terça-feira, 27 de outubro de 2015

Museu abre mostra sobre a Exposição Universal de 1900 em Paris



Acervo do Museu Mariano Procópio



     O Museu Mariano Procópio abriu na terça-feira, 27, a exposição “Arte e Modernidade em Paris: Exposição Universal de 1900”, com fotografias que formam um álbum composto por 50 imagens.

     As fotografias retratam Paris na virada do século 19 para o 20, e mostram o espírito festivo de união das nações – daí o termo universal – em torno do progresso, da arte, da ciência e da modernidade, bem como os cenários da exposição e o público que circulava pelo evento, sob o olhar dos irmãos Neurdein, os fotógrafos franceses que atuaram na produção de retratos e “vistas”.

     O Museu tem realizado diversas exposições fotográficas ao longo de anos recentes, o que é um indicador da riqueza de seu acervo neste campo. Assim, nada melhor que aproveitar estas iniciativas para não apenas conhecer o museu maior da nossa cidade, como também para aprender sobre muitos assuntos, incluindo a história da fotografia.

     Nesta matéria, utilizamos texto de Allison Ferrarezi, fornecido pelo Museu e pela PJF.

A Exposição Universal de 1900

     As exposições universais foram eventos muito celebrados no século 19, com o objetivo de reunir o progresso técnico, científico e artístico das nações envolvidas, acontecendo em grande parte na Europa (principalmente na Inglaterra e na França) e nos Estados Unidos.
     Marcando o final das exposições universais como forma de promoção da ciência e técnica, a edição de 1900 apresentou uma síntese retrospectiva das novidades tecnológicas do período. No entanto, inovou, com a criação de atrações teatrais, como o Grande Globo Celeste e a maior roda gigante construída até então, atraindo assim o público, como é possível perceber nas imagens, transformando-se num parque de diversões de grande escala.

No Parque do Museu Mariano Procópio
De 27 de outubro de 2015 a 8 de janeiro de 2016
Terça-feira a domingo, 8 às 18 h
Rua Mariano Procópio, 1100
Bairro Mariano Procópio
36035-780
(32) 3690-2211





Nenhum comentário:

Postar um comentário