domingo, 31 de agosto de 2014

Como encontrei dois fotógrafos gaúchos



Eliane Heuser



     Como contei antes, participando do Foto Escambo, intervenção de O Escambal durante o FOTO 14, escolhi uma foto de Eliane Heuser. "É uma fotógrafa gaúcha", disse Hans Georg, e mais nada.

     E aí, notei que uma outra foto, que tinha escolhido na intervenção Carte de visite, era de Carlos Heuser. Intrigante: casal, irmãos, nada disso?


    Atualmente, acha-se quase qualquer pessoa com grande facilidade, e rapidamente encontrei Eliane Heuser. A conversa foi transformada em micro-entrevista e nesta matéria que relata um encontro virtual de fotógrafos a partir do Foto Escambo.


Oi, Eliane! Fiquei com uma foto sua no Foto Escambo de Juiz de Fora!
Eliane Heuser
Que bacana, Marcos. Gosto muito do trabalho da Ana e do Hans, exatamente por este motivo de agora. Possibilita a divulgação do nosso trabalho e contato entre pessoas que têm em comum o gosto pela fotografia. Tenho no meu apê um belo conjunto de fotos do Foto Escambo, de Alexandre Urch, Ivan Padovani e André Feltes, entre outros. Abraço, Marcos, novo amigo!


Também escolhi uma do Ivan Padovani no "Carte de Visite"! 

Marcos, os trabalhos do Ivan Padovani são lindos. Maneira de fotografar/olhar que gosto. A minha foto, com a tinta descascada, é de uma parede, com celular. O Hans viu e pediu. Ele gosta bastante dela.

E escolhi ainda uma "Carte de Visite" de Carlos Heuser. Seu parente?

O Carlos é meu marido e parceiro de muitas viagens e fotos. Antes de casar, início dos anos 70, chegamos a ter um laboratório de P&B e, seguimos fotografando e dando curso juntos.

E vocês dão que tipo de curso?
Curso Básico de Fotografia, ênfase em Natureza. 
fotos Paula Kreuger       

Carlos e Eliane Heuser


     Carlos é Engenheiro Eletrônico e profissional de TI, além de professor na UFRGS, e Eliane é Bióloga e professora da PUCRS, ambos fotografando juntos há bastante tempo. Têm se dedicado a cursos e oficinas de fotografia, também expõem e já foram premiados. Já participam há algum tempo de vários projetos fotográficos que já vieram a Juiz de Fora, como o Foto 120, o Foto Escambo e o "Carte de visite".

     Ótimas informações sobre eles, detalhe sobre os cursos (no Rio Grande do Sul) e portfólios podem ser encontrados nos sites de cada um. A 9ª edição de seu curso "Natureza em Foco", por exemplo, será em outubro de 2014, aos sábados.





     E eles ainda têm blogs de viagem, com muitas fotos, é claro, e dicas:

  • Viagem à Noruega de motorhome

  • Viagem a Cordoba e Mendoza

  • Viagem ao Atacama e Noroeste Argentino (2008)




Um comentário:

  1. Marcos, 2014. O tempo voa e neste vôo reencontramos coisas boas/ótimas para relembrar, como esta matéria que fizeste sobre o Fotoescambo em Juiz de Fora. Lindo, lindo mesmo. Só tenho a te agradecer teres escrito esta matéria sobre o casal gaúcho. Grande abraço

    ResponderExcluir