segunda-feira, 22 de agosto de 2011

FOTO11: Lomosaico




     Vamos destacar, ao longo da cobertura do FOTO11 pelo JF em Foco, alguns trabalhos que nos atrairam de modo especial. Começamos com o "Lomosaico", de Marcelo Viridiano, que integra a exposição "Inovar é preciso".

     Vamos ao bom texto de apresentação do próprio Marcelo:

     A qualidade de uma fotografia não tem a ver com a quantidade de megapixels do sensor ou a luminosidade das lentes de uma câmera, mas com o efeito — as vezes emocionante, as vezes engraçado ou simplesmente absurdo — que determinada imagem pode ter sobre nós.
     Para produzir fotos criem esse tipo de efeito, a melhor câmera é aquela que está nas mãos do fotógrafo no momento em que uma história se revela.
     “Lomosaico” é uma coletânea de imagens cotidianas — fragmentos mnemônicos de histórias vividas pelo autor. Capturadas com a câmera de um telefone celular e organizadas na forma de um mosaico, convidam o espectador a lhes atribuir significado e imaginar possíveis fios narrativos que as conectem.
     O tratamento das imagens — feito no próprio aparelho com o uso do aplicativo Instagram — faz referência à estética do filme e das câmeras LOMO, que têm como característica a produção de fotos com vinhetas, vazamentos, grãos lo-fi, borrões e um interessante equilíbrio entre contraste e saturação.

     De fato, o convite é tão forte que é inevitável gastar um tempo diante do "Lomosaico" analisando cada foto da fantástica salada dos mais variados temas, como aves, cachorros, janelas, portas, aviões, natureza, marinha, Museu Mariano Procópio, etc., e dando asas à imaginação. Bom trabalho técnico, criativo, com fotos que têm interesse individualmente, assim como a construção do mosaico em si .


----------------------------------------------------------

No Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
De 11 de agosto a 11 de setembro
Terça a sexta-feira, de 9h às 21h. Sábados e domingos, de 10h às 16h
Av. Getúlio Vargas, 200 (Centro)
3690-7051 / 3690-7052



Nenhum comentário:

Postar um comentário