sexta-feira, 23 de agosto de 2013

FOTO 13 - Encontro com Fernando Rabelo


Aelson Amaral

------------------------------
Fernando Rabelo falando de uma das muitas fotos que comentou em seu blog.
Esta está aqui.

“Não sou um historiador da Fotografia, sou um contador de histórias” 

     Foi assim que começou uma série de ótimas histórias contadas por Fernando Rabelo, fotojornalista originário de Belo Horizonte, radicado no Rio de Janeiro, com passagem pelo Jornal do Brasil, Folha de São Paulo e outros. Editor do blog “Images & Visions”, em que publica e comenta grandes imagens da fotografia mundial, fotos históricas e significativas de todos os tempos e fotógrafos. Entre os encontros programados, o FOTO 13 recebeu Fernando em 15 de agosto, no CCBM. Foi uma noite de histórias fotográficas, muitas delas verdadeiramente “cinematográficas”, da qual registramos uma pequeníssima parte para os leitores do JF em Foco.


O começo, a evolução 

"Comecei o blog em 2008, na época nem sabia o que era blog. Fui aprendendo. Hoje são 7 mil visitas por dia. Em 2010, meu irmão disse que eu devia passar a usar o facebook. Que nada, disse eu, não dá para fazer mais uma outra coisa! Mas no blog não havia quase comentários, ninguém comenta em blogs. Meu irmão acabou criando minha conta no facebook para mim, e disse que eu ia me surpreender. E fiquei impressionado com o retorno imediato. Em seis meses, já eram cinco mil “amigos”. Esgotadas as possibilidades de “amigos”, passei a acumular “seguidores”. Logo em seguida mais cinco mil, e agora já são quase 20 mil “seguidores”."


Pesquisa e critérios 

"Já comentei mais de cinco mil fotos. As muito conhecidas, quase todas, então agora passei a comentar fotografias menos conhecidas. Como encontro as fotos? Muita pesquisa. Blog é algo que tem de fazer todo dia, atualizar todo dia. Exige muito. Troco meu whisky pelo blog, meu cinema. Peço fotos, mas os fotógrafos brasileiros são acomodados, não mandam. Às vezes, depois de pedir e esperar por muito tempo, pego uma foto e publico. Aí, o fotografo liga, agradecido!" 


Blog x facebook 

"O facebook engoliu o blog, por causa do retorno imediato. Uma vez promovemos um seminário no Paraty em Foco sobre a blogosfera. Muitos blogs que havia então já nem existem mais. Mas o blog é uma revista eletrônica, o facebook não é. No facebook não se pode ser um editor de revista, tem de ser mostrado um lado humano. Então, fotografias de minha história pessoal não são publicadas no blog, somente no facebook. E ali, as fotos da minha história familiar são as mais visitadas."


Fotos de família
© Foto de Kaoru Higuchi,
comentada no blog, aqui
     A história familiar é repleta dos dramas brasileiros e latino-americanos do período das ditaduras. Fernando também conta, com fotos, histórias familiares - seu pai é José Maria Rabelo, político, e a família sofreu o exílio. Fernando foi para o exílio aos dois anos, e só veio conhecer o Brasil aos 17 anos. As histórias são, todas, sempre muito humanas. Uma das fotos que publicou no facebook e que mostrou neste encontro é a da família na partida de seu pai para o Chile. Segundo ele, ao apresentar fotos como esta, mostro que não sou apenas um produtor de conteúdo”. (Note-se que estas não são pessoais, são da imprensa, portanto, estão no blog.) De seus tantos relatos, guardamos duas grandes histórias.


I. José Maria Rabelo no Chile

© Foto de Pablo Di Boylio,
comentada no blog, aqui
"Meu pai era também um bom empresário. No Chile, abriu uma livraria, e logo eram várias filiais. O negócio ia bem. Notou que havia carência de livros acadêmicos, e começou a importar com sucesso livros de Cuba e da URSS. Certamente muitos destes estavam entre os queimados após o golpe militar, e as livrarias foram depredadas."


II. Conto de Natal


"Na fase mais difícil do exílio no Chile, vivíamos com dificuldade, em uma casa alugada. Era Natal e não havia dinheiro para comprar presentes, então o clima estava um pouco triste. Meu irmão descobriu uma entrada para o sótão da casa e ali, três caixas. Abertas, estavam cheias de brinquedos ótimos, como um trem elétrico. Meu irmão ia baixando do sótão um de cada vez, por meio de uma corda, e os demais, embaixo, extasiados com aquilo! Nunca soubemos quem os havia deixado ali, mas foi um grande Natal."



Ligações com JF 

     Fernando falou do jornal “Binômio”, editado por seu pai. (Antes do encontro, o JF em Foco já havia lembrado, como ligação com JF, que outro editor era Euro Arantes, irmão de João Carlos Arantes, que foi vice-prefeito de JF em 83/88). Fernando lembrou que o “Binômio” teve uma edição de Juiz de Fora, na qual quem começou a trabalhar foi ninguém menos que Fernando Gabeira. 


Fotojornalismo hoje 

"Uma crítica que faço: as assessorias de imprensa não dão atenção às mídias sociais, assim como os fotógrafos. Mas se for um pedido da Folha ou do Globo, dão na hora."

"Fazer fotojornalismo hoje é difícil. O “Chicago Tribune” demitiu seus fotojornalistas e os repórteres tiveram de fazer curso de fotografia com iPad. Éramos 45 fotógrafos no JB. Quando saí eram só sete. Agora, no site, só resta um. Nos jornais, as vagas são para iniciantes, com salários de 2 mil e poucos reais."

"E uma contradição: apesar de toda a projeção, quanto mais o resultado fica conhecido, menos trabalho tem aparecido!" 

     A sugestão do JF em Foco não poderia ter sido outra: publicar mais esta história pessoal no facebook. E testar para ver se também não haveria um retorno imediato – desta vez, de ofertas de trabalho!

     E obrigado, Aelson Amaral, pela cessão das belas imagens.
 

Aelson Amaral

--------------------------------------------------------------------------------
P.S.: Quando começamos o blog JF em Foco, em 2009, Fernando gentilmente pôs um link para cá em seu blog “Images & Visions”! Agora, tivemos a oportunidade de agradecer pessoalmente. E desde o inicio, o “Images & Visions” sempre esteve ali no final da coluna da direita do JF em Foco com um link. Confira diariamente as imagens comentadas de Fernando Rabelo!





 Veja a Programação Completa do FOTO 13
por evento: exposições | intervenções | oficina | encontros, filmes
por dia: formato texto | gráfico
Quem é quem no FOTO 13
Veja toda a cobertura do Foto 13 pelo JF em Foco


Nenhum comentário:

Postar um comentário