretende promover uma visita guiada à sua exposição..

Para detalhes, aguardamos a divulgação de mais informações por parte da organização do festival.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Exposições no CCBM abrem hoje

As aberturas das duas exposições que estavam previstas para ontem às 20 h, foram transferidas (segundo informavam os funcionários ontem) para hoje, sexta, no mesmo horário.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Nova seção: blogs de fotografia!

     Começamos uma novidade aqui no JF em Foco: uma seção com destaques de blogs de fotografias! 

     É bastante comum os blogs "trocarem figurinhas", e o nosso não ficará de fora. Assim, oferecemos aos leitores links interessantes para assuntos de destaque! A lista vai crescer com o tempo, acompanhe.

     O acesso à página com os links se dará por meio de uma nova barra de navegação, logo acima da primeira notícia. Também por ali se volta à página principal do JF em Foco. Boa leitura!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Curso com Oswaldo Calzavara pode ser o último

Oswaldo Calzavara
Alunos durante curso recente
     Vem aí o 19º Curso de Fotografia Amador Avançado do jornalista e repórter fotográfico Oswaldo Luiz Calzavara.

     Com aulas aos sábados e domingos, com três horas por dia, com início em 16 de outubro, o curso terá a duração de 8 semanas. É voltado a já praticantes e iniciantes e capacita o aluno como amador avançado.

     Com extensa carreira fotográfica, Oswaldo tem trabalhado na imprensa em JF e em outras cidades. A partir de um convite da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, organizou um curso de extensão em fotojornalismo, que evoluiu para o “Curso de Fotografia Amador Avançado e Fotojornalismo”, e desde então já soma 18 cursos realizados.

     Já para turmas anteriores, o curso passou por uma reformulação feita para adaptá-lo à fotografia digital, mas - muito interessante - chama a atenção o fato de não ter deixado de lado a fotografia tradicional.

     Desta vez, Oswaldo destaca como novidade a realização de uma aula prática a cada assunto tratado e a introdução de dois fins de semana dedicados ao uso do Photoshop.

        O curso terá também apoio no blog F8imagem, onde podem ser vistas imagens de alunos em ação em turmas anteriores.

     Mas atenção!! Este pode ser o último curso de Oswaldo em Juiz de Fora, uma vez que ele cogita mudar-se da cidade. Então, pode ser a última  oportunidade de fazer este curso!

Outras informações
  • aulas teóricas e práticas
  • não requer conhecimento prévio de fotografia
  • requisitos: câmara fotográfica digital amadora, semi-profissional ou profissional. Ou, no caso de câmara de filme, semi-profissional ou profissional. 
  • todos os alunos recebem apostilha digital
  • turma com 24 alunos

 
--------------------------------------------------- 
19º Curso de Fotografia Amador Avançado
Local: Mac Pro (em frente ao Shopping Alameda)
          Rua Machado Sobrinho, 12/30

Sábado 14 h às 17 h. Domingo 9 h às 12 h.
Informações e inscrições: 
  • Mac Pro - 3217-6277
  • MB Computadores - Av. Rio Branco, 2386 – 3212-6300
  • Júlio Vasques Produções - Galeria Cnstança Valadares, 1o. piso - loja 201 - 3212-9045
Maiores informações: 3212-9045 ou 9941-0688

Valor: R$ 390,00 à vista com desconto ou em três parcelas de 140,00

domingo, 10 de outubro de 2010

Programação completa do Projeto "JF em Foco"



     A seguir, a programação da edição 2010 do Projeto "JF em Foco", que irá sendo atualizada à medida que as dezesseis exposições previstas forem sendo divulgadas.

     Com curadoria de Márcio RM, o evento, já em seu terceiro ano, proporcionará a JF a oportunidade de conhecer o trabalho de muitos fotógrafos - inclusive juizforanos.

     Apesar da coincidência do nome, o evento não tem qualquer ligação com o blog ou com nosso grupo no Flickr.






"Mar de Homens", de Roberto Linsker
Belas fotos em preto e branco de pescadores da Bahia.

"Caixeiras", de Paulo Rodrigues
Mulheres instrumentistas de percussão do Maranhão, devotas do Divino Espírito Santo, em fotos a cores.

"Diversos Eus", de Sayonara Toledo
Trabalhos em PB e cor da juizforana, com vários olhares diferentes.
Veja cobertura da exposição.








----------------------------------------------------------

Na Casa de Cultura da UFJF
De 7 de outubro a 6 de novembro
Segunda a sexta-feira, de 14h às 19 h. Sábados de 14h às 18 h.
Av. Rio Branco, 3372 - Centro
(32) 3215-4694






"Ver o Peso pelo Furo da Agulha", de Dirceu Maués
Fotos feitas pelo processo de "pinhole" (caixa com orifício) no conhecido Mercado Ver o Peso, de Belém do Pará. Na Galeria Heitor de Alencar.
Veja cobertura da exposição: Belém em mostra de foto artesanal







"Balangandãs", de Zeka Araújo
Ensaio com técnicas variadas de reconhecido profissional de longa carreira. Na Galeria Celina Bracher. 



  

----------------------------------------------------------

No Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
Abertura adiada para 15 de outubro, quinta-feira, às 20h
De 14 de outubro a 7 de novembro
Terça a sexta-feira, de 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, de 10h às 16h
Av. Getúlio Vargas, 200 (Centro)
3690-7051 / 3690-7052





Luís Alvarenga
Jornalista do "Extra" expõe fotos de Folia de Reis em São Gonçalo.


----------------------------------------------------------

No Forum da Cultura
De 19 de outubro a ...

Segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30
Rua Santo Antônio, 1112 (Centro)
3215-3850







"Olho no Olho", de Orlando Azevedo
Seleção de imagens de seu projeto "Coração do Brasil". 
Veja cobertura da exposição: Novas exposições e leitura de portfólio!





-------------------------------------------

No Hiato Ambiente de Arte
Abertura 29 de outubro, sexta-feira, 19 h
De 29 de outubro a 13 de novembro
Segunda a sexta-feira das 9 h às 19 h, sábado das 14 h às 18 h
Rua Coronel Barros, 38 (São Mateus)
3216-4727







"Circo Español", de Daniel Marenco
Ensaio que mostra o dia a dia de um circo, premiado na categoria Ensaio do Concurso Leica Fotografe 2009.
Veja cobertura da exposição: Novas exposições e leitura de portfólio!



-------------------------------------------


Na Biblioteca Municipal Murilo Mendes
Abertura 29 de outubro, sexta-feira, 19 h
De 29 de outubro a 20 de dezembro
Segunda a sexta-feira das 9 h às 20 h, sábado de 8 h às 14 h
Av. Getúlio Vargas, s/n, na Praça Antonio Carlos (Centro)
3690-7048







"Sobrepostas", de Karen Montenegro
Série de autorretratos experimentais com projeção de imagens, ausência de luz, inspiração indígena e outros elementos.






-------------------------------------------


No Diversão e Arte Espaço Cultural
De 27 de outubro a 25 de novembro
Segunda a sexta-feira das 14 h às 20 h, sábado de 9 h às 19 h
R. Halfeld, 1322 (Centro)
3213-0931







"Eu por ele e ele por mim", de Mateus Sá
Exposição de autoria dividida com o filho do autor, Iago, em que um olha o outro e se vê.




-------------------------------------------


No Espaço Mezcla
De 27 de outubro a 30 de novembro
Segunda a sábado de 12 h às 20 h
R. Benjamim Constant, 720 (Centro)
3083-2351







"Cambalhota", de Albari Rosa
Sequência de onze fotos de cambalhota de Ronaldinho Gaúcho na Copa de 2006





-------------------------------------------


No Centro Cultural Benfica
De 27 de outubro a 20 de dezembro
Horário de acordo com a programação da casa
R. Tomé de Souza, 200 (Benfica)
3222-1266





"A cor do Indizível", de Paulo Lima
Cores em várias situações do Cotidiano





"Contos 100 Fadas", do Atteliê (Lívia Fernandes, Larissa Lali e Nika Fadul)
Imagina como seriam contos de fadas escritos hoje





-------------------------------------------


No Campus da UNIVERSO /  Hall da biblioteca
De 28 de outubro a 20 de dezembro
Segunda a sexta-feira das 8 h às 21, sábado de 8 h às 12 h
Av. dos Andradas, 731 (Morro da Glória)
3311-9937






"As Brumas de Paranapiacaba", de Jorge Sato
Ensaio sobre a cidade conhecida por suas brumas e atmosfera misteriosa






-------------------------------------------


Na Galeria Portinari do Hotel Ritz
De 28 de outubro a 26 de novembro
Segunda a domingo de  9 h às 20 h
Av. Rio Branco, 2000 (Centro)
3249-7300







"Velho Chico", de Jean Solari
Imagens do Rio São Francisco e de suas ciddes e moradores, feitas em 1972 para a Revista Realidade






-------------------------------------------

No Saguão da Reitoria da UFJF
De 18 de novembro a 18 de janeiro
Segunda a sexta-feira, de 8 h às 23 h
R. José Lourenço Kelmer, s/n (Martelos)
Campus da UFJF
3229-3965



sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Diversos Eus






     O blog esteve na abertura das três exposições do Festival JF em Foco (ver notícia imediatamente anterior) e depois conversou com a fotógrafa juizforana  Sayonara Toledo, que expõe na Casa de Cultura da UFJF.

     Com 17 fotos em PB, cor e sépia, "Diversos Eus" é a estreia de Sayonara em exposições. Como participou de uma oficina com Tina Coelho na edição de 2009 do Festival JF m Foco, Sayonara foi "descoberta" pela organização e convidada para ser um dos participantes juizforanos neste ano. Com este título, ela pretende justamente passar a ideia de temas variados.  Enfatiza que os objetos são simples, como flores, alho etc., mas sempre observados com olhares diferentes a cada momento.

     Sayonara é jornalista e começou a ter seu interesse despertado para a imagem durante uma especialização em 2007, quando fez um módulo de documentário. Um pouco antes, com o nascimento de sua filha, começou a notar um olhar especial nas tradicionais fotos de bebês, que os amigos diziam ser diferenciadas. De lá para cá, vem investindo em se aperfeiçoar, como no curso que está fazendo agora com Aelson Amaral. E dá especial destaque à fotógrafa Gleice Lisboa, com quem também tem aulas e que a incentivou muito na preparação da mostra atual. "Dedico esta exposição a ela, que é minha madrinha". Sayonara já tem mais outras exposições em mente e está começando a atuar profissionalmente como fotógrafa.

     A exposição tem mesmo uma diversidade interessante, ao mesmo tempo que permite perceber uma certa unidade. Um primeiro bloco de fotos explora temas com grandes áreas coloridas e objetos arredondados - como em maçãs e peras, rosas, outras flores, passando em seguida para seixos rolados. 

     Um outro segmento cai na nossa particular área de interesse, o registro de nossa cidade, e aí temos alguns clássicos bem tratados, como uma ótima Capela Senhor dos Passos, da Santa Casa, e a torre da Estação - ambas em sépia. E também alguns outros clássicos muito habilmente "disfarçados", a exigir conhecimento da cidade para sua identificação.






     Nossa favorita neste terreno foi uma fotografia do Mirante Salles de Oliveira, no Morro do Cristo. Em locais muito conhecidos, como este, é difícil inovar ou destacar-se, e Sayonara consegue, em muito boa PB em que a arquitetônicamente terrível balaustrada do mirante ganha atraente balanço. Também as pessoas a admirar a vista evocam algumas fotos clássicas do local, e a composição é toda cheia de elementos interessantes.


A fotógrafa

Sayonara Toledo

----------------------------------------------------------

Na Casa de Cultura da UFJF
De 7 de outubro a 6 de novembro
Segunda a sexta-feira, de 14h
às 19 h. Sábados de 14h às 18 h.
Av. Rio Branco, 3372 - Centro
(32) 3215-4694