quarta-feira, 20 de agosto de 2014

FOTO 14 - Exposição "Dans le Vent", de Aelson Amaral









     Um dos contemplados no III Prêmio Funalfa de Fotografia, Aelson Amaral está expondo seu trabalho "Dans le Vent", ou "Ao Vento", no FOTO 14.

     O projeto foi basicamente fotografar pessoas sob um potente jato de ar. Quem conhece túneis de vento de projeto aerodinâmico, ou alguns equipamentos usados para testar ausência de gravidade, ou mesmo para diversão, ou já viu fotos de pessoas em queda livre, como em salto com paraquedas, reconhecerá facilmente o efeito de uma forte corrente de ar sobre a face humana.













     Aelson viu em uma revista uma experiência em que um fotógrafo registrava pessoas diversas em situação similar e desenvolveu o projeto a partir dali. Obteve um equipamento americano de limpeza doméstica, que produz um fortíssimo jato de ar direcionável, por uma mangueira, algo similar a um aspirador de pó. A meio metro de distância, a velocidade estimada do vento é de 300 km/h.

     Em seu projeto, escolheu onze modelos de diferentes profissões, sempre mulheres juizforanas. De certo modo, com as distorções faciais provocadas, quis explorar o contraste belo / feio. Com seis imagens de cada uma, a exposição tem 66 imagens, todas em P&B, feitas em seu próprio estúdio. O resultado fala por si mesmo.






     A exposição está no Shopping Alameda, montada em grandes painéis pendurados no teto e pode ser vista até da rua. Pela localização, deve ser das mais vistas do FOTO 14, e integra o novo "Circuito Fotografico São Mateus - Passos".



 Veja a Programação Completa do FOTO 14
por evento: exposições | intervenções | oficinas | livros e outros
em formato gráfico: exposições
por dia: formato texto gráfico
Quem é quem no FOTO 14 - individuais - coletivas - intervenções
Veja toda a cobertura do Foto 14 pelo JF em Foco


 
---------------------------
No Shopping Alameda
FOTO 14 - 14 de agosto a 14 de setembro
Terça a domingo, 10 às 22 h. Segundas-feiras, 14 às 22 h 
Rua Moraes e Castro, 300 – Passos 
3690-2027
 
 




Um comentário: