quinta-feira, 11 de agosto de 2011

FOTO11 abre com "Tributo a Jorge Couri'



Prefeito Itamar Franco visita obras em 1971


     Das onze exposições do FOTO 11, começamos a cobertura pela que faz justíssima homenagem a um dos grandes repórteres fotograficos de JF e nome mais que conhecido na cidade.

     Com 67 imagens em preto e branco - bastante evocativas da época em que era esta a única forma de publicar fotografias na imprensa (e, por muito tempo depois, em jornais) -, a mostra apresenta seleção feita partir dos acervos dos extintos jornais Diário Mercantil e Diário da Tarde, onde Jorge Couri trabalhou, depois doados ao município e mantidos no Arquivo Histórico de Juiz de Fora. Além das 64 imagens de Jorge Couri, outras três retratando o próprio fotógrafo complementam a exposição.

 Jorge Couri em 1990, na cobertura do
"sequestro da Rua da Margaridas"
     O jornalista Wilson Cid, contemporâneo e colega de redação de Jorge Couri, diz que tudo no material selecionado evidencia seu talento e sua técnica.  

     “Ao olhar atento do jornalismo, ele somou sua notável capacidade como fotógrafo profissional. Passou nada menos que quatro décadas colocando a fotografia a serviço dos textos e, portanto, fazendo delas fiéis servidoras da história”. 

     Para Wilson Cid, Jorge teria perpetuado na história fatos políticos, festas notáveis, grandes vitórias da população e também suas tragédias e seus incontáveis problemas. “Jorge Couri é um luminoso capítulo da história da imprensa e de nossa gente".

     A mostra tem como curador o Superintendente da Funalfa e coordenador geral do projeto Foto11, Toninho Dutra, que fala sobre Jorge Couri e o trabalho preparatório para esta exposição em outra matéria do JF em Foco.

     Veja a cobertura da exposição: FOTO11: registros e tributos

     Jorge Couri é, portanto, o grande homenageado desta primeira edição. Primeira? Sim, porque a FUNALFA pretende que o projeto “Foto11” seja inserido no calendário cultural da cidade, de modo que sejam realizadas as mostras Foto12, Foto13 etc., a cada ano.


----------------------------------------------------------
  • Fotografias: Jorge Constantino Couri
  • Curadoria: Toninho Dutra
Na Galeria Celina Bracher do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
De 11 de agosto a 11 de setembro
Terça a sexta-feira, de 9h às 21h. Sábados e domingos, de 10h às 16h
Av. Getúlio Vargas, 200 (Centro)
3690-7051 / 3690-7052



Nenhum comentário:

Postar um comentário