sábado, 23 de novembro de 2013

Reflexos do FOTO 13 no CCBM


Hans Georg e Ana Rodrigues 
montando a exposição Paisagem Alterada (foto Karina Klippel / CCBM)


     Durante o FOTO 13, em agosto, uma das intervenções organizadas por "O Escambal" (formado por Ana Rodrigues, Hans Georg e Daniel Chiacos.) foi a "Paisagem Alterada", em que eram oferecidas fotos em PB, impressas em papel, para que as pessoas pudessem colorir, pintar, desenhar, etc., ou seja, intervir na imagem original de alguma forma. E isto era feito ao ar livre, na Rua Halfeld, na Praça Antonio Carlos e em outros locais.

     Foi um sucesso, e a cobertura da intervenção pelo "JF em Foco" pode ser vista aqui.

   O projeto, que tem como objetivo principal aproximar o cidadão da cidade, ainda propõe a relação entre o juizforano e a arte da fotografia, por meio de uma técnica habitual. “O ato de pintar fotos é antigo, começou logo depois da invenção da fotografia, e até hoje é usado como forma de expressão”, lembra Hans Georg.


Marcos Kopschitz
     Na época do evento, os organizadores já marcaram uma exposição para novembro. Mas quem esperava os trabalhos originais simplesmente pendurados na parede ainda não se acostumou com a criatividade dessa turma do Escambal! Todos os 68 trabalhos produzidos foram fotografados, receberam imagens de molduras e foram a seguir impressos em adesivo. Os adesivos foram colados nas paredes do CCBM e lá está a exposição!

     Todos os trabalhos, no total de 68, foram incluídos na exposição. "O Escambal" está realizando esta intervenção em outras cidades. Por sinal, neste sábado, 23/11 está em Curitiba, participando da semana CLIF - Curitiba Luz Imagem Fotografia, onde também acontece um Foto Escambo. Mas Juiz de Fora foi a primeira cidade a receber a exposição oriunda da intervenção "Paisagem Alterada" neste formato. Parabéns a todos os participantes e obrigado ao pessoal do Escambal!

     Participaram da intervenção pessoas de todas as idades e classes sociais, de 2 a 70 anos. “A ideia é que as pessoas possam mostrar como gostariam que a cidade fosse. Um morador de rua, o Marcelo, ficou 40 minutos trabalhando em uma foto. Mãe e filha pintaram juntas. Todos dividiram suas expectativas”, conta Ana Rodrigues.


-----------------------------------------
No Corredor Alternativo II do Centro Cultural Bernardo mascarenhas (CCBM)
Até 28 de novembro 
Terça a sexta-feira, de 9h às 21h. Sábados e domingos, de 10h às 21h
Av. Getúlio Vargas, 200 (Centro)
3690-7051 / 3690-7052

Nenhum comentário:

Postar um comentário